Busca no site da UFMG

Nº 1913 - Ano 42
28.09.2015

y
acontece

formação em extensão universitária

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em reunião realizada no dia 22 de setembro, aprovou resolução que cria a Formação em Extensão Universitária e regulamenta suas atividades.

A resolução, construída em conjunto pelas pró-reitorias de Graduação, Extensão e Assuntos Estudantis, é uma das estratégias para atender ao Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece que 10% dos créditos exigidos para a integralização dos cursos de graduação deverão ser obtidos pela participação dos estudantes em ações de extensão universitária. Ela também contempla a necessidade de se incluir nas graduações conteúdos relacionados às realidades regionais do país, nas dimensões sociais, culturais, ambientais e econômicas.

"Além de cumprir a determinação do PNE, a resolução enfatiza a importância da extensão na qualificação da formação acadêmica e cidadã dos discentes", destaca a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira. Segundo ela, as atividades deverão ser desenvolvidas preferencialmente nas comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em busca da melhoria de indicadores sociais.

avaliação de superdotados

O Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais (Ladi), coordenado pela professora Carmen Flores-Mendoza, do Departamento de Psicologia da Fafich, oferece gratuitamente o serviço de avaliação psicológica a crianças com sinais de superdotação e altas habilidades.

A solicitação deve ser precedida pela autorização dos pais. As avaliações, gratuitas, ocorrerão em outubro, no Serviço de Psicologia Aplicada, e devem compreender de quatro a cinco sessões (uma por semana). A suspeição de superdotação ou altas habilidades baseia-se nas seguintes características: alfabetização precoce; vocabulário rico e extenso e/ou extrema habilidade em cálculos; diferença significativa de desempenho escolar entre a criança e seus pares; extrema curiosidade.

A instituição escolar que tenha conhecimento de algum estudante com essas peculiaridades pode encaminhar sua solicitação de avaliação pelo email altashabilidadesufmg@gmail.com ou contatar a equipe do Ladi pelos telefones (31) 3409-6285 e 9269-5204.

pesquisa em arte

As inscrições para ouvintes no I Seminário da Pós-graduação em Artes na UFMG: pesquisas em andamento, que será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, na Escola de Belas-Artes (EBA), ainda estão abertas. O evento, organizado pelos estudantes para ampliar a difusão das pesquisas e incrementar o diálogo com outras unidades, vai integrar a Semana do Conhecimento da Universidade.

Mais informações, incluindo a programação, estão disponíveis no site.

trabalhador-objeto

Obras que abordam o ambiente da construção civil e seus trabalhadores – pedreiros, calceteiros, operadores de máquinas e bombeiros hidráulicos – integram a mostra que o artista Raylander Mártis, estudante de Artes Visuais da Escola de Belas-Artes, expõe, até 10 de outubro, no Espaço Arteducação da Faculdade de Educação, campus Pampulha.

A mostra Sobre o homem: em trabalho reúne instalação, objetos, esculturas e gravuras inspiradas no cenário das construções pelas quais o artista transitava. Na série de gravuras, Raylander recorre a imagens de trabalhadores – divulgadas por prefeituras mineiras – que ele considera "tendenciosas": "A prefeitura está trabalhando", "O prefeito faz por seus cidadãos", "Aqui acontece!" são algumas das mensagens veiculadas. "Nelas, os trabalhadores são objetificados e reduzidos a instrumentos de trabalho", analisa o artista.

processos seletivos

Estão abertas, até 13 de outubro, as inscrições para os processos seletivos do Centro Pedagógico (CP) – realizado por sorteio –, do Colégio Técnico (Coltec) e do Teatro Universitário (TU), para entrada em 2016. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Copeve, onde os editais também estão disponíveis, assim como o programa de conteúdos das provas, o requerimento de inscrição, o formulário socioeconômico e o boleto para pagamento das taxas, que variam de R$55 a R$80. Ao todo, as três unidades oferecem 214 vagas.

estudos do autismo

Pesquisadores de diferentes áreas que se dedicam ao estudo do autismo e profissionais que atendem autistas e suas famílias estarão reunidos, nos dias 5 e 6 de outubro, na UFMG, no 1º Colóquio Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro do Autismo.

O colóquio pretende dar visibilidade a pesquisas e intervenções em curso no Brasil sobre o transtorno, favorecer o diálogo interdisciplinar, ampliar o conhecimento sobre as políticas públicas e as estratégias contemporâneas de tratamento e aprofundar a formação de alunos de graduação e de pós-graduação.

Em atividades no CAD 2 e na Fafich (campus Pampulha), serão debatidos temas como avaliação neupsicológica e análise experimental na orientação às famílias, inclusão escolar, neurobiologia, recursos diagnósticos e o lúdico na intervenção em TEA.

A programação e outras informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.