Alunos do Teatro Universitário da UFMG apresentam peça inspirada no mito de Medeia

Na quarta-feira, dia 15 de fevereiro de 2023, às 19h30, alunos do Teatro Universitário da UFMG abrem série de apresentações do espetáculo teatral ‘Além do Rio’, no Centro Cultural UFMG, dentro do projeto Recitais.  A peça poderá ser assistida também nos dias 16 e 17 de fevereiro, no mesmo horário. A a classificação indicativa é de 12 anos.

Os ingressos são limitados à lotação do espaço e já podem ser adquiridos por este link ou na portaria do Centro Cultural UFMG uma hora antes das sessões. Valores: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira).

Produção

O espetáculo é resultado final da disciplina de interpretação III do curso técnico do Teatro Universitário da UFMG, produzida pelo ‘Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica’, coordenado pelo professor Rogério Lopes, que também assina a direção do espetáculo, com a direção musical de Julia Tizumba.

Datado de 1957, o texto da obra foi escrito por Agostinho Olavo, para o Teatro Experimental Negro (TEN), liderado por Abdias Nascimento.

Sinopse

O autor faz uma releitura do mito grego de Medeia, por meio da personagem de uma rainha africana que, por estar apaixonada por um homem branco, trai e deixa seu povo, mas cai em desgraça quando é abandonada por ele.

Além do Rio

Divulgação/Teatro Universitário UFMG

O enredo da peça apresenta influência da cultura afro-brasileira, reforçada pela musicalidade e corporalidade de inspiração afrodiaspórica, trazidas pela equipe de criação desta montagem, majoritariamente formada por criadores e criadoras negras.

Além de realizar aulas de percussão e de danças afro-brasileiras, a turma de alunos foi levada a discutir sobre questões raciais na sociedade e no cotidiano da escola, uma vez que a peça é uma crítica ao mito da democracia racial brasileira.

Foi construído, ainda, um diálogo com o espaço público da rua, que se materializa no trabalho por meio de um cortejo musical, prólogo da peça, que se inicia em espaço externo e aberto e é continuada em ambiente interno.

Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica

Criado em 2013 como grupo de pesquisa e extensão do Teatro Universitário da UFMG, coordenado pelo professor Rogério Lopes, desenvolve trabalhos de rua, transformando-a em local de ensaio, convivência, criação e apresentação.

Projeto Recitais

O projeto foi desenvolvido para acolher as diversas manifestações artísticas e culturais de artistas que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados, disponibilizando espaço de estímulo e visibilidade para apresentarem seus trabalhos autorais, potencializando suas múltiplas vozes.

Além do Rio
Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica

Data: 15 a 17 de fevereiro de 2023
Ingressos: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira)