Bárbara Rigamonte expressa suas emoções através da pintura
O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Um Vazio no Meu Quarto’, da artista Bárbara Rigamonte, na segunda-feira, dia 11 de março de 2024, às 18 horas. A mostra apresenta uma série de nove telas em tinta acrílica que destacam emoções mesmo na ausência de uma figura humana. As obras poderão ser vistas até 21 de abril de 2024. O evento integra a programação do 18º Festival de Verão UFMG. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa de 14 anos.
Inspirada pela análise sensível do filósofo e poeta francês Gaston Bachelard a respeito dos espaços de uma casa, através da obra ‘A Poética do Espaço’, Bárbara Rigamonte traz e aprofunda esse pensamento para o seu quarto, local em que ela declara ser seu íntimo, seu microcosmo, ambiente que lhe permite transpor sentimentos e lembranças.
As obras que compõem a exposição, segundo a artista, têm o propósito de transpor esses sentimentos, sem a necessidade de retratar expressões faciais, instigando o público à ‘despertar do caos’ de seu cotidiano. Através das cores e da disposição dos objetos, a artista trabalha técnicas de luz e sombra, de forma a sugerir a sensação de estar só. A ausência da figura humana é uma marca da série, ainda que esteja subentendida a presença de pessoas na cena pintada.
“Com a série tenho a possibilidade de externar o fato da arte ter mudado a minha percepção do mundo e como os artistas que me inspiram me fazem refletir, me instigam ao aperfeiçoamento e ao contínuo estudo de suas obras”, diz a artista plástica.
Por intermédio da pintura, Bárbara revela que expressa suas emoções de forma singular, o que te proporciona um fortalecimento interpessoal. “A pintura tem o dom de fazer com que eu preencha as lacunas de minha vida e me dá esperanças, já que é onde me encontro comigo mesma, é a ação que me remete a um lugar imperturbável”, explica.
Bárbara Rigamonte é belo-horizontina e encontrou nas artes plásticas uma oportunidade para mostrar a sua realidade, o seu cotidiano e tudo o que gira em torno disso, buscando criar vertentes para assuntos ligados ao comportamento de cada indivíduo, sobretudo com a saúde mental. Considera a arte um meio de ação social e não somente uma atividade terapêutica, que delineia sua vida e sua profissão.
Exposição ‘Um Vazio no Meu Quarto’ – Bárbara Rigamonte
Abertura: 11 de março de 2024 | às 18 horas
Visitação: até o dia 21/04/2024
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Sala Ana Horta
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita