A Editora UFMG completará quatro décadas em 2025 e reconstrói sua trajetória em exposição

A Editora UFMG completará quatro décadas em 2025 e reconstrói sua trajetória em exposição

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Entre livros: quatro décadas da Editora UFMG’, na segunda-feira, dia 11 de março de 2024, às 18 horas. Com curadoria de Fabrício Fernandino e Danielle Menezes, a mostra faz um passeio pela história e obras de uma das casas editoriais mais importantes do país. Na ocasião, a equipe técnica da editora irá conduzir uma visita mediada pelas produções e em seguida será realizada uma mesa-redonda com o tema ‘Arte Palavra: literatura e oralidade’. As obras poderão ser vistas até 14 de abril de 2024. O evento faz parte da programação do 18º Festival de Verão UFMG. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

Entre livros: quatro décadas da Editora UFMG

Além do resgate da memória, a mostra busca refletir a produção do livro e sua importância para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade Federal de Minas Gerais. Por meio de suas publicações, a Editora UFMG registrou as transformações da universidade e os avanços dos estudos desenvolvidos pela comunidade acadêmica e seu entorno. O público é convidado a contemplar muitas obras esgotadas, um acervo disponível apenas na reserva técnica da instituição, que reúne livros de valor histórico e de pesquisa, apresentados em um momento único.

A história da Editora UFMG

Em 1978, o reitor Celso de Vasconcelos Pinheiro criou o Serviço Editorial da UFMG, vinculado à Reitoria. O objetivo foi criar um serviço para publicação das pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica. O SED, como ficou conhecido, iniciou a publicação de suas primeiras obras em 1979 e, em 1984, preparou os documentos para se transformar em Editora UFMG.

Numa edição especial do Boletim UFMG, publicado em 31 de agosto de 1984, a reitoria apresenta a política editorial e as normas para publicação na Editora UFMG, além de abrir consulta para sugestão da comunidade. Assim, em 4 de julho de 1985, o Serviço Editorial se transforma em Editora UFMG, e o acontecimento de sua inauguração, em novembro do mesmo ano, se torna tema de nova edição do Boletim UFMG.

Em 1987, a editora se torna órgão suplementar da reitoria, recebendo a autonomia financeira para construir seu projeto editorial e formar a equipe técnica necessária para ampliar sua produção de livros.

A ampliação das coleções, a evolução gráfica e a chegada de traduções para atender aos programas de pós-graduação da universidade garantiram o reconhecimento no mercado editorial brasileiro e internacional.

Em 2023, a editora alcançou a marca de 1.500 títulos publicados.

Os curadores da mostra

Danielle Cardoso da Menezes é jornalista e pedagoga, especialista em produção de mídias eletrônicas. É gestora de comunicação da Editora UFMG desde 2010, tendo atuado como membro do Conselho Editorial e coorganizadora do selo infantil Estraladabão.

Fabrício Fernandino é Diretor do Centro Cultural UFMG (2018-2022/2022-2026). Escultor. Professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Diretor do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (2006-2013). Primeiro Diretor de Ação Cultural da UFMG (2002-2006).

Exposição ‘Entre livros: quatro décadas da Editora UFMG’
Curadoria: Fabrício Ferdinando e Danielle Menezes
Abertura: 11 de março de 2024 | às 18 horas
Visitação: até o dia 14/04/2024
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Grande Galeria do Centro Cultural UFMG
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita