Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG, fala sobre o setor cultural e a pandemia no projeto Aulas Abertas

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, Fernando Mencarelli, professor da UFMG, fala sobre a economia criativa e os impactos que a cultura tem sofrido neste momento da pandemia. Em sua fala, ele relembra que esse setor foi afetado de imediato e que seu retorno será um dos mais lentos.

Para Mencarelli, pensar nessa retomada é uma tarefa urgente que precisamos enfrentar. O desafio está posto para todos os setores, mas as artes e a cultura, de forma geral, têm sido e serão afetadas de forma intensa nos próximos anos. Assista:

Fernando Mencarell

Fernando Mencarelli é Diretor de Ação Cultural da UFMG. Professor Titular da Escola de Belas Artes da UFMG na área de Teatro. Pesquisador CNPq. Doutor e mestre pela Unicamp na área de História Social da Cultura. Visiting Research Scholar City University of New York/CUNY. Pós-doutoramento em Teatro no Laboratório Arias/CNRS da Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris III. Foi membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace), 2006/2008. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Aulas Abertas

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube (links no rodapé) e neste site.