Professor defende a preservação, continuidade e expansão da dança em Aulas Abertas

Professor defende a preservação, continuidade e expansão da dança em Aulas Abertas

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, professor Arnaldo Alvarenga, apresenta uma aula intitulada de “Entre muitas vidas e histórias sobre Dança”, que tem relação direta com o tipo de pesquisa que desenvolve, voltada para as questões históricas, tanto no sentido educacional, quanto no sentido artístico, da produção artística da dança.

Segundo o pesquisador, as histórias de vida, os perfis biográficos e os depoimentos orais começaram a fazer parte muito íntima de sua pesquisa acadêmica.

Antes mesmo de estar na universidade, conversava com artistas de dança, informalmente, dando início a parte dessa memória que constitui o acervo que possui atualmente em sua residência e que pretende tornar público para consulta. “É uma coleção imensa de informações que incluem elementos passíveis de se tornarem fontes para construção de uma historiografia da dança no Brasil”, diz.

Percurso
Ele conta que nesse percurso integrou o Programa de História Oral do Centro de Estudos Mineiros, onde se dedicou a uma série de entrevistas para o projeto “A fala da dança”, com inúmeros depoimentos de histórias de vida.

Em 2006 e 2008 recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, que tornou possível produzir um conjunto de materiais a partir dessas fontes, como sua dissertação de mestrado, sua tese de doutorado e de muitas outras pessoas que procuraram o seu acervo e encontraram fontes para as suas pesquisas.

Tendo em vista um país tão vasto como o nosso, Alvarenga chama atenção para os “apagamentos” que determinadas circunstâncias políticas realizam. “É importante que a gente não se esqueça do que nos aconteceu, nos modificou, nos oprimiu ou libertou, é importante que a gente não deixe que isso se apague”.

Preservação
Ele diz que há muita restrição ao campo artístico nestes tempos que estamos vivendo e temos que estar sempre relembrando qual a função da arte, para que ela serve, a que viemos e o que fazemos. Ele reforça que é fundamental entender que as artes, de modo geral, e a dança, especificamente, seja um elemento essencial da educação brasileira e que lutemos sempre para a preservação, continuidade e expansão desse elemento.

Para finalizar, o professor apresenta alguns materiais que constituem seu acervo, como o livro “Delsarte System of Expression”, de Genevieve Stebbins, que só existem três exemplares no Brasil, e outras obras de referências muito importantes que não encontramos facilmente.

Assista ao vídeo a seguir e conheça parte dessa memória que constitui o acervo de Arnaldo Alvarenga.

Arnaldo Alvarenga
Arnaldo Alvarenga é dançarino e coreógrafo formado pelo Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea (BH). Formação em Leitura Corporal – Fisiognomonia pelo Núcleo de Terapia Corporal (BH); Graduado em Geologia (UFMG); Mestre e Doutor em Educação pela FAE – UFMG. Docente da Graduação de Teatro, Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGArtes da EBA-UFMG. É membro da CoreoHistória – Rede de Pesquisadores de Dança.

Aulas Abertas
O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula nos canais do Facebook, Instagram, YouTube e site da Instituição. Confira aqui os vídeos do projeto.