Centro Cultural UFMG seleciona uma programação especial de filmes da Era de Ouro da Comédia Muda

Centro Cultural UFMG seleciona uma programação especial de filmes da Era de Ouro da Comédia Muda

O CineCentro de março indica filmes da Era de Ouro da Comédia Muda, um dos primeiros e mais populares gêneros do cinema mundial. As comédias, também denominadas por “comédias pastelão”, consistiam em sequências de perseguições alucinadas, trazendo uma série de acrobacias, sucessão de ‘gags’ (ações visuais engraçadas), cenários que desafiavam a realidade e uso de atores de aparência pouco convencional.

Quando pensamos no gênero, sempre vêm à mente os três maiores nomes no assunto: Charlie Chaplin (1889-1977), Buster Keaton (1895-1966) e Harold Lloyd. Entretanto, outros comediantes foram bem populares no período, tais como: Max Linder, Larry Semon, Harry Langdon, Roscoe Arbuckle, Billy Bevan, bem como as atrizes Mabel Normand e Mary Pickford.

O CineClássico Quarentena concebeu a “Mostra Comediantes Mudos” para que diferentes gerações tenham acesso a filmes de atores pouco conhecidos, já que muitas películas se perderam pela ação do tempo e vários desses comediantes não se adaptaram ao sistema sonoro do cinema. Em função da dificuldade de se localizar vídeos no formato online, a mostra está centrada em filmes que foram possíveis de encontrar, o que interfere um pouco na seleção, pois muitos dos melhores de cada astro não foram localizados.

Os filmes podem ser encontrados na íntegra pelos links fornecidos abaixo:

Max Linder

09.03 – Sete anos de azar – (Seven Years Bad Luck (título original), Comédia, 1921, EUA, Direção: Max Linder, P&B, 62’, Livre).

Max (Max Linder), um homem supersticioso, está prestes a se casar, mas teme que sua sorte mude por ter quebrado um espelho. Ao tentar escapar de situações perigosas, ele acaba se metendo em mais confusões.

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=9RkkOmmIoxY

Larry Semon

11.03 – O empregado de mercearia – (The Grocery Clerk (título original), Comédia, 1919, EUA, Direção: Larry Semon, P&B, 27’, Livre).

Big Ben (Larry Semon) tem a maior loja da cidade de New Ralgia. O seu melhor empregado de mercearia está apaixonado pela chefe do posto dos correios. Os três envolvem-se em uma série de contratempos com os seus clientes e com o galã da cidade.

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=3CY_mEicT8g

Harry Langdon

16.03 – Calças compridas – (Long Pants (título original), Comédia, 1927, EUA, Direção: Frank Capra, P&B, 59’, Livre).

Harry Shelby (Harry Langdon) recebe seu primeiro par de calças compridas e se apaixona por uma perigosa contrabandista chamada Bebe. Quando Bebe é presa, Harry decide resgatá-la, mas para fazer isso ele deve romper seu casamento com sua namorada de infância, Priscilla.

Link do filme: https://www.facebook.com/363878041036568/videos/345970606117968/

Roscoe Arbuckle

18.03 – A garagem – (The Garage (título original), Comédia, 1920, EUA, Direção: Roscoe ‘Fatty’ Arbuckle, P&B, 25’, Livre).

Fatty (Arbuckle) e o seu assistente Buster (Keaton) trabalham como mecânicos e destemidos bombeiros. Num dia fatídico, entre várias peripécias, um incêndio devora a garagem onde trabalham.

Link do filme: https://www.facebook.com/mykefoomedia/videos/319735695663147

Mabel Normand

23.03 – Carlitos no hotel – (Mabel’s Strange Predicament (título original), Comédia, 1914, EUA, Direção: Mabel Normand, P&B, 17’, Livre).

Carlitos (Charlie Chaplin) entra bêbado em um hotel, onde encontra Mabel (Mabel Normand). Juntos, eles causam a maior bagunça entre os hóspedes. Mabel tenta se esconder em um dos quartos e é descoberta por uma esposa ciumenta.

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=PIOgNRfnkGU

Billy Bevan

25.03 – A bola de cristal – (The Crystal Ball (título original), Comédia, 1926, EUA, Direção: Del Lord, P&B, 13’, Livre).

Confundido com um detetive particular, Billy (Billy Bevan) está quase perto, ou não, de desvendar a trilha de um rubi roubado.

Link do filme: https://www.youtube.com/watch?v=yZ27qNZYmyU&t=412s

Mary Pickford

30.03 – Sua vida pelo seu amor – (Little Annie Rooney (título original), Comédia, 1925, EUA, Direção: William Beaudine, P&B, 94’, Livre).

Os cortiços abrigam uma comunidade internacional, incluindo os amigos e familiares de uma jovem durona e maltrapilha chamada Annie Rooney (Mary Pickford). Acontece que sua vizinhança pode ser ameaçada por uma gangue de rua potencialmente perigosa.

Link do filme: https://www.facebook.com/portalcultcollectors/videos/524203111681000/

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena
Terças e quintas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Twitter: https://twitter.com/ccultufmg