Coletivo 62 Pontos participa de podcast sobre residência artística

Coletivo 62 Pontos participa de podcast sobre residência artística

No quarto episódio do Podcast Residência Artística tivemos um bate-papo com alguns dos integrantes do 62 Pontos, coletivo de experimentação gráfica de Belo Horizonte, formado por Adriano Nascimento, Flávio Vignoli, Gabriel Nascimento, Luis Matuto, Olavo D’Aguiar, Vitor Paiva e algumas monitoras.

O grupo tem em comum a paixão pela tipografia, ofício raro nos dias atuais e praticamente extinto pelas tecnologias de impressão digital. Na contramão desses avanços, eles preservam a arte de imprimir usando tipos móveis e apostam em uma produção contemporânea.

Gabriel nos conta como se deu a criação do coletivo e explica de onde vem o nome 62 Pontos, que tem relação com a medida tipográfica. Ele apresenta a função de cada um dos integrantes, descreve um pouco a história da técnica e fala da pertinência de trabalhar com a tipografia hoje em dia.

Padrinho
O coletivo tem como padrinho o ‘Seu Matias’, um dos poucos tipógrafos ainda no exercício da profissão, que abriu as portas de sua gráfica e proporcionou ao grupo o contato e a prática com o material gráfico.

“Cada um tem uma experiência única com ele e é uma experiência muito interessante, porque ela se dá justamente nessa relação da precariedade do que se apresenta a tipografia comercial hoje em dia e da força que tem essa figura do Matias, que é a pessoa que mantém isso vivo”, diz Gabriel.

Para Ana Letícia, uma das monitoras do coletivo, “ele foi uma das pessoas mais abertas, fora da academia, que eu encontrei para entender sobre o ofício da tipografia”.

Resultados
A vivência com o tipógrafo resultou na produção do livro experimental “A Fantástica Tipografia do Companheiro Matias”, um dos projetos que mais se orgulham de ter realizado, que partiu da ideia de fazer um inventário das técnicas instrumentais utilizadas na gráfica.

A obra foi contemplada pelo Type Directors Club, em 2019, prêmio tradicional de design em Nova Iorque.

Relatos
No podcst, Ana Letícia e Gabriel relatam suas experiências na oficina “Introdução à impressão tipográfica” e na “Residência em literatura – fragmentos de memória: arte e patrimônio”, atividades do Festival de Inverno UFMG de 2019 que eles tiveram a oportunidade de trabalhar.

Eles também integraram a residência literária “De quebrada: na oralidade à poesia impressa”, que aconteceu no Festival de Verão UFMG de 2020.

Essas práticas foram realizadas na tipografia do Centro Cultural UFMG e eles destacam a riqueza dos eventos na academia, a importância de apresentar as pessoas à impressão tipográfica, demonstrar parte de suas possibilidades de maneira prática e a convivência com outras áreas do conhecimento.

Expectativas
Para finalizar, eles nos contam as expectativas e perspectivas para 2021 e 2022, para além das pesquisas, peças para campanhas publicitárias e produtos da própria loja, que continuaram produzindo na pandemia.

Eles anseiam o retorno dos workshops, a participação em feiras e o recebimento de um carregamento de tipos móveis maiores, que permitirão a ampliação do trabalho que desenvolvem na confecção de cartazes.

Ouça o podcast na íntegra:

Podcast Residência Artística
O Podcast Residência Artística é um projeto que disponibiliza mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados ao desenvolvimento da pesquisa e experimentação das artes visuais, dança, performance, teatro, música e literatura.

A proposta surgiu para ampliar a programação online do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o estudo das artes, além de dar visibilidade aos residentes da casa, que foram lançados em novas rotinas de pesquisa. Os convidados contam com espaço para dialogarem sobre essa imersão, seus processos criativos, suas experiências, trajetórias, produções artísticas e resultados.

Onde acessar
Uma vez por mês no Spotify do Centro Cultural UFMG.