Professora da Escola de Belas Artes da UFMG fala sobre suas vivências no projeto Aulas Abertas

A convidada do projeto Aulas Abertas desta semana, Maria do Carmo de Freitas Veneroso, fala sobre o seu trabalho como artista, as relações entre as palavras e as imagens e a construção de arquivos de memória a partir de coleções de livros, objetos, fotografias de família e cacos de louça e vidro.

No vídeo, a artista nos convida a fazermos uma reflexão sobre o futuro a partir das narrativas do passado, já que a memória funciona no aqui e agora, como uma linha do tempo entre o passado e o futuro. Para ela, esse olhar pode se dar de várias maneiras: através do otimismo, da esperança, ou o contrário, através da incerteza, do pessimismo, da alegria, ou da tristeza, ou até mesmo tudo isso, já que as emoções humanas não são excludentes.

Assista ao vídeo ‘Escavando e recordando: inventário dos achados”:

Maria do Carmo de Freitas Veneroso

Maria do Carmo de Freitas Veneroso é professora titular da Escola de Belas Artes da UFMG. Artista e pesquisadora/CNPq. Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG. Mestre (Master of Fine Arts – MFA) pelo Pratt Institute, New York. Visiting artist and professor – University of Indiana, Bloomington, EUA. Coordena o grupo de pesquisa Caligrafias e Escrituras e o Litholabor – Atelier de Litografia da EBA/UFMG.

Aulas Abertas

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube (links no rodapé) e neste site.