Centro Cultural UFMG abre inscrições para oficina de monotipia
No dia 05 de dezembro de 2024, quinta-feira, das 14h às 17h, o Centro Cultural UFMG realiza a ‘Oficina de Monotipia’, ministrada pelos artistas visuais Roberto Haddad e Thayana Aquino. A atividade é um desdobramento da exposição ‘O atelier como encruzilhada: práticas e discussões em torno da gravura’. O evento é gratuito, mediante inscrição, com classificação livre.
Monotipia
A proposta da oficina é explorar as possibilidades gráficas da monotipia, investigando como as intersecções entre desenho, pintura e gravura se manifestam nas práticas desta técnica. A monotipia, um processo gráfico simples e de impressão única, permite a criação de imagens ricas em efeitos, resultantes da combinação entre manchas de cor, linhas aveludadas e a inversão da imagem. As características de ações diretas e indiretas nesta técnica nos conduzem ao encontro com as potencialidades poéticas do acaso.
Público-alvo: pessoas interessadas na técnica.
Inscrições
Interessados podem se inscrever pelo formulário online https://forms.gle/4gCBnbdmUcmgE8qX8 do dia 03 a 04 de dezembro de 2024, constando nome completo, e-mail, telefone para contato e idade.
Vagas
Estão abertas 12 vagas, com inscrição e participação gratuita A carga horária é de três horas.
Dúvidas
Eventuais dúvidas e esclarecimentos deverão ser tratados pelo e-mail programa@centrocultural.ufmg.br e ou pelo telefone (31)3409-8280.
Ministrantes:
Roberto Haddad é artista visual nascido em Belo Horizonte, cidade onde vive e produz. Formado em Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dedica-se a explorar, com uma sensibilidade inquietante, a representação da morte nas artes visuais. A partir de símbolos e alegorias extraídos de histórias mitológicas, sua produção constrói imagens em que figuras humanas se fundem a corpos de animais emblemáticos (como serpentes e aves) dando vida a seres híbridos que evocam o mistério das quimeras. Por meio desses seres mitológicos, investiga as complexas relações entre vida e morte, humanidade e animalidade, criando uma poética visual rica em significados que transcende o real.
Thayana Aquino é artista visual e educadora nascida no Rio de Janeiro, atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte. Formada em Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sua produção explora a potência simbólica e visual da cultura dos terreiros. Trabalhando com gravuras, desenhos e esculturas, sua pesquisa visual é inspirada nos mitos de Ifá e nas vivências das celebrações populares de subúrbio, com destaque para as figuras icônicas dos bate-bolas que ocupam as ruas cariocas no carnaval.
Oficina de Monotipia
Ministrantes: Roberto Haddad e Thayana Aquino
Data: 05 de dezembro de 2024
Horário: 14h às 17h
Inscrição e participação gratuitas, com classificação livre.
O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – Centro | BH