Busca no site da UFMG

Nº 1985 - Ano 43
10.07.2017

Encarte

Em defesa do futuro

SBPC Educação aprova moção pela revogação da Emenda Constitucional dos gastos públicos

Da redação

A SBPC Educação, realizada em Montes Claros, nos dias 6 e 7 de julho, aprovou, em sua cerimônia de encerramento, uma moção pela revogação da Emenda Constitucional 95, que limita por 20 anos os gastos públicos, do Decreto do MEC, de 27 abril, que convoca a 3ª Conferência Nacional de Educação, e da Portaria 55 do MEC, de 27 de abril, que dispõe sobre o Fórum Nacional de Educação. Organizado pela UFMG, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e pelas secretarias municipais de educação, o evento reuniu cerca de 600 pessoas.

A aprovação do documento representa um ato político de oposição ao novo regime fiscal instituído pelo governo federal, que, segundo o documento, "tem como fundamento efetivar um profundo corte sobre os investimentos correntes da União, principalmente sobre os direitos sociais, previstos no Art. 6º da Constituição Cidadã, a saber: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados".

O documento também se manifesta em defesa do Plano Nacional de Educação PNE (2014-2024) e do Fórum Nacional de Educação (FNE), ressaltando que a Lei 13.005/2014, que aprovou o PNE, é uma conquista da Sociedade Civil. Além disso, reafirma que "o financiamento das metas instituídas no plano exigem a ampliação dos recursos para atingir os 10% do PIB no volume de recursos investidos na educação, até 2024".

A moção consta dos Anais da SBPC Educação. O documento está disponível no site.

Força da educação

"Esse é um encontro de muitos, que revela a força da educação básica e da educação superior, que mostra a necessidade de outros encontros e reforça a esperança e a força para lutar. Devemos seguir unidos para não perdermos o que já construímos juntos", afirmou Augusta Aparecida Neves de Mendonça, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, que também destacou a participação das 47 superintendências regionais de ensino no evento.

Zirlene Lemos / UFMG
Cláudia Mayorga e Augusta Aparecida: oposição ao novo regime fiscal
Cláudia Mayorga e Augusta Aparecida: oposição ao novo regime fiscal

"Aqui, pensamos uma sociedade mais democrática, mais igualitária, mais justa, discutindo temas do agora. Juntamos saberes tradicionais, acadêmicos, dos movimentos sociais, das escolas com a apresentação de seus pôsteres. Cada um que esteve aqui participando, nesses dois dias, deve levar as discussões para suas escolas, superintendências, seus espaços e multiplique o que compartilhamos aqui", destacou a pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Cláudia Mayorga, que integrou a comissão organizadora da SBPC Educação.

Durante o evento, foram realizadas dez mesas-redondas: Reforma do ensino médio; Educação integral e juventude; Educação: linguagens, tecnologia e novas mídias; Educação do campo; Educação, populações quilombolas e indígenas; Base Nacional Comum Curricular; Educação e democracia – gênero e sexualidade; Perspectivas da educação profissional; Educação de jovens e adultos; Educação especial e inclusão escolar.

69ª Reunião

A SBPC Educação antecedeu a 69ª Reunião Anual da SBPC, realizada no campus Pampulha, de 16 a 22 deste mês. A programação científica conta com conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também estão programadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição para estudantes do ensino básico e para o público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados a artes e cultura), SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essa temática) e o Dia da Família na Ciência, no sábado, dia 22.

Organizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.