Centro Cultural UFMG apresenta podcast com residentes de projeto voltado ao teatro de rua

No oitavo episódio do Podcast Residência Artística tivemos um bate-papo com o ator, diretor de teatro e professor Rogério Lopes, com a atriz Nayra Carneiro e com o ator e produtor Lucas Prado, parceiros no grupoTeatro & Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG e residentes do Centro Cultural UFMG em 2016 para o desenvolvimento de processos teatrais em diálogos com a cidade, seus moradores e o espaço urbano.

Nesse período o grupo elaborou trabalhos voltados principalmente para a rua, tomando-a como um local de ensaio, convivência, criação e apresentação.

Contexto
O Teatro & Cidade é um grupo de pesquisa e extensão do Teatro Universitário da UFMG, que surgiu em 2013, sob a coordenação do professor Rogério Lopes, com a intenção de ser um espaço de experimentação das possibilidades do mascaramento de inspiração nas tradições afro-brasileiras, proveniente da pesquisa de doutorado do docente.

O contexto urbano é uma característica muito forte dos trabalhos do grupo, que são criados na rua, com o povo, reduzindo a distância entre ensaio e experimentação nesses locais de convivência e de ocupação das mais variadas formas e ocasiões.

O diálogo com a cidade e os espaços públicos é uma das proposições do grupo e a interação entre atores e transeuntes, que também são público e atuantes, contribuem com a criação dos trabalhos.

“Os nossos trabalhos são realizados através da força da cidade, do trânsito, do movimento e das pessoas, que formam uma trama”, diz Nayra. “A gente não utiliza uma ideia de estrutura, de separar um espaço para apresentar, as intervenções acontecem no deslocamento pela cidade”, complementa Rogério.

Movimento
Os atores contam que muitas vezes as pessoas ficam em dúvida em relação a essa movimentação e perguntam se eles estão fazendo teatro ou se é uma manifestação.

“É interessante por que isso revela um pouco desse movimento da cidade demarcada e se faz um furo, ou abre uma brecha, sinto que cria esse lugar da curiosidade”, diz Nayra. “A única coisa que torna evidente é a máscara, pois ela é um elemento muito teatral”, descreve Rogério. É por meio dessa convivência ficcional nos espaços públicos da cidade que acontece o desenvolvimento e experimentação dos trabalhos do grupo.

Residência artística
Os integrantes relembram o trabalho desenvolvido durante a residência artística no Centro Cultural UFMG, “Seis personagens à procura de um lugar”, composição que integra a “Trilogia Andarilha”.

A obra itinerante reúne três manifestações teatrais de rua – “Intermitentes ou vai e vem”, “Trincamatraca: uma mascarada de rua” e “Seis personagens à procura de um lugar” – em que grupos de mascarados se deslocam livremente pela cidade instaurando imagens poéticas e grotescas em meio ao cotidiano. Esse trabalho é resultado da pesquisa que investiga os princípios cênicos das máscaras tradicionais da cultura popular brasileira em contexto urbano.

O grupo tem um histórico de apresentações em grandes festivais estudantis e profissionais, nacionais e internacionais. Antes da pandemia o Teatro & Cidade foi contemplado com o Fundo Municipal de Cultura e ocupou as nove regionais da cidade, com 33 apresentações da Trilogia Andarilha, uma experiência incrível que deu a oportunidade de conhecerem todos os cantos de Belo Horizonte e observar como cada localidade reverbera nas apresentações.

Atualmente não tem sido um período fácil para os artistas, que têm buscado outras formas de trabalhar com o teatro virtual, distanciando desse viés das ruas, do contato com o público e do retorno imediato.

Ouça o podcast na íntegra e conheça a proposta de um teatro que aconteça junto com a cidade:

Conheça mais o Teatro & Cidade.

Podcast Residência Artística
O Podcast Residência Artística é um projeto que disponibiliza mensalmente no Spotify conteúdos em áudiorelacionados ao desenvolvimento da pesquisa e experimentação das artes visuais, dança, performance, teatro, música e literatura.

A proposta surgiu para ampliar a programação online do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o estudo das artes, além de dar visibilidade aos residentes da casa, que foram lançados em novas rotinas de pesquisa. Os convidados contam com espaço para dialogarem sobre essa imersão, seus processos criativos, suas experiências, trajetórias, produções artísticas e resultados.

Onde ouvir
Uma vez por mês no Spotify do Centro Cultural UFMG