Espetáculo ‘Hystera’ aborda a violência obstétrica

Na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro de 2023, às 19 horas, o Centro Cultural UFMG recebe os artistas Eros P Galvão e Igor Fonseca, integrantes da Cia Les Trois Clés, para a apresentação do espetáculo ‘Hystera’. O evento integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. A entrada é gratuita, com classificação indicativa de 14 anos.

Sinopse

‘Hystera’ evoca a relação ambígua e violenta de uma paciente e seu médico no momento de dar à luz. O espetáculo, sem palavras, se apresenta em quadros, onde sombras, bonecos, dança e música criam uma atmosfera distópica para abordar poeticamente o tema tabu da violência obstétrica e outros abusos.

O experimento cênico é resultado da pesquisa realizada durante a residência artística de 2023 no Centro Cultural UFMG.

Os artistas

Eros P Galvão

Diretora, dramaturga, atriz-bonequeira e acrobata aérea. Criou em 2006, na França, a Cia Les Trois Clés (As Três Chaves), assinando todas as peças do grupo, as quais percorrem diferentes festivais pela Europa, Ásia, Nova Caledônia, Chile e Brasil. É diplomada em estudos Teatrais (Sorbonne-Nouvelles – Paris III) e em Teatro de animação (ESNAM – École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières). Formou-se em acrobacia aérea com Gérad Fasoli (França); foi membro de diferentes companhias francesas de teatro e do novo circo (Cirque Baroque, le Footsbarn Theater, Le préau- Centro Nacional Dramático de Vire, Cirque Romanès). Lecionou acrobacia aérea e teatro na Académie Fratellini e na École des Arts de la Piste de Boulogne- Billancourt (Paris). Ministra regularmente oficinas de artes cênicas no Brasil e no exterior. Foi pesquisadora no APA (2014-2019) – Ateliê de Pesquisa do Ator – SESC Paraty.

Igor Fonseca

Ator profissional, professor de Teatro licenciado pela UFMG, gestor, produtor cultural e cofundador do Grupo Artilharia Cênica. Tem também diversas formações complementares em dança, dramaturgia e cenografia.

O Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à PROCULT, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

‘Hystera’ – Eros P Galvão e Igor Fonseca
Data: 24/11/2023
Duração: 40 minutos
Local: auditório do Centro Cultural UFMG
Entrada gratuita | Classificação: 14 anos

Ficha técnica:
Direção, coreografia e dramaturgia: Eros P Galvão
Elenco: Igor Fonseca e Eros P Galvão
Assistente de direção: Brenda Villatoro e Cora Rufino.
Colaboração artística de Andrea Cruz e Alejandro Nuñez (dramaturgia e coreografia) e de Thiago Jole na criação desse espetáculo.
Música: Gabriel Ventura
Luz: Cora Rufino e Maia Flores.
Bonecos e figuras em miniatura: Alejandro Nuñez.
Cabeça da boneca: Luciana Antunes.
Cabeça do boneco pequeno: Pigmalião Escultura que Mexe.
Cenografia: Mauro Carvalho.
Produção: Cie Les Trois Clés

Lembre-se: é recomendável o uso de máscara nos espaços do Centro Cultural  UFMG mesmo para imunizados