Centro Cultural UFMG recebe apresentação de coral de Sete Lagoas
Na próxima quarta-feira, dia 23 de outubro de 2019, às 19h30, o Centro Cultural UFMG recebe o coral Andorinhas para um concerto musical. A entrada é gratuita e integra a programação do projeto Recitais.
Dividido em dois coros, um titular e um postulante, o coral recebeu o nome de Andorinhas em referência a ave de canto singelo e quase imperceptível, mas que quando está em bando emociona ouvir e admirar a beleza. Assim é o coral, “uma andorinha sozinha não faz canção”, diz Thallys José Rodrigues de Oliveira, regente do grupo.
O coral Andorinhas foi fundado em 2014, na Escola Estadual Doutor Arthur Bernardes, em Sete Lagoas, Minas Gerais. No ano da fundação, os horários nas instituições estaduais de ensino foram alterados, as aulas, que começavam às 12h30, passaram a ter início às 13h e os alunos ficavam um período maior em frente à escola. Preocupadas com a segurança dos estudantes, a diretora Vânia Siqueira e a vice-diretora Maria da Conceição Cardoso Rachid procuraram Thallys José Rodrigues de Oliveira, aluno da escola há dez anos, para uma conversa sobre essa situação. Thallys propôs a retomada de um coral para tentar solucionar o problema, em lembrança ao coral de “Tia Querida”, antiga professora de Canto Orfeônico da escola e fundadora do extinto Coral Arthur Bernardes, que regressaria com um nome diferente.
Desde o primeiro ensaio do coral, em 23 de julho de 2014, no salão nobre da escola, a ideia cresceu e acabou tomando proporções curiosas. Em menos de seis meses o coral foi convidado pela Secretaria Municipal de Cultura de Sete Lagoas para participar do Festival Zacarias, que homenageava o humorista. Nesse mesmo ano surgiram vários outros convites, como a participação no Serão Poético do Jubileu de Ouro do Clube de Letras de Sete Lagoas, o Recital de Natal da Prefeitura da cidade e a missa de natal da Lagoa de Santo Antônio, em Jequitibá. Hoje, cinco anos após sua fundação e agora com quatro vozes mistas, muitos se dizem encantados com a singularidade do coral, que hoje é conhecido em muitos lugares do Brasil.
O coral Andorinhas já participou de três Festivais Internacional de Corais (FIC), quatro Recitais de Natal da Prefeitura de Sete Lagoas e, regularmente, apresenta concertos gratuitos em espaços culturais da cidade e arredores.
Projeto Recitais
O projeto Recitais, aberto a toda comunidade, oferece ao público momentos diferenciados de lazer e fruição. Voltado para apresentações artísticas, literárias e cênicas musicais, este é um espaço vasto às experimentações das artes verbais e performáticas. Localizado no hall superior do Centro Cultural UFMG, o projeto acontece todas as quartas-feiras, às 19h30. Um convite especial a um momento de lirismo, poesia e sensibilidade ao entardecer em um espaço físico privilegiado – intimista e delicado. As apresentações têm por objetivo divulgar trabalhos inéditos ou ainda pouco conhecidos de poetas, músicos, atores ou daqueles que transitam por linguagens híbridas e inovadoras nos campos sonoros e expressões corporais. Escutar, sentir e participar também faz parte da construção dessa tessitura expressiva e poética. O espaço, as janelas e as portas estão abertos a esse momento de sentimento e emoção. Sejam bem-vindos!
Serviço
Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 – Centro
Belo Horizonte – MG
(31)3409-8290
www.ufmg.br/centrocultural