Yurika Renan Morais explora a materialidade do metal em escultura que contrapõe o rígido e o sólido

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Harmonia Sólida em Canção Líquida’, da artista Yurika Renan Morais, dia 22 de dezembro de 2023, sexta-feira, às 19 horas. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 04 de fevereiro de 2024. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

Harmonia Sólida em Canção Líquida

O rígido uma hora amolece. Ele padece, derrete sobre a mão quente. Calor de movimento afirmativo. A afirmação da fluidez. Fluidez que impera sobre a rígida matéria. Matéria sólida vê-se líquida sobre as ações da fluidez. Fluido estático em harmonia. Harmonia sólida em canção líquida. Como trazer para o rígido o que é fluido? Como transformar a matéria sólida em corpo de fluidez? Essa escultura vem de um processo de escuta e transformação, um processo interno de modelagem dos incômodos em aconchego. O metal trouxe consigo a dureza, que se opôs à leveza da forma, características que se encontraram na maleabilidade gerando, em sua construção, a matéria escultórica fluida. Com todos os processos de acertos e desacordos, a matéria foi se aconchegando e a escultura se fez harmonia sólida, exibindo em suas curvas melodias visuais.

A artista

Yurika Renan Morais, artista mineira, nascida e criada em Belo Horizonte, local onde desenvolveu o interesse e habilidades nas mais diversas formas de expressão artística. Com uma pesquisa ampla e sensível, atualmente, estuda Artes Visuais na UFMG, onde se dedica à escultura em pedra sabão, escultura em metal, cerâmica e fotografia digital, explorando, por meio dessas técnicas, as formas fluídas, o corpo humano e todos os processos de descobertas psíquicas e identitárias que habitam o corpo humano.

Escultura no Centro
O projeto busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Harmonia Sólida em Canção Líquida | Yurika Renan Morais
Período expositivo: 22/12/2023 a 04/02/2024
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h