Carlos Wolney fala sobre a cor na pintura

Carlos Wolney fala sobre a cor na pintura

Em vídeo divulgado pelo projeto Arte Revista, do Centro Cultural UFMG, o artista plástico mineiro Carlos Wolney analisa a importância da cor na pintura. O tema decorre de sua exposição ‘O afeto pelo olhar’, realizada nos meses de julho e agosto de 2019 no CCult UFMG, sob curadoria do artista plástico e professor da UFMG Mário Azevedo, durante o 51º Festival de Inverno da UFMG.

A mostra reuniu desenhos, pinturas, gravuras e anotações de atelier, que reforçam o olhar do artista para o mundo simbólico e poético. “Wolney tem um desenho fluído, corporal e saboroso – incluído na nossa melhor caligrafia sintética –, que criou, ao longo de um tempo considerável, o trajeto para uma pintura sensorial, aérea e certeira, igualmente sensível e direta”, observa Azevedo.

Conheça:

 

Carlos Wolney

Desenhista, pintor, gravador e professor, Carlos Wolney é originário de Formiga, Minas Gerais, onde nasceu em 1948. Formou-se em artes plásticas pela Escola Guignard (Uemg) e em filosofia pela UFMG. Também pela federal mineira obteve os títulos de especialista em artes plásticas e de mestre em artes visuais. Além de sua produção artística de impacto, atou também como professor na Escola Guignard, na Fundação de Arte de Ouro Preto, na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e na UFMG. Saiba mais sobre sua arte neste link.

[Imagem da nota: Obra Rua da horta grande Campanha 1978 50X40cm, Carlos Wolney/Divulgação]