Sistemático: Edição 1069 – 05/04/2001


Notícias



INA 2000

Foi liberado na sexta-feira da semana passada, dia 30/03, para os usuários do Sistema INA 2000, o módulo de Relatório Individual. Com isto, são três os módulos já disponibilizados, pois anteriormente haviam sido implantados os módulos Produção e Pessoal.

No módulo de Relatório Individual é possível às secretárias e chefes de departamentos visualizar os docentes relacionados no departamento acadêmico e parametrizar a impressão do relatório, discriminando se a impressão se dará de forma particionada ou global, incluindo todos os dados existentes de cada docente.

A próxima atividade prevista é a liberação do módulo de Relatório Departamental, que se encontra em fase de desenvolvimento. Nesta fase, a equipe de desenvolvimento do INA, constituída pela analista Regina Helena Moura Brandi e pelos programadores Carlos Roberto Alves Rodrigues e Maximiliano Luiz Souza Guimarães, receberá o reforço do analista João Carlos Lages.

SISTEMA SICCA

Dando prosseguimento às atividades previstas para a implantação do Sistema SICCA – Sistema Integrado de Contabilidade, Compras e Almoxarifado -, o gerente do sistema, José Reinaldo Maia, e o gerente técnico, Gilmar Lima Guimarães, iniciaram as atividades necessárias para teste e disponibilização do sistema, que deverão se encerrar no final do mês de abril.

A intenção é que, já no início do mês de maio, o DSG possa programar a implantação do sistema em algumas unidades como projeto-piloto.

Para viabilizar essa fase, os gerentes do projeto estão contando com o apoio de Hélio Teixeira da Costa, da DAC, e do analista da empresa Internacional Syst, desenvolvedora do SICCA, Alex Carvalho de Almeida.

NOTES EM AMBIENTE LINUX

Conforme amplamente divulgado, o programa Lotus Notes foi o escolhido para ser o programa de correio institucional na UFMG, substituindo o correio eletrônico Hermes. Este programa, em sua versão Cliente/Servidor, foi desenvolvido para ser executado em micros que utilizem o ambiente Windows. Entretanto, muitas unidades da UFMG já estão adotando o sistema operacional Linux, gratuito, em seus computadores, o que restringiria a utilização do Notes nestes locais, limitando o uso ao acesso via browser na Web.

A Lotus ainda não liberou uma versão do Cliente Notes para Linux. Mas ela disponibilizou, em seu site, uma orientação para instalação e configuração do Notes para ser usado em conjunto com o Wine, um programa emulador de Windows, que permite a execução de programas desenvolvidos para o Windows em máquinas com o sistema Linux.

Tendo em vista a necessidade de oferecer mais uma alternativa a seus usuários, o CECOM está realizando testes dessa solução, que vem se mostrando bem satisfatória, apesar de a Lotus chamar a atenção para o fato de não oferecer qualquer suporte a ela.

Os testes estão sendo realizados por Adyr Rodrigues Nascimento e Márcio da Costa Viana, da DAC.

CRIAÇÃO DE ENDEREÇOS INSTITUCIONAIS

Dentro do processo de implantação do Projeto Grude na Reitoria, o CECOM estará dando início à criação dos endereços institucionais para os órgãos do prédio.

Para que os endereços criados reflitam a real situação de cada local, a DAC está solicitando a todos que informem quais são os setores existentes no órgão.

Esses dados devem ser fornecidos até o dia 16/4, segunda-feira, através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o órgão, o nome do setor e a sigla pela qual o setor é conhecido, conforme comunicação enviada esta semana.

REVISÃO DE FITAS ROLO

A DCP vai dar início ao projeto que visa reduzir ao máximo, a utilização de mídias de fita rolo no Centro de Computação. Entre as atividades previstas está a revisão do acervo de fitas armazenado na divisão, tarefa que contará com o apoio da DAC e DAS.

Na última reunião de diretoria, foi definido que participarão desta atividade os analistas Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Ronaldo Araújo Costa, além dos operadores Paulo Inácio Sobrinho, Nilson José Marinho Vale e Jader dos Santos, da DCP.

O projeto está a cargo de Helvécio Cossenzo Pinto, diretor da DCP.

