Centro Cultural UFMG recebe oficina gratuita de experimentação cênica

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2023, terça, quarta e quinta-feira, das 10h às 13h, o Centro Cultural UFMG recebe a ‘Oficina de Experimentação Cênica: Do Ator ao Boneco’, ministrada por Eros P Galvão (Cia Les Trois Clés). A atividade é gratuita, mediante inscrição, com classificação indicativa de 14 anos.

Apresentação

A oficina oferece as bases para todos que desejam conhecer os princípios que regem o teatro de animação, apresentando ferramentas de criação cênica, utilizando objetos, tecidos, bonecos e o próprio corpo. Serão estudadas algumas técnicas e recursos para o exercício da animação, além de trabalhar questões como a presença e não presença do ator no teatro de formas animadas e no teatro de objetos.

A oficina busca compartilhar os fundamentos artísticos que moveram o grupo durante sua residência no Centro Cultural UFMG.

Elementos de composição, jogos teatrais e dramaturgias corporais com bonecos e objetos serão os elementos de investigação e as ferramentas de pesquisa para criação do experimento AIAG 1.

Objetivo

Essa oficina formativa pretende instigar as possibilidades de criação de presença cênica do ator/atriz a partir do trabalho com objetos e/ou bonecos, com foco na formação do artista cênico, através de um treinamento que articula técnica e improvisação. O objetivo é desenvolver, no seio de um grupo sólido e interessado, uma pesquisa intensiva em torno das múltiplas linguagens do gesto, da imagem, do som e da cena. Assim, a oficina propõe-se oferecer aos participantes elementos formadores do Corpo Cênico estimulando o aperfeiçoamento técnico e profissional, além de iniciar, em um curto espaço de tempo, às condições fundamentais da criação teatral.

Os participantes terão a possibilidade de descobrir os elementos técnicos e lúdicos de uma prática que propõe desenvolver um teatro multidisciplinar, trazendo uma visão diferenciada do teatro tradicional de bonecos.

Público-alvo: indicado para artistas cênicos e performers.

Inscrições

Interessados podem se inscrever pelo formulário online https://forms.gle/kXCky4NcigyWGxie9 entre os dias 14 e 20 de novembro de 2023, constando nome completo, e-mail, telefone para contato e idade.

Vagas

Estão abertas 20 vagas, com inscrição e participação gratuita e carga horária de 12 horas, divididas em quatro encontros de 3 horas-aula cada.

Dúvidas

Eventuais dúvidas e esclarecimentos deverão ser tratados pelo e-mail programa@centrocultural.ufmg.br e ou pelo telefone (31)3409-8280.

Ministrante

Direção Artística: Eros P Galvão
Diretora, dramaturga, atriz-bonequeira e acrobata aérea. Criou em 2006, na França, a Cia Les Trois Clés (As Três Chaves), assinando todas as peças do grupo, as quais percorrem diferentes festivais pela Europa, Ásia, Nova Caledônia, Chile e Brasil. É diplomada em estudos Teatrais (Sorbonne-Nouvelles – Paris III) e em Teatro de animação (ESNAM – École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières). Formou-se em acrobacia aérea com Gérad Fasoli (França); foi membro de diferentes companhias francesas de teatro e do novo circo (Cirque Baroque, le Footsbarn Theater, Le préau- Centro Nacional Dramático de Vire, Cirque Romanès). Lecionou acrobacia aérea e teatro na Académie Fratellini e na École des Arts de la Piste de Boulogne- Billancourt (Paris). Ministra regularmente oficinas de artes cênicas no Brasil e no exterior. Foi pesquisadora no APA (2014-2019) – Ateliê de Pesquisa do Ator – SESC Paraty.

‘Oficina de Experimentação Cênica: Do Ator ao Boneco’
Datas: 21, 22 e 23 de novembro de 2023
Horário: 10h às 13h
Atividade gratuita, mediante inscrição, com classificação indicativa de 14 anos.

O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – Centro | BH

programa@centrocultural.ufmg.br

Lembre-se: é recomendávelo uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados