54º Festival de Inverno UFMG abre nesta segunda, às 18h, com entrada gratuita

Nesta segunda-feira, dia 18 de julho de 2022, o auditório do Conservatório recebe a solenidade de abertura do 54º Festival de Inverno UFMG, cuja temática é Por uma política de cultura na universidade. Participam da celebração a reitora Sandra Goulart Almeida, o pró-reitor de cultura, Fernando Mencarelli, e a pró-reitora adjunta de cultura, Mônica Medeiros Ribeiro. Na sequência, haverá apresentação cultural.

O evento tem início às 18h com as falas dos convidados. Às 18h30, o mapeamento cultural da Universidade, produzido de 2019 a 2021, será debatido por Mônica Medeiros, pela professora do Departamento de Ciências Econômicas Ana Flávia Machado e pela coordenadora de Políticas Culturais Thobila Costa. O trabalho apresentará as ações desenvolvidas na instituição ao longo do período, seus resultados e as perspectivas no campo.

Após a abertura do evento, será realizada uma mesa com todos os ex-diretores da Diretoria de Ação Cultural (DAC), que deu origem à recém-criada Pró-reitoria de Cultura, em que se discutirá o histórico da gestão cultural na Universidade. Às 20h, a música contemporânea ocupa o pátio do espaço, com espetáculo do Grupo Sonante 21, que mescla música, dança e vídeo.

Improvisações e performance
Obras musicais contemporâneas, improvisações, além da trilha musical criada pelo diretor de cinema e professor do Departamento de Fotografia e Cinema Rafael Conde para o filme experimental MUSIKA serão reunidas na performance. Participam, além do diretor, o compositor e professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino Marco Scarassatti e a bailarina e professora do Departamento de Artes Cênicas Raquel Pires.

Para assistir à apresentação, que é gratuita e aberta ao público, o uso de máscaras é obrigatório. O auditório tem capacidade para 170 pessoas, enquanto o pátio comporta cerca de 80. A entrada se dará por ordem de chegada. Obras musicais de nomes como Karlheinz Stockhausen e Cláudio Santoro compõem o repertório, que pode ser conferido no programa divulgado no site do Conservatório.

(Portal UFMG)

54° Festival de Inverno UFMG

Data: 18 de julho de 2022, segunda-feira
Local: Auditório do Conservatório UFMG