BOLSISTAS DO CECOM

Rafael Alves de Souza, bolsista da FUMP, pediu demissão do quadro do CECOM. Rafael trabalhou no CECOM de 1o. de agosto/2000, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria – onde prestou serviços até a data de sua saída.

A vaga deixada por Rafael foi ocupada pelo aluno Esdras Viggiano de Souza, aluno do curso de Física da UFMG. Esdras iniciou seu estágio na DAC no dia 02/04/2001, e vai atuar na prestação de serviços de consultoria a usuários.


Informativo



Genteware

Desde que entrou para o CECOM, ele demonstrou toda a alegria que tem dentro. E se transformou em nossa alegria! Está sempre correndo pelos corredores, apressado, tentando resolver alguma coisa ou indo para algum outro lugar. Por isto é tão magrinho! Ele é Clayton Ricardo Santos, bolsista da FUMP, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

A história do Clayton na UFMG começou em dezembro de 1993, quando fez vestibular para História. Queria fazer Comunicação Social, mas após 5 anos sem estudar e sem fazer cursinho, achou que não estava preparado para competir com tantos candidatos. Como trabalhava, não poderia fazer um curso diurno. Escolheu História por exclusão. Mas isto foi só no início. Começou a estudar e ficou encantado com tudo. Teve a fase de namoro com o curso, classificado por ele como muito bom, que realmente dá uma base muito boa para outro caminho, para pesquisa, onde a pessoa cresce pois tem que ler muito. Durante dois anos conciliou trabalho e estudos. Foi uma loucura ter que ficar virando noites e noites para estudar e pensava: – “Ou eu faço ou eu danço!” E tinha que trabalhar! Não queria deixar o trabalho na área de vendas de material escolar. Gostava de trabalhar com escolas, o que fez com que tivesse muito contato com pessoas. Até que, em 1995, ficou doente, estressado. Foi um alerta. Ganhava bem no trabalho, mas descobriu que iria virar um defunto com diploma. Decidiu, então, que queria trabalhar na área de História. Para isto, fez concurso na Fafich para o PAD, conciliando História com Comunicação Social. Fazia estágio também na Fundação João Pinheiro, participando de um projeto sobre o centenário de Belo Horizonte, dentre eles um sobre a política sanitária da cidade e a história da Copasa. Continuava ocupado o dia inteiro. Em 1996 e 1997 continuou nesta luta, dedicando meio horário no PAD e meio horário na Fundação João Pinheiro. No início de 98, surgiu uma vaga no Laboratório de Informática da Fafich e, após um teste, foi admitido como monitor. Era completamente cru em computação, mas foi aprendendo tudo. No Laboratório, ficou durante dois anos, num trabalho desgastante. Em setembro de 1998 se formou em História e tentou fazer o bacharelado, desistindo depois. Em 1999, foi implantado na UFMG o curso de Artes Cênicas e ele, muito interessado, começou a fazer algumas matérias. Como não teve muita disputa, Clayton conseguiu se matricular em sete matérias durante um ano. No segundo semestre de 1999, fez vestibular para o curso e passou. O curso funcionava na antiga Fafich, da rua Carangola, e era uma grande correria. Nessa correria, continuava como monitor do laboratório da Fafich.

Um belo dia, teve ataque de harcker na Fafich e uma equipe do CECOM foi até lá. Por sorte, estava sozinho e recebeu a equipe, explicando tudo o que havia acontecido. Foi o cartão de visitas! E quem estava lá? A Xina. Bateu um papo com ela e dá para imaginar o tanto que conversaram. O micro teve que vir para o CECOM e Clayton passou a ficar em contato com a DAC. O Daniel, estagiário da divisão, saiu do CECOM e a Xina se lembrou do Clayton. Encontrou-se com ele na Fafich e o convidou para vir fazer uma entrevista no CECOM. Clayton não pensou duas vezes, achava que seria uma evolução para um cara do curso de História, que estava mexendo com pesquisa, vir para o CECOM. Fez a entrevista com a Xina e, no dia 17 de abril, começou o estágio no CECOM.

