Bolsistas de extensão do Centro Cultural UFMG mostram suas atividades em vídeo

Reconhecido com relevância acadêmica junto a outros 72 trabalhos destacados na Semana do Conhecimento da UFMG de 2022, vídeo que mostra a produção de bolsistas no Centro Cultural UFMG já está online para o grande público.

O trabalho, desenvolvido por seis alunas da Universidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design e Artes Visuais, relata, em cerca de cinco minutos, o seu papel no apoio aos projetos desenvolvidos pelo CCult e a importância de sua participação no sucesso alcançado pelo órgão na promoção cultural e no acesso democrático às artes.

Visibilidade

No dia 19 de outubro o grupo fez a primeira apresentação do vídeo durante a arguição oral de trabalhos no 25º Encontro de Extensão da Semana do Conhecimento. As ações dos bolsistas integram o projeto de extensão do Centro Cultural UFMG, Visualidades e Memória, destinado à formação do público, ao acesso e à maior visibilidade dos bens culturais em suas diversas expressões. De março a setembro de 2022, produtos e serviços de divulgação em ambiente virtual das atividades do projeto obtiveram cerca de 80 mil acessos.

Além da vertente disseminadora da cultura, o projeto Visualidades e Memória também colabora na formação acadêmica e profissional dos estudantes da UFMG. Segundo Rebeca Miguel Amaral, aluna de Artes Visuais e integrante do grupo de bolsistas, sua experiência no Centro Cultural UFMG tem sido importante porque, no aspecto pessoal, lhe permitiu trabalhar aspectos como a timidez, além de antecipar espécie de vivência na licenciatura.

“Eu sou da pintura e vou fazer continuidade de estudos para cursar licenciatura, então já é um pezinho para ter essa experiência devido ao contato com alunos de escolas públicas e com jovens da Rede Cidadã. É muito rico nesse sentido”, diz.

UFMG, 95, Brasil, 200

A Semana do Conhecimento da UFMG se encerra nesta sexta-feira, 21, com a entrega do prêmio Destaque de Extensão 2022. A temática da edição, UFMG, 95; Brasil, 200: interseções, visa ressaltar as múltiplas conexões entre os projetos de país e de uma universidade pública de qualidade e relevância como a UFMG.

O evento, que é organizado pela Proex em parceria com os Centros de Extensão (Cenex) das unidades acadêmicas, voltou ao formato presencial. Em 2020 e 2021, ele foi realizado remotamente em razão da pandemia de covid-19.

[Com Cedecom e Proex UFMG]