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Avaliação dos Cursos

Os cursos da UFMG e das demais Instituições de Educação Superior (IES) do país passam regularmente por avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC), mediante indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Sistema analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, considerando aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente, além de reunir informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Índice Geral de Cursos (IGC).

Gestão da Avaliação

A UFMG conta com a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), vinculada ao Gabinete do Reitor, responsável pela avaliação interna dos cursos de graduação e pela coordenação e assessoramento aos colegiados de curso nos processos referentes à aplicação do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes de Graduação (Enade). 

Competem a essa Diretoria outros procedimentos relacionados à graduação, como a coleta das informações para o Censo da Educação Superior, aos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimentos dos cursos de graduação e ao acompanhamento de visitas das comissões de avaliação externa dos cursos.

Avaliação da Graduação

O ensino de graduação na UFMG vem sendo reconhecido como um dos melhores do país. Tal destaque foi obtido em decorrência de um conjunto de fatores e de políticas institucionais. A UFMG vem estruturando, há décadas, um sistema interno de avaliação de seus cursos, dotado de diferentes instrumentos, distribuído por diversas instâncias que dividem a responsabilidade pelo aperfeiçoamento da atividade de ensino e pela constituição das condições para que cada curso atinja um patamar de excelência.

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e ao nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Na avaliação do Enade 2023, mais de 80% das formações de graduação da Universidade alcançaram o conceito mais alto. No conceito Enade, 81,8% dos cursos da UFMG avaliados (18 em 22) alcançaram conceito máximo, o que indica excelente desempenho geral das formações avaliadas.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Conceito Preliminar de Curso (CPC), que se traduz como um indicador prévio da situação dos cursos de Graduação, é divulgado anualmente pelo MEC, junto com os resultados do Enade.

O cálculo do CPC considera o desempenho dos estudantes na prova do Enade (20% da nota), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que é o valor agregado pelo processo formativo (35%), o regime de trabalho e a titulação do corpo docente (30%) e a percepção dos recém-graduados sobre as condições do processo formativo (15% da nota).

Índice Geral de Cursos (IGC) 

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta a média dos CPCs do último triênio relativos aos cursos avaliados da instituição; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Desde a criação do Índice, em 2007, a UFMG apresenta a nota máxima, 5. 

Avaliação interna de cursos

A avaliação interna dos cursos de graduação consiste na aplicação de um questionário a todos os estudantes da Universidade para avaliação dos professores e das disciplinas/atividades cursadas a cada semestre. Esse questionário é preenchido, via Internet, no Minha UFMG, sendo o acesso liberado sempre por ocasião da matrícula para o semestre seguinte. 

Avaliação contínua para a excelência

Cada curso de graduação da UFMG possui um Núcleo Docente Estruturante (NDE) que funciona como uma instância colegiada cuja principal função é a de realizar, de maneira permanente, ações de avaliação do curso. Além de coordenar processos de Avaliação Externa e Interna e atender ao Censo da Educação Superior, a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) tem o papel de articular as ações dos NDEs, recebendo os relatórios anuais de avaliação dos cursos, além de orientar  a elaboração dos planos de avaliação.

A Comissão Própria de Avaliação exerce o papel de instância colegiada ligada diretamente ao Gabinete do Reitor, sendo assessorada pela DAI, definindo diretrizes para as avaliações, apreciando os relatórios dos cursos e resultados de avaliações externas e internas. A Pró-Reitoria de Graduação, por sua vez, promove o levantamento anual dos indicadores de cada curso, realizando a síntese de relatórios detalhados por curso. Esses relatórios são encaminhados aos Colegiados e aos NDEs, servindo tanto para a tomada de decisões no nível operacional –a cargo, principalmente, dos colegiados– quanto no nível de planejamento estratégico –cuja primeira instância são os NDEs.

Avaliação da Pós-graduação

A pós-graduação ofertada na Universidade Federal de Minas Gerais tem capacidade instalada para formar milhares de mestres e doutores por ano em todas as áreas do conhecimento. O objetivo da pós-graduação ofertada pela Instituição é garantir que todos os ingressantes adquiram uma formação que alcance e ultrapasse as fronteiras do conhecimento. 

Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Na pós-graduação, o resultado da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) confirma a evolução consistente na qualidade dos cursos de mestrado e doutorado mantidos pela UFMG. Os números atestam que a UFMG tem mais de 44,4% de seus programas avaliados com as notas 6 e 7, percentual quase três vezes superior à média nacional, que é de 15%.

Esse resultado está consolidado na avaliação dos pedidos de reconsideração feita pelo Conselho Técnico-científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes. Quando considerados também os programas com nota 5 – avaliação máxima que pode ser alcançada pelos programas de mestrado –68% dos PPGs da UFMG passam a ser considerados de excelência.

Processo de autoavaliação da pós-graduação

Diante da necessidade de realizar uma nova avaliação institucional do sistema de pós-graduação stricto sensu, a UFMG aprovou, em 2019, o projeto de autoavaliação da pós-graduação. Para fins de condução do projeto, foi instaurada uma Comissão de Avaliação Diagnóstica, composta de representantes das grandes áreas do conhecimento, que conduziu o primeiro processo avaliativo em 2020. 

A avaliação diagnóstica é baseada em dois tópicos centrais: o conceito de autoconhecimento e a escuta da comunidade. O Conselho Consultivo, vinculado à Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), elaborou questionários destinados aos coordenadores de programas, docentes que atuam na pós-graduação stricto sensu, professores elegíveis ainda que não atuantes nesse nível de ensino, secretários e ex-secretários dos programas, mestrandos e doutorandos e pesquisadores em residência pós-doutoral.

Avaliação da Educação Básica e Profissional (Ebap)

A Educação Básica e Profissional da UFMG é avaliada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino básico. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar – aprovação – e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Acesse os dados do Centro Pedagógico (CP).
Acesse os dados do Colégio Técnico (Coltec).

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