Não estava tão cru em informática, conhecia manutenção de computador, mas Rede Novell era grego para ele. Começou a aprender o serviço e contou que tudo tinha “receita de bolo”. Depois, começou a entrar em contato com os usuários e via como alguns o olhavam como o “usurpador” da vaga do Daniel. Foi um pouco difícil ocupar o lugar do estagiário, que era o xodó de muitas usuárias. Tinha “um grande nome” para substituir e os usuários o olhavam meio desconfiados. Viram que ele mostrava serviço e, passado algum tempo, Clayton já estava ocupando o seu lugar. Clayton disse que, como o saber não ocupa espaço, sempre tem a humildade de dizer que não sabe tudo. Está sempre aprendendo alguma coisa. E completou que o estagiário é um porta voz do CECOM.

A correria melhorou um pouco quando o curso de Artes Cênicas veio para o campus da Pampulha, no prédio ao lado da Assufemg. Clayton passou a ser um aluno regular.

A sua popularidade na Reitoria foi aumentando tanto que, na Festa de Natal, realizada no Clube do Churrasqueiro, ele teve que ir de mesa em mesa, cumprimentando todos.

Clayton disse que cresceu muito no CECOM, que foi e está sendo uma escola. Disse que veio para um setor gigante em relação à Fafich, um grande lugar que o explodiu de conhecimentos. Aprendeu muito de Linux e tem muito a agradecer ao Helinho, como também ao Renato, Márcio e Wanderson, na parte de hardware. Foram os quatro grandes mestres que teve. Não se esquecendo do Adyr, na parte de software, o Eugênio, que pega no seu pé. Todas as vezes que teve dúvida, nunca fecharam a cara para ele. E, assim, ele cresceu em conhecimento. Disse que tem a grande honra de trabalhar no CECOM, ao lado de grandes profissionais.

Clayton se dá bem com todo mundo. E se lembra da Adriana, que era uma gracinha; do Paulo, com seu jeito extrovertido; da Lelé, sua “madrinha” e das outras pessoas que trabalham na rede como Gerson, Bessa, Edir. Falando em Edir, ela é que é a sua companheira de chegada ao CECOM, todos os dias, às 7:00. Disputam quem passa primeiro pela catraca da Reitoria! Adeíse chega também às 7:00 mas não briga para saber quem chegou primeiro.Quanto aos outros ceconianos, ele passou a conhecer melhor após a Festa de Natal do CECOM, como a Regininha, a Maria Helena, a Beth, o Johnny, o Gilmar, o Haroldo. E começou a conhecer melhor o CECOM.

Clayton contou que quando o Rafael entrou como bolsista, teve que treiná-lo. Rindo, comentou que Rafael era a mala sem alça que ele arrumou. Anotava tudo, como o próprio Rafael contou em sua entrevista. Clayton achava que ele estava exagerando de tanta anotação, que se ele espirrasse, até isto ele anotaria no caderno. E Rafael aprendeu bastante. Quanto aos novos estagiários, Danilo e Esdras, ainda não teve contato, pelo horário desencontrado.

E o que Clayton espera do CECOM? Ele disse que tem muita coisa ainda para aprender. O projeto Grude, com o curso de Lotus Notes, em que teve oportunidade de ser monitor, o ajudou bastante. Os treinamentos estão servindo como base para outras experiências lá fora. Em fevereiro deste ano, recebeu convite da Escola de Engenharia e ministrou curso de Introdução ao Windows, Word Básico, Word Avançado e OutLook, para funcionários da Universidade. Mesmo meio inseguro no início, teve a satisfação de ver, na reunião final de avaliação do curso, que o mesmo foi considerado excepcional. Espera que, quando tiver outro curso, seja chamado. Clayton disse que tem didática e consegue trabalhar de forma organizada.

Como chega muito cedo ao CECOM, normalmente fica até o meio-dia. Às vezes, almoça no CECOM, naquela farra. Se todos vissem a marmita do Clayton não iriam acreditar o tanto que ele consome. É impressionante! Quando não almoça no CECOM, vai ao Pelego’s, que fica perto do prédio onde funciona o curso. A aula é a tarde e, geralmente, de 19:00 às 20:00, vai para a Fafich, onde dá manutenção em micro. Depois é que vai embora para casa descansar. Assiste televisão, bate papo com os colegas.

E o caso engraçado do CECOM? É somente a gozação que sofre nas mãos do Renato, Márcio e Wanderson, que fazem piadas. Criaram um tal de Claytonvil que agora virou somente Vil, de vilão, de cruel, