Festival de Verão UFMG abre em 28 de fevereiro; Giramundo e Sarandeiros são atrações no CCult

Com oficinas e espetáculos gratuitos e abertos ao público, a UFMG realiza entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março, a 17ª edição de seu Festival de Verão.

Diversas atrações estão programadas para acontecer no Centro Cultural UFMG, localizado no hipercentro de Belo Horizonte, como o espetáculo ‘Os orixás’ com os bonecos do Grupo Giramundo,  além das apresentações de dança com o grupo Sarandeiros e da peça Macbeth 22, do grupo Arte em Conexão.

No mesmo espaço, o público também poderá fazer oficinas diversas e obter certificado de participação. As regras podem ser consultadas neste link do site do Festival. Acesse também a lista de oficinas que acontecem no CCult UFMG. Já a programação completado evento está disponível aqui.

Presencial

Após dois anos com edições on-line em decorrência das medidas de proteção contra a covid-19, o Festival de Verão UFMG retoma em 2023 sua programação presencial em diferentes espaços da Universidade.

Além do Centro Cultural UFMG, as atividades acontecem também no Conservatório UFMG e no Museu de História Natural e Jardim Boltânico da UFMG.

Memória e democracia como eixo

Com o tema ‘Cultura, memória e democracia: ação cultural na Universidade nas décadas de 1960 a 1980’, a 17ª edição do evento busca resgatar a memória das ações culturais na Universidade nos anos de repressão militar por meio de conversas, oficinas, sessões de filmes e atrações artísticas.

Festival de Inverno da UFMG em Ouro Preto – 1999. Acervo UFMG

Para Fernando Mencarelli, pró-reitor de Cultura da UFMG, a história das ações culturais na Universidade atravessa muitas décadas e conta com a atuação de diversos setores e agentes culturais, que movimentam tanto a comunidade interna quanto a externa.

“Neste momento, o Festival de Verão ainda reverbera a conquista da criação da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e dedica-se à produção de registros de memórias, filmes e exposições, relacionados a um dos momentos mais importantes para a história das ações culturais da Universidade a partir dos anos 60, um período difícil de ditadura militar no Brasil em que a cultura foi protagonista em diferentes esferas”.

Documentário

Com esse propósito, entre as ações que compõem a 17ª edição do Festival de Verão está a restauração de imagens de ações culturais desenvolvidas no momento histórico em questão, coordenada pela Jussara Vitória, professora da Escola de Belas Artes da UFMG.

A restauração resultará na produção de um documentário.

Resgate

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida identifica semelhanças entre o momento histórico vivido pelo país durante a ditadura militar, foco das atividades do Festival, e os atuais tempos marcados por ameaças autoritárias e de desvalorização da cultura e das políticas públicas.

“Temos um imenso trabalho pela frente. Certamente, a cultura brasileira, em especial, a cultura produzida no ambiente universitário, exercerá importante papel nesse processo de reconstrução do país”, afirma a reitora.

Abertura

A abertura oficial do evento ocorre no dia 28 de fevereiro (terça-feira), às 18h30, no auditório do Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1534, Centro), seguido da primeira sessão de diálogos da série Cultura e memória, com o tema Ações culturais e política na UFMG. Em seguida, acontece a exibição do espetáculo Casulo, dos alunos do Teatro Universitário da UFMG sob direção de Fernando Limoeiro.

[Com Assessoria de Imprensa da UFMG]