Podcast de música do Centro Cultural UFMG conversa com Cliver Honorato

Podcast de música do Centro Cultural UFMG conversa com Cliver Honorato

No nono episódio do Podcast Recitais tivemos um bate-papo com o cantor, compositor e instrumentista mineiro Cliver Honorato, que desde 2017 vem se dedicando ao cenário da música autoral, após uma longa trajetória tocando como intérprete na noite de Belo Horizonte. As músicas do artista falam muito de si, da forma como observa o cotidiano, a cidade, as relações sociais e de como se comporta no mundo.

Cliver Honorato é neto do compositor Joel Honorato, músico com forte influência no samba, no período em que o icônico bairro Lagoinha era o reduto da boemia na capital mineira.

Apesar de não ter conhecido o seu avô, desde pequeno sempre ouvia histórias sobre ele, crescendo nesse ambiente musical e rodeado dos vinis que ficavam na estante da casa de sua avó. Ele acredita que sua essência e despertar para a carreira musical vêm fortemente daí.

Trajetória
O seu início na música foi ainda muito jovem, quando começou a cantar e tocar nos bares de BH, mas o seu desejo, a todo o momento, sempre foi os palcos. Foi então que decidiu romper com o posto de intérprete e se dedicar ao trabalho autoral. Em 2017 lançou o seu primeiro álbum, “Cliver Honorato”, no qual reúne onze canções de sua autoria que transitam pelo rock, jazz, bossa nova e samba.

A partir desse disco ele teve a oportunidade de se apresentar em vários eventos e festivais, percorrendo lugares jamais imagináveis, incessantemente de maneira orgânica e com suas próprias pernas, tendo um resultado extremamente positivo, reforçando ainda mais a sua vontade de seguir e investir nesse caminho.

Formação
Cliver estudou violão clássico e música contemporânea durante cinco anos na Fundação de Educação Artística e em seguida foi para a Uemg cursar Licenciatura em Música, onde obteve formação em Violão Erudito. Suas influências e sonoridades vêm de diversos estilos musicais e diz que quando está compondo acontece de percorrer entre o rock e o baião, habitualmente de maneira fluida e espontânea.

“No meu primeiro disco tem desde maracatu e baião, com influência de música de ciranda, passando pelo rock, bossa nova, jazz e samba”, diz.

O artista relata que enfrentou inúmeros desafios ao longo da pandemia e um deles foi realizar shows virtuais, que até então, era completamente novo para ele. Em 2020, juntamente com sua equipe, idealizou o show-live “Somos Um”, que rendeu três edições em seu canal no YouTube e teve a participação especial de nomes como André Abujamra, Fabiana Cozza, Flávio Renegado, Jane Duboc, Nathalia Bellar, Chus (Suíça), Lídia Brandão (Portugal), dentre outros artistas da cena nacional e internacional. Integrou, ainda, a programação da 2ª edição do Festival Som & Fúria, do Galpão Cine Horto.

Recentemente o compositor iniciou a turnê presencial do show “Tríade”, em parceria com Jane Duboc, Nathalia Bellar e participação especial de Marco Lobo e Fábio Dornas.

A estreia foi no Centro Cultural Unimed, antigo Centro Cultural Minas Tênis Clube. Para 2022, está previsto o lançamento de seu segundo álbum, “Indolente Maladragem”, que reúne dez canções inéditas e quatro videoclipes. Em seguida o cantor parte para uma turnê pela Europa com o espetáculo “E o que fica?”, onde também realizará shows do seu novo trabalho.

Ouça o podcast na íntegra e conheça um pouco mais sobre a trajetória do músico Cliver Honorato:

Conheça o trabalho do artista em: YouTube, Facebook, Instagram e Spotify.

Podcast Recitais
O Podcast Recitais é um projeto que disponibiliza mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados à música. A proposta surgiu para ampliar a programação online do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o universo musical, além de dar visibilidade aos artistas, que estão tendo que encontrar formas de se reinventar neste momento de distanciamento social.

Os convidados contam com espaço para apresentarem seus trabalhos autorais, sejam os que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados.

Onde ouvir
O podcast de música do Centro Cultural UFMG apresenta episódios uma vez por mês no Spotify