Centro Cultural UFMG retoma projeto “Baixo Centro En[cena]” em formato virtual com bate papo com a atriz Teuda Bara

Centro Cultural UFMG retoma projeto “Baixo Centro En[cena]” em formato virtual com bate papo com a atriz Teuda Bara

Na sexta-feira, dia 30 de abril de 2021, às 18h30, o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube um bate papo ao vivo com os artistas Teuda Bara e Ernani Maletta: Se o tempo não para, muito menos Teuda Bara. A live é aberta ao público e integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. Classificação: 12 anos.

O tema principal da conversa será a longevidade e a intensidade da vida profissional de Teuda Bara que, aos 80 anos de idade, continua cada vez mais ativa, independentemente das adversidades que se apresentam. No bate papo serão abordados momentos diversos da vida e carreira da artista, desde as peculiaridades da sua criação e formação, passando pela sua chegada ao mundo das Artes Cênicas, sua presença na fundação do Grupo Galpão, os inúmeros trabalhos realizados fora do grupo, incluindo a participação especial como integrante do Cirque du Soleil, bem como os atuais solos e sua intensa participação no Teatro Digital, que se tornou protagonista neste momento de pandemia.

Teuda Bara é uma das mais importantes atrizes do teatro brasileiro. Participou da fundação do Grupo Galpão, trabalhou com grandes diretores e atuou em peças históricas como Romeu e Julieta, A Rua da Amargura, Um Molière Imaginário e Nós. Integrou o espetáculo KÀ, do Cirque du Soleil, e atuou em filmes como O Palhaço, de Selton Mello, La Playa D.C, de Patrícia Moran e O Menino Maluquinho, de Helvécio Ratton. Em 2019 ganhou o prêmio Candango, no Festival de Brasília, pelo curta Ângela, de Marília Nogueira. Na TV, destacam-se seus papéis na novela Meu pedacinho de Chão, de Benedito Ruy Barbosa (TV Globo) e na série A Vila, de Paulo Gustavo (Multishow). Além dos espetáculos do Galpão, Teuda possui em seu repertório pessoal dois espetáculos: Doida, na qual atua ao lado do filho Admar Fernandes, sob direção de Inês Peixoto, e Luta, trabalho que visita suas memórias e anseios. Tem um livro biográfico publicado pela Editora Javali, de autoria do escritor João Santos. Neste ano de 2021 Teuda Bara completou 80 anos de idade.

Ernani Maletta é artista e professor da UFMG, doutor em Educação e referência no que diz respeito à polifonia musical e cênica. É autor de uma peculiar metodologia criada para a prática musical na cena teatral, por ele registrada no livro Atuação Polifônica: princípios e práticas. Vem atuando ativamente na Itália desde 2010 e é reconhecido pela intensa participação na criação de diversos espetáculos de Teatro em âmbito nacional e internacional.

O Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. Adaptado para o ambiente virtual desde março de 2020, o projeto tem contribuído para a circulação de produtos artístico-culturais durante a pandemia. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à DAC, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Se o tempo não para, muito menos Teuda Bara
Bate papo ao vivo com os artistas Teuda Bara e Ernani Maletta
Data: 30/04/2021
Horário: 18h30
Local: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Aberta ao público | Classificação: 12 anos

Projeto Baixo Centro En[cena]
Última sexta-feira do mês no canal do YouTube do Centro Cultural UFMG
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG

Siga o Centro Cultural UFMG nas Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
Twitter: https://twitter.com/ccultufmg 
Spotify: https://spoti.fi/37VZnRa