Um dos precursores das artes digitais em BH e Minas inaugura exposição no Centro Cultural UFMG

Um dos precursores das artes digitais em BH e Minas inaugura exposição no Centro Cultural UFMG

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Transistornos Psicotecnoneuromidiacráticos Poetrônicos’, do artista Chico Marinho, na sexta-feira, dia 7 de outubro de 2022, às 19 horas.

A mostra reúne desenhos, poesias, instalações, esculturas sonoras/interativas, vídeo arte, dentre outras produções e tem a curadoria de Pablo Gobira e realização do Laboratório de Poéticas Fronteiriças – Lab|Front.

As obras poderão ser vistas até o dia 15 de novembro de 2022. A entrada é gratuita com classificação indicativa de 16 anos.

A exposição relaciona arte, ciência e tecnologia a partir da produção poética analógica e digital. As obras de Chico Marinho buscam promover o diálogo entre a arte e as ciências cognitivas, ciência da computação, engenharias, arte e design, dentre outros campos do conhecimento.

Sobre o artista

Francisco Marinho é artista, pesquisador independente e professor aposentado da Escola de Belas Artes da UFMG. É especialista em Neurociências pela Faculdade Febracis (2022), pós-doutor em Literatura e Informática pela UFSC (2014), doutor em Ciência da Comunicação pela USP (2004), mestre em Artes Visuais (1997) e graduado em Engenharia Mecânica (1983) pela UFMG. Pesquisa arte e tecnologia nas seguintes áreas: neurociência aplicada à computação criativa, jogos digitais, cinema de animação, arte computacional, instalações interativas imersivas, multimídia, interfaces homem-máquina e aplicativos artísticos e educacionais para dispositivos móveis. É pesquisador no grupo de pesquisa 1maginári0: poéticas computacionais. Atua no Curió Ateliê em Belo Horizonte – MG.

Sobre o curador

Pablo Gobira é professor da cadeira de curadoria da Escola Guignard, na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), e do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes (Uemg), do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação (UFMG) e da Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura (UFMG). Foi curador de inúmeras residências e exposições em parceria com diversos atores culturais (Casa Fiat de Cultura, Palácio das Artes, Centro Cultural da Escola de Design, Oi Futuro Flamengo, Sucesu-MG/FINIT, Proex/Uemg, dentre outros). É pesquisador de produtividade (PQ/CNPq) e membro da Rede Brasileira de Preservação Digital (Ibict/MCTI), estudando a preservação de obras, acervos e coleções digitais em contexto museológico e fora dele. Tem atuado como consultor de curadoria em museus e web3, metaverso, NFTs, blockchain e outras modalidades de redes distribuídas.

Sobre os realizadores

O Laboratório de Poéticas Fronteiriças – Lab|Front é um grupo de pesquisa de desenvolvimento e inovação que se propõe problematizar as/nas fronteiras. O grupo é cadastrado no Diretório do CNPq e certificado pela UEMG. O Lab|Front busca consolidar uma área de pesquisa – produção artística e teórica – nas diversas fronteiras: dos saberes, das linguagens artísticas, do conhecimento científico e tecnológico. Como grupo que estuda/pratica o que está na fronteira, elege a estratégia de reconhecer e estudar conflitos existentes nesses fronts. O Lab|Front se ocupa do que é gerado (produzido, provocado, construído, escondido, criado etc.) nas bordas e através delas. Ocupa-se dos conflitos próprios na construção dos saberes e das linguagens: no conhecimento do ser humano (e seu corpo), do território (das ecologias diversas das cidades e seus espaços urbanos), do jogo (e a “gamificação” da vida), da arte (e a “arteficação” da vida) dentre outros campos e conflitos gerados em lugar fronteiriço.

Exposição ‘Transistornos Psicotecnoneuromidiacráticos Poetrônicos – Chico Marinho

Abertura: 7 de outubro de 2022 | às 19 horas | com bate-papo com o artista e curador.
Visitação: até o dia 15/11/2022
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita
Grande Galeria
Endereço: Avenida Santos Dumont 174 – Centro – Belo Horizonte – MG
Consulte rotas e meios para chegar

Lembre-se: é recomendável o uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados