Paisagem urbana marca a obra da convidada do mês do projeto Quem será o artista; conheça
Com vivência marcada pela paisagem urbana e sua relação com o tempo, a aluna de Artes Visuais da UFMG Fernanda Campos é a convidada do mês de agosto do projeto Quem será o artista, que apresenta série de vídeos produzidos pelo setor Educativo do Centro Cultural UFMG.
Mineira criada entre Belo Horizonte e Contagem, Fernanda passou parte da infância em bairros industriais, cujo cenário guarda uma relação especial com o tempo: movimentados durante o dia e vazios à noite. Essa trajetória impactou tanto sua imaginação como o processo de produção de suas obras.
“Dependo do espaço para pensar; ora caminho, ora viajo pelo Google Maps em busca de lugares pouco conhecidos ou pouco falados, aí começo a associar ao desenho e, recentemente, ao vídeo e à instalação”, relata.
Segundo Fernanda, suas primeiras referências na arte foram Maria Helena Andrés, com a fluidez nas transparências; Alberto da Veiga Guignard, com suas obras que passeiam entre o real e o sonho e Rubem Valentim, com seus contrastes geométricos frutos de sua relação com a religiosidade.
Quem será o artista
‘Quem será o artista?’ é um projeto do setor Educativo do Centro Cultural UFMG que apresenta, em formato audiovisual, a obra e um breve histórico da trajetória de um artista. A proposta é divulgar trabalhos consagrados e artistas locais para o público infantil e infantojuvenil conhecerem produções diversas e ficarem por dentro do mundo da arte.