Busca no site da UFMG

Nº 1985 - Ano 43
10.07.2017

Encarte

Na tenda

Em nova edição, SBPC Jovem reúne atividades de divulgação científica para crianças, jovens e familiares

*Helvio Caldeira, Bruna Vieira e Josué Gomes

Experimentos, sequências de demonstrações que possibilitam a interação do público com fenômenos químicos espetaculares. Nas palavras do professor Alfredo Luis Matheus, do Colégio Técnico da UFMG, que integra a equipe da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), são atividades como essas que vão integrar o festival de química proposto pela instituição. "Nossos visitantes poderão montar modelos gigantes de moléculas com o nosso sistema de átomos feitos com garrafas PET. Nossa expectativa é que tenhamos um número expressivo de visitantes de todas as idades", anseia.

Com o objetivo de mostrar a importância da química e como ela está presente até nas situações do cotidiano, a SBQ, principal sociedade do campo no Brasil, participa da SBPC Jovem 2017 para compartilhar, de forma lúdica, um pouco de suas produções. "Sabemos que as pessoas têm muita curiosidade em relação à ciência, mas, muitas vezes, não têm acesso a atividades com linguagem mais apropriada", destaca Matheus.

Essas são apenas algumas entre as dezenas de ações que serão apresentadas na SBPC Jovem deste ano, de 17 a 22 de julho, simultaneamente à 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. As atividades serão realizadas numa tenda de 2 mil metros quadrados e contará com 50 monitores. Haverá oficinas de rádio, cordel, jogos matemáticos, atividades de nanotecnologia, microscopia eletrônica, entre outras atividades, em uma programação cujo objetivo é despertar o interesse de estudantes do ensino fundamental e médio pela ciência, tecnologia e inovação.

Selecionadas por meio de propostas de universidades federais e estaduais, institutos, fundações de apoio à pesquisa, secretarias de educação, entre outras instituições, cerca de 30 atividades estão distribuídas durante os seis dias de evento.

Outra atração é o Espaço da infância: convite ao brincar, que vai oferecer ao público infantil um ambiente expográfico interativo. A ideia é que as pessoas brinquem e interajam de forma lúdica com os objetos dispostos no ambiente. "A área acadêmica, às vezes, nos isola em mundos paralelos. Assim, a organização de um evento dessa magnitude chama a atenção de todos, já que tornar pública a pauta da ciência é um dos caminhos para popularizá-la", adianta Aline Gomes, uma das responsáveis pela atividade. "Queremos reunir quem quer fazer, sabe fazer e divulga a ciência."

Transformações e maioridade

Desta vez, a UFMG Jovem, que completa 18 anos, também integra a programação da SBPC Jovem 2017. Organizada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão, ela terá Transformações e maioridade como tema e vai abrigar 42 trabalhos – 18 do ensino fundamental e 24 do ensino médio – de um total de 86 inscritos. Além de Belo Horizonte, estudantes dos municípios de Ituiutaba, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas e Santa Luzia marcarão presença no evento, que contará com apresentações com maquetes, cartazes, pôsteres e experimentos didáticos.

Para a professora Adalgisa Mesquita, do Instituto Federal de Educação, campus Barbacena, que participa da UFMG Jovem desde 2008, o evento representa uma oportunidade para as escolas mostrarem o que é feito na educação básica em Minas Gerais. "É um momento de interação e aprendizagem, tanto para alunos quanto para professores", comenta.

Adalgisa, que já teve projetos premiados em edições passadas, indicou iniciativas como Alelopatia – benefícios para a saúde, ecossistema e economia, Composição bromatológica do capim vaqueiro e O raciocínio lógico como facilitador de tomadas de decisões. Outras atividades envolvendo ciências humanas, biológicas e exatas permearão a UFMG Jovem durante toda a semana.

Tudo em casa

A programação de sábado, 22 de julho, promete ser ainda mais especial na SBPC Jovem, com a realização do Dia da Família da Ciência, momento em que se espera que os jovens tragam seus familiares e amigos para compartilhar atividades do evento, como antecipa a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira.

"O objetivo é que as pessoas reconheçam que a ciência está presente no cotidiano das suas vidas. Desejamos que o público jovem venha acompanhado dos familiares para visitar, conhecer e compartilhar as diversas atividades", diz Benigna.

Segundo a pró-reitora, motivos para comemorar não faltam. "Receber a SBPC Jovem aqui na UFMG, no 90° aniversário da Universidade, é uma grande marca. É a oportunidade que os alunos do ensino médio e fundamental têm para travar contato com a nossa instituição e com o campo científico de todo o país".

A programação da SBPC Jovem está disponível no site.

*Bolsistas de Jornalismo da Pró-reitoria de Extensão