Aula aberta sobre teatro de máscaras será nesta terça; saiba como participar

Na terça-feira, dia 19 de julho de 2022, às 15h30, o Centro Cultural UFMG recebe a professora Bya Braga para aula aberta sobre os Estudos da improvisação cênica com o teatro de máscaras, em especial o teatro de máscaras italiano Commedia Dell’Arte.

A atividade integra a disciplina Oficina de Improvisação I, do curso de graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG. A entrada é gratuita e aberta a todos. A classificação indicativa é livre.

Improvisação e debates

Por meio dessa manifestação teatral de tradição popular do século XVI, os participantes da referida disciplina estudam desde as relações entre algumas das figuras mascaradas apresentadas – Zanni, Arlequim e Pantaleão, fazendo isso de modo crítico e com um olhar para o Brasil e o século XXI – até o sentido ampliado de artesania e de ação coletiva oferecida aos estudantes de teatro.

Na aula aberta serão realizadas situações cênicas de improvisação com máscaras, inspiradas na Commedia dell’Arte, bem como a apresentação desses objetos confeccionados pelos próprios alunos para a realização dos estudos.

Haverá, também, uma conversa com a professora e os estudantes sobre o sentido de se estudar ainda hoje, no Brasil, o antigo teatro de máscaras.

Arte: comunicação/Centro Cultural UFMG

Aula aberta: Teatro de máscaras Commedia dell’Arte no ensino da improvisação cênica

Data: 19 de julho de 2022 | às 15h30
Local: Centro Cultural da UFMG – Sala 01 e espaço aberto em frente ao prédio.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Lembre-se: é necessário o uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados