|
|
|||
|
||||
Nº 1985 - Ano 43
10.07.2017
Encarte
A temática feminina estará presente na programação científica da 69ª Reunião, em forma de conferências, mesas-redondas e um minicurso. Duas conferências vão abordar os temas Violência contra a mulher no Brasil e Mulheres líderes em educação - o mundo na Baixada Fluminense. Quatro mesas-redondas reunirão pesquisadores de todo o país em torno dos temas Desigualdades, diversidades e diferenças: para onde vamos?, Gênero, desigualdades, educação e justiça: desafios para políticas no Brasil contemporâneo, Mulheres e sociedade e Mulheres na ciência: gênero e educação. Ministrado pela pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Cláudia Mayorga, o minicurso Mulheres e ciência – desafios do século 21 vai apresentar os principais aspectos que caracterizam a participação das mulheres na produção científica brasileira.
O campus Pampulha deverá receber por dia, para a 69ª Reunião Anual da SBPC, cerca de 10 mil pessoas – do Brasil e do exterior – de diversas áreas do conhecimento. O tema central Inovação – diversidade – transformações será abordado em mais de 240 atividades. As programações científicas da SBPC Inovação, da SBPC Afro e Indígena e da SBPC Cultura terão 70 conferências, 91 mesas-redondas, 55 minicursos, 13 sessões especiais, quatro assembleias, três reuniões de trabalho e cinco encontros. O evento integra as comemorações dos 90 anos da UFMG.
Cerca de 400 participantes da 69ª Reunião ficarão alojados em área de camping próxima à Moradia Universitária no bairro Ouro Preto. De acordo com a comissão de hospedagem e alojamentos da SBPC, a vaga por todo o período da reunião inclui espaço para barraca, banheiros com banho quente e segurança. Barraca e acessórios são de responsabilidade dos participantes. Refeições serão fornecidas pelo Restaurante Universitário, ao preço de R$ 6,50 (almoço e jantar) e R$ 3 (café).
O uso de plantas na remoção de poluentes gerados pela agricultura será abordado na conferência Fitorremediação como ferramenta para a agricultura mais sustentável quanto ao uso de herbicidas, pelo professor José Barbosa dos Santos, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A conferência integra a programação científica da 69ª Reunião.
Os herbicidas, classe de agrotóxico mais utilizada na agricultura, geram resíduos que se fixam no solo ou podem atingir cursos d'água, como rios e lençóis freáticos, contaminando o ambiente. A fitorremediação é uma técnica barata, que se vale de plantas como agentes descontaminadores.
Para os dois tipos de contaminação, fixa e móvel, há métodos específicos. As plantas herbáceas, espécies de pequeno porte e com crescimento rápido, como leguminosas e outras forrageiras, absorvem poluentes que permanecem no solo. O uso de espécies arbóreas, características da mata ciliar, como o Ingá, diminui o índice de poluentes que alcançam os cursos d'água.
A conferência será realizada no dia 19 de julho, às 10h30, no auditório 2 da Face, campus Pampulha.
Interessados em lançar livros durante a 69ª Reunião Anual da SBPC devem entrar em contato com os organizadores da ExpoT&C, exposição de produtos tecnológicos e inovações que será realizada em estrutura montada no gramado da Reitoria, no campus Pampulha. O lançamento de livros vai ocorrer no Café Literário, espaço com lanchonete, palco e microfone. O contato deve ser feito com Claudia Lima pelo e-mail claudialima@gmail.com ou pelo número (61) 98149-4844 (telefone e WhatsApp).
Cerca de 90 docentes e pesquisadores da UFMG vão participar como conferencistas, palestrantes, debatedores, coordenadores de mesas ou instrutores de minicursos, nesta edição da Reunião Anual da SBPC. No maior evento científico da América Latina, os professores da UFMG vão contribuir com grande diversidade de temas, como saúde, tecnologia, biodiversidade, gênero, ética na pesquisa e formação de recursos humanos. Além dos que vão atuar como palestrantes e mediadores, 11 pesquisadores da Universidade vão proferir conferências. Dos 57 minicursos, 30 estão a cargo de um ou mais docentes da UFMG
Jornalistas interessados em cobrir a 69ª Reunião Anual devem se credenciar, em formulário disponível no endereço. Na sala de imprensa instalada no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), no campus Pampulha, os profissionais de imprensa terão acesso aos materiais de divulgação produzidos pela comissão de comunicação e poderão solicitar entrevistas com conferencistas e palestrantes.
Cinquenta e sete minicursos serão oferecidos de 18 a 21 de julho, como parte da programação científica da Reunião Anual. Ministrados por professores de instituições de todo o país, cada minicurso terá duração de oito horas. Para obter o certificado, é preciso alcançar, no mínimo, 75% de presença. O preenchimento das vagas se deu de acordo com a ordem de matrícula. As vagas remanescentes, quando houver, serão ofertadas para matrículas presenciais na secretaria de credenciamento no próximo dia 16. Alunos da UFMG podem utilizar os certificados de participação em minicurso para a obtenção de créditos em seus cursos, na forma de Atividades Acadêmicas Complementares.