Aula aberta mostra universo da bibliografia e livros raros da UFMG

Aula aberta mostra universo da bibliografia e livros raros da UFMG

O projeto Aulas Abertas de fevereiro tem como convidados o professor Andre Vieira de Freitas Araujo e a bibliotecária Diná Marques Pereira Araújo, que apresentam uma aula sobre a Bibliografia: um terreno potente da informação e da cultura.

A aula parte da inserção da Bibliografia nos temas e nos problemas da informação na contemporaneidade, analisando brevemente o seu conceito e a sua função social.

Os especialistas realizam um sobrevoo histórico do campo e demonstram como a Bibliografia – notadamente a Bibliografia Histórica – e o seu método permitem pensar e conceber o mapa da formação de acervos, explorando alguns objetos gráficos que compõem o acervo de livros raros da UFMG.

Bibliografia

Andre Araujo/Arquivo pessoal

Segundo Andre Araujo, quando falamos em temas contemporâneos, como explosão informacional, internet, Google, organização do conhecimento, comunicação científica, banco de dados, métricas da ciência, indicadores científicos e confiabilidade da informação, estamos falando de questões e problemas muito caros, estritamente vinculados histórica e epistemologicamente à Bibliografia.

Ele afirma que o termo não é algo ultrapassado e nem mesmo uma simples lista de livros que constitui a parte final de um trabalho monográfico e explica o que é, conceitualmente, a Bibliografia, uma disciplina chave que confronta diretamente os problemas da informação e da cultura.

Concepções

Araujo diz que a prática de elencar, registrar e selecionar faz parte de uma longa tradição histórica, portanto a organização do conhecimento já estava presente no mundo antigo e medieval, mas é no início da Europa Moderna que surgem as primeiras concepções teóricas e metodológicas da Bibliografia, principalmente pela figura dos humanistas.

Embasado por grandes teóricos, Araujo menciona autores como o suíço Conrad Gesner, denominado o pai da Bibliografia e, também, o alemão Rudolf Blum, o francês Charles-Victor Langlois, os italianos Luigi Balsamo, Attilio Caproni e Alfredo Serrai, o americano Fredson Bowers, o britânico Philip Gaskell e o neozelandês Donald McKenzie.

Diná Marques/Arquivo pessoal

Obras raras

Diná, por sua vez, apresenta alguns livros do acervo de obras raras da UFMG e um deles é uma edição da obra Orlando Furioso, escrito pelo poeta renascentista italiano Ludovico Ariosto.

O exemplar conserva alguns registros e marcas de uso, como carimbos e ex-libris manuscrito e tipográfico de bibliófilos distintos, por exemplo, que trazem a possibilidade de conhecimento sobre o documento.

A bibliotecária exibe, ainda, um exemplar em pequeno formato de 1630, do historiador romano Caio Suetônio Tranquilo, bem como Dom Quixote, do escritor, dramaturgo e poeta espanhol Miguel de Cervantes, com tradução de Florian, impresso em Paris em 1799.

Assista à aula aberta e conheça o conceito de Bibliografia e alguns livros do acervo de obras raras da UFMG:

Participantes

Andre Vieira de Freitas Araujo é professor do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ e do PPGCI-ECA/USP. É um dos idealizadores e organizadores do seminário A Arte da Bibliografia. Atua nos campos da Bibliografia, Informação e Cultura, Organização do Conhecimento, Patrimônio e Memória.

Diná Marques Pereira Araújo é Bibliotecária da UFMG. Mestra e Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Restauradora e Conservadora de Documentos Gráficos. Atua nos campos da Bibliografia, Informação e Cultura, Organização do Conhecimento, Patrimônio e Memória.

Aulas Abertas

O projeto Aulas Abertas do Centro Cultural UFMG foi elaborado para oferecer espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que tem acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento que estamos vivendo.

A cada mês é publicada uma nova aula em canais do Facebook, Instagram e YouTube da Instituição.

Acesse aqui as edições anteriores.