CineClássicos Quarentena #Outubro – Clássicos de Terror

CineClássicos Quarentena #Outubro – Clássicos de Terror

O CineCentro de outubro indica clássicos de terror em homenagem ao centenário do longa-metragem “O gabinete do Dr. Caligari”, dirigido por Robert Wiene, de 1920, considerado um dos precursores do gênero. Esse cânone cinematográfico inspirou e inspira novas gerações de filmes, seja no aspecto estético ou pela narrativa gótica.

A evolução das películas de terror está intimamente ligada com a história do cinema, iniciando-se com as primeiras experiências de Georges Méliès, passando pelos mudos do expressionismo alemão na década de 1920, atravessando a fase hollywoodiana dos monstros da Universal, até as recentes produções fundamentadas em questões político-sociais aprofundadas, como “Corra”, de Jordan Peele e “Parasita”, de Bong Joon Ho.

O cinema de terror criou grandes heróis e vilões que imortalizaram atores e personagens. Podemos citar alguns que se tornaram ícones no gênero, como Bela Lugosi, Boris Karloff, Christopher Lee, Peter Cushing e Vincent Price. Existem outros, é claro, mas nesta seleção indicaremos trabalhos representativos da carreira desses atores, além de filmes considerados fundamentais do gênero.

A programação do CineClássico Quarentena engloba o período de 1930 a 1968, reunindo filmes de monstros, criaturas sobrenaturais, serial killers, casas assombradas, zumbis, vampiros e crianças possuídas. São filmes que exploram profundamente os medos e a ansiedade, mexem com o psicológico, sendo muitas vezes o implícito mais assustador que o revelado.

Os filmes podem ser encontrados na íntegra pelos links fornecidos abaixo:

01.10 – Frankenstein – (1931, EUA, Direção: James Whale, P&B, 70 min, 12 anos)

Cientista (Colin Clive) obcecado pela origem da vida recria em seu laboratório uma criatura meio monstro, meio homem (Boris Karloff), com partes de corpos sem vida, porém ele não sabe que o cérebro pertencia a um assassino.

Link do filme: https://archive.org/details/frankensteinlegendado

06.10 – Drácula – (1931, EUA, Diretor: Tod Browning, P&B, 74’, 12 anos)

Neste grande clássico do horror, Conde Drácula, imortalizado por Bela Lugosi, levante-se do seu sombrio castelo nos Montes Cárpatos para levar o terror aos habitantes de Londres, na Inglaterra.

Link do filme: https://archive.org/details/dracula1931dublagemclassicaaicsaopaulo

08.10 – M, o vampiro de Düsseldorf – (1931, Alemanha, Direção: Fritz Lang, P&B, 117´, 14 anos).

Assassino em série de crianças na cidade alemã de Düsseldorf coloca a polícia e a população em estado de alerta máximo.

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=L4DGhMDBtl4&list=PLU8kmFgrapeoKlILOCgeuFA44d23-jfwZ&index=29

13.10 – Sangue de pantera –  (1942, EUA, Direção: Jacques Tourneur, P&B, 73’, 12 anos).

Irena Dubrovna (Simone Simon) é uma bela e misteriosa jovem que vai trabalhar em Nova York como designer de modas e se casa com Oliver Reed (Ken Smith). Ela vive obcecada pela ideia de ser vítima de uma maldição, pois descenderia de uma raça diferente de mulheres que possui o sangue de pantera e, quando entra em contato com fortes emoções, começa a colocar a vida de todos em risco.

Link filme: https://archive.org/details/SangueDePantera

15.10 – A morta viva – (1943, EUA, Direção: Jacques Tourneur, P&B, 69’, 12 anos).

Uma enfermeira (Frances Dee) contratada para cuidar da esposa (James Ellison) de um grande fazendeiro (Tom Conway) que vive nas Índias Ocidentais se envolve com os dramas da família e passa a suspeitar que sua paciente possa ser uma morta viva.

Link filme: https://www.youtube.com/watch?v=jNALFrpZLYk

20.10 – O vampiro da noite – (1958, Inglaterra, Direção: Terence Fisher, Color, 82’, Dublado, 14 anos).

Ao investigar a misteriosa morte de Jonnathan Harker (John Van Eyssen), Dr. Van Helsing (Peter Cushing) descobre que ele foi mordido pelo Conde Drácula (Christopher Lee) e sai em busca da esposa e da família da vítima, que agora também estão na mira do vampiro.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=vjI4Bh8MyL4

22.10 – A casa dos maus espíritos – (1961, EUA, Direção: William Castle, P&B, 75‘, 12 anos).

Frederick Loren (Vincent Price), um milionário excêntrico, propõe um desafio a cinco pessoas desconhecidas: passarem uma noite em uma casa mal-assombrada, sem poder sair do local até o amanhecer. O prêmio para cada uma que chegar viva será de 10 mil dólares. Se no início tudo parece uma divertida brincadeira, após a meia noite as coisas vão ficando cada vez mais aterrorizantes.
Link filme: https://www.youtube.com/watch?v=vBYi0araHQA

27.10 – Os inocentes  (1961, USA, Direção: Jack Clayton, P&B, 100’, 12 anos).

Inglaterra, durante a era Vitoriana, dois irmãos, Flora (Pamela Franklin) e Miles (Martin Stephens), moram com seu tio em uma antiga casa após ficarem órfãos. Os meninos são deixados aos cuidados da senhorita Giddens (Deborah Kerr), uma governanta muito competente, que ganha total liberdade na criação dos meninos. Porém, as duas crianças começam a serem possuídas por espíritos que habitavam a casa.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=kzkAcWd6oLc

29.10 – A noite dos mortos vivos – (1968, Inglaterra, Direção: George A. Romero, P&B, 96’, 14 anos).

Bem (Duane Jones) e Barbra (Judith O’dea) devem lutar para sobreviver quando os mortos levantam de seus túmulos para se alimentarem dos vivos. Eles encontram refúgio em uma fazenda, mas terão de fugir antes que sejam alcançados.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=n1gNCpOKciI

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena
Terças e quintas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/