Choro do Jura participa do podcast de música do Centro Cultural UFMG

Choro do Jura participa do podcast de música do Centro Cultural UFMG

No quinto episódio do Podcast Recitais tivemos a participação do Choro do Jura, grupo de chorinho de Belo Horizonte formado por André Milagres (violão 7 cordas), Marcelo Pereira (flautas e saxofone), Rafael Zavagli (cavaquinho), Rodrigo Magalhães (contrabaixo acústico) e Sandra Leão (pandeiro).

Entre um choro e outro, os integrantes compartilham suas trajetórias e vivências pelo mundo da música até a formação do grupo.

Início
Rafael Zavagli nos conta que a princípio eles configuravam uma roda de choro e se reuniam toda quarta-feira no bar Juramento 202 – Cervejaria Viela, no bairro Pompéia, onde tudo começou.

As reuniões viraram tradição e eles sentiram a necessidade de se posicionar como um grupo, portanto o nome Choro do Jura, que faz uma menção ao bar que foi palco desses encontros.

Rodrigo Magalhães diz que há também uma história alternativa e talvez até mais interessante, pois faz uma homenagem ao avô do integrante Marcelo Pereira, o senhor Jurandir, de Montes Claros, Norte de Minas.

Segundo o contrabaixista, esse grande nome deu início ao movimento de rodas de choro e não está nos livros de história, sendo assim, merece o tributo através do título do grupo.

Roda de choro
Zavagli explica como funciona uma roda de choro, que tem características diferentes de um show, seja pela disposição dos músicos, por não ter um repertório preestabelecido, pela questão da improvisação e de decidirem na hora o que vão tocar, além da possibilidade de abrir espaço para outros músicos e quem estiver ao redor poder se aproximar.

André Milagres fez um trabalho recente de catalogação e constatou que existem aproximadamente 30 rodas de choro tocando semanalmente em Belo Horizonte – até antes da pandemia – o que motivou a criação do Festival Circuito do Choro BH, que aconteceu em abril de 2019, mês em que se celebra o aniversário de nascimento de Pixinguinha e o Dia Nacional do Choro.

Para finalizar, no podcast, os músicos expõem o cenário das rodas de choro neste período de distanciamento social, a realização de eventos virtuais através das redes sociais e a perspectiva do retorno presencial, pois provavelmente muitos bares que acolhiam as rodas de choro nem existam mais.

André Milagres dá spoiler do lançamento do segundo disco do Assanhado Quarteto, outro coletivo de choro que ele e Rodrigo Magalhães integram e que foi base para a criação do Choro do Jura.

Ouça o podcast na íntegra e conheça um pouco mais sobre o universo do choro na capital mineira:

Conheça aqui mais sobre o Choro do Jura

Podcast Recitais
O Podcast Recitais é um projeto que disponibiliza mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados à música.

A proposta surgiu para ampliar a programação online do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o universo musical, além de dar visibilidade aos artistas, que estão tendo que encontrar formas de se reinventar neste momento de distanciamento social.

Os convidados contam com espaço para apresentarem seus trabalhos autorais, sejam os que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados.

Onde acessar
O podcast de música do Centro Cultural UFMG pode ser acessado uma vez por mês no Spotify