Adriana Versiani e Mário Alex Rosa unem suas obras em exposição no Centro Cultural UFMG

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Bastidores e as histórias que nos contam as garrafas’, dos artistas Adriana Versiani e Mário Alex Rosa, na quinta-feira, dia 20 de abril de 2023, às 19 horas. A mostra reúne objetos que propõem cruzamentos e diálogos possíveis entre produções de diferentes suportes. As obras poderão ser vistas até o dia 28 de maio de 2023. A entrada é gratuita, com classificação livre.

A exposição tem como ponto de partida o diálogo dos artistas visuais Adriana Versiani e Mário Alex Rosa, nomeados como coletivo DIDOIS. Enquanto Adriana procura recolher objetos de toda natureza para agrupar em suas garrafas, Mário traz para seus poemas visuais bordados, na velha tradição dos bordados em bastidores.

O coletivo procura dialogar, a partir de palavras, poemas, histórias, fábulas e sobras do tempo, por meio de garrafas e poemas bordados. “Escritas-cegas, escritas bordadas e garrafas transformadas se encontram alinhavadas por linhas, lápis, canetas, cartas, borrachas, folhas e palavras”, explicam os artistas.

O trabalho de Adriana Versiani

As garrafas de Adriana, recicladas, revitalizadas e repostas em diversas imagens, as quais compõem cada uma delas, trazem a percepção de peças do cotidiano que se perdem, mas ganham outros conceitos nas mãos da artista. As obras, a seu modo, dialogam com diversos elementos de uma tradição, como os dos artistas Cildo Meireles e Lygia Pape. Em pelo menos dois aspectos ela extrapola e cria novos sentidos, utilizando da palavra e da poesia em sua fatura.

O trabalho de Mário Alex Rosa

Mário reforça a visualidade de cada palavra e o que se esconde dentro delas, recoloca em outros suportes, como as linhas que bordam manual e maquinalmente as palavras e os poemas nos bastidores.

Adriana Versiani dos Anjos é poeta e artista visual. Publicou ‘A Física dos Beatles’ (2005), ‘Conto dos dias’ (2007), ‘Livro de papel’ (2009), ‘A lâmina que matou meu pai’ (2012), ‘Diário de A’ (2013), ‘Três Pedras’ (2014), ‘Arqueologia da Calçada’ e ‘Farmacopeuma’ (2018), além do livro infantil ‘Um bicho, dois gravetos, quatro pingos’ (2020). Integrou o Grupo Dazibao (Divinópolis/Belo Horizonte); foi co-organizadora da Coleção ‘Poesia Orbital’ (1997, produzida em comemorações aos 100 anos de Belo Horizonte) e do jornal ‘Inferno’. Foi também editora do jornal ‘Dezfaces’ e fez parte do conselho editorial da revista de literatura ‘Ato’. Desde 2010 desenvolve trabalhos no campo das artes visuais – que permanecem inéditos – utilizando objetos e técnicas mistas que dialogam com seus textos poéticos.

Mário Alex Rosa é graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). É autor dos livros ‘Formigas’, Cosac Naify, 2013 (Infantil); ‘Ouro Preto’ – poemas, Ed. Scriptum, 2012; ‘Via Férrea’, Ed. Cosac Naify, 2013; ‘ABC Futebol Clube’, editora Aletria, 2015; ‘Casa’, Ed. Impressões de Minas, 2020; ‘Poemas Pitorescos’, Galileu Edições, 2020 e ‘Cosmonauta’, Ed. Aletria, 2022.

Exposição ‘Bastidores e as histórias que nos contam as garrafas’
Adriana Versiani e Mário Alex Rosa
Abertura: 20 de abril de 2023 | às 19 horas
Visitação: até o dia 28/05/2023