Cinegrafista Lucas Lobato exibe curta-metragem sobre o hipercentro de Belo Horizonte

Na quinta-feira, dia 13 de abril de 2023, às 19 horas, o Centro Cultural UFMG recebe o fotógrafo e cinegrafista Lucas Lobato para a exibição do filme de sua autoria ‘Vivacidade’. Após a sessão haverá uma roda de conversa sobre a obra. O evento integra o projeto CineCentro, tem a entrada gratuita e a classificação livre.

O projeto

As transformações no centro da capital mineira com a chegada dos grandes grafites nas empenas dos prédios serviram de inspiração para Lucas, que passou a questionar: “De que é feita a cidade? Formas, cores, elementos sobrepostos em camadas, mas, antes de tudo, a cidade é composta de pessoas, um espaço social”, diz.

Segundo o cinegrafista, Vivacidade é um convite à população para viver a cidade de Belo Horizonte no entrelaçamento entre o audiovisual, a dança e os grafismos urbanos. “As pessoas andam pelo centro da cidade e deixam de observá-la em seu cotidiano, muitas vezes sem perceber-se como parte viva dela”, afirma.

Esse projeto busca proporcionar uma experiência ao público com a exibição do filme, que dialoga com o entorno do Centro Cultural UFMG, e tem o intuito de instigar a população a conhecer e a viver a cidade – Vivacidade.

O filme

Sua origem foi entre 2016 e 2017, período marcado pela renovação dos grafismos gigantes no hipercentro de Belo Horizonte com as ações do Circuito Urbano de Arte – CURA. Registrando a cidade em movimento, o fotógrafo convidou artistas locais para apresentações inspiradas em algumas dessas artes, vivendo a própria paisagem da cidade.

A composição fílmica desses registros gerou diversos vídeos disponibilizados no YouTube, inclusive o curta-metragem Vivacidade, finalizado durante a pandemia. Atualmente a obra está no circuito de festivais de cinema e foi selecionada para quatro festivais internacionais.

13.04 – Vivacidade – (Ficção, 2020, Brasil, Direção: Lucas Lobato, 20’, livre)

Uma jovem percebe as transformações do mundo em sua cidade, mas já não sabe qual o seu lugar nesta realidade. Grafite e dança contam suas histórias no centro da cidade, cenário cotidiano feito por pessoas, nesse meio-tempo o trem passa.

Sobre o cinegrafista

Lucas Lobato é fotógrafo, geógrafo e doutorando em Geografia pelo Instituto de Geociências da UFMG. Licenciado em Geografia pela Universidade de Pernambuco, atua como professor da referida disciplina na educação básica em escolas públicas de Belo Horizonte. Organizou exposições fotográficas em cidades de Pernambuco e Minas Gerais, como ‘Camadas’ (2022) e ‘Travessia Fotográfica’ (2020-2023). Sua produção fílmica está disponível em seu canal do YouTube.

‘Vivacidade’ – um filme de Lucas Lobato
Data: 13 de abril de 2023
Local: auditório do Centro Cultural UFMG
Classificação indicativa: livre