Vídeo ‘Quem será o artista’ apresenta Jean-Michel Basquiat, ícone da arte contemporânea
“Eu começo com uma foto e depois termino. Eu não penso em arte enquanto trabalho. Eu tento pensar sobre a vida.” Assim sintetizou Jean-Michel Basquiat sobre o seu processo criativo. Artista contemporâneo que impactou a arte de modo irreversível, Basquiat levou o grafite para as galerias por meio de suas pinturas, retratando temas como o racismo, a violência policial e o apagamento do povo preto no universo das artes.
Nascido em 1960, no Brooklyn, em Nova York, Jean-Michel Basquiat era filho de uma porto-riquenha e de um haitiano. Aos 22 anos já era considerado um dos artistas mais importantes do mundo. Começou grafitando as ruas e assinando seus trabalhos como Samo (Same Old Shit).
Conheça sua trajetória no novo vídeo do projeto Quem será o artista:
Quem será o artista
‘Quem será o artista?’ é um projeto do setor Educativo do Centro Cultural UFMG que apresenta, em formato audiovisual, a obra e um breve histórico da trajetória de um artista. A proposta é divulgar trabalhos consagrados e artistas locais para o público infantil e infantojuvenil conhecerem produções diversas e ficarem por dentro do mundo da arte.