Integrantes do Soundpainting BH participam do podcast sobre a residência artística

Integrantes do Soundpainting BH participam do podcast sobre a residência artística

No terceiro episódio do Podcast Residência Artística tivemos um bate-papo com alguns dos integrantes do Soundpainting BH, do Cena Aberta. João Paulo Prazeres, Manuel Andrade, Jennifer Candeias, Vanessa Bubgniak, Marina Mattiello, Maíra Rodrigues e Matheus Félix compartilham seus percursos nesse projeto e falam um pouco sobre a linguagem de criação coletiva soundpainting, criada pelo nova-iorquino Walter Thompson, que é baseada em sinais gestuais sob a forma de improvisação e envolve a música, a dança, o teatro e as artes visuais.

João Paulo, coordenador do coletivo, explica como funciona a dinâmica do grupo em relação a essa improvisação e como eles se conectam em tempo real, considerando o vasto conjunto de sinais gestuais dessa linguagem.

A escuta, no sentido mais amplo da palavra, é um dos elementos essenciais para a prática e conexão com os outros e a figura do soundpainter condutor (compositor-gesticulador) é muito importante, já que ele consegue ter uma visão geral do que está acontecendo ali naquele momento.

Vale lembrar que os gestos vêm do corpo, tornando a linguagem ainda mais inclusiva e universal.

Compartilhamento
O grupo compartilha suas experiências na residência artística e relembra os espetáculos que realizaram no Centro Cultural UFMG, como “Olhos de Inaiá”, um cine concerto que teve a trilha sonora criada e executada ao vivo, e “O ataque da mo(n)stra”, um espetáculo repleto de situações cênicas criado de maneira impetuosa e inusitada.

No podcast, os integrantes falam da relação do grupo com esse espaço, que além de toda a estrutura física apropriada e central para se estabelecer e criar, é um lugar acolhedor, de muitas trocas e possibilidades.

Para finalizar, os soundpainters contam como têm sido suas rotinas de pesquisa e produção artística durante a pandemia, essa barreira dos encontros presenciais, as novas formas de construir, dar sentido e satisfazer as necessidades artísticas, a conexão com as pessoas e como tem sido difícil sobreviver como artista neste momento.

Ouça o programa:

Podcast Residência Artística
O Podcast Residência Artística é um projeto que disponibiliza mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados ao desenvolvimento da pesquisa e experimentação das artes visuais, dança, performance, teatro, música e literatura.

A proposta surgiu para ampliar a programação online do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o estudo das artes, além de dar visibilidade aos residentes da casa, que foram lançados em novas rotinas de pesquisa.

Os convidados contam com espaço para dialogarem sobre essa imersão, seus processos criativos, suas experiências, trajetórias, produções artísticas e resultados.

Onde acessar
Uma vez por mês no Spotify do Centro Cultural UFMG.
https://spoti.fi/37VZnRa