Joana Peixoto expõe obra que simboliza o coletivo feminino

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição do objeto ‘Conexões’, da artista Joana Peixoto, na sexta-feira, dia 25 de novembro de 2022, às 19 horas. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 8 de janeiro de 2023.

A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

Representação das mulheres

A obra ‘Conexões’ é constituída por um conjunto de pequenas esculturas em arame que, segundo a artista, representa as mulheres que estão em busca de um espaço na sociedade. Simbolizada pelo coletivo feminino, enredada em tecido de filó, essas mulheres, através de sua força, lutam diariamente para conquistar seus direitos fundamentais. O ato de escalar, sugerido na obra, busca também retratar os numerosos obstáculos enfrentados por elas na vida profissional e pessoal para garantir seu lugar e sua voz.

A artista

Joana Peixoto é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais, com habilitação em Pintura (2018) e Escultura (2019). Trabalha com técnicas distintas, como pintura a óleo, têmpera, vinílica e acrílica, além de utilizar materiais diversos, como arame, chapa de aço, papel machê, sisal, barbante, argila, dentre outros. Atua em Belo Horizonte como professora de artes em ateliê próprio.

Escultura no Centro
O projeto busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Conexões – Joana Peixoto

Período expositivo: 25/11/2022 a 08/01/2023
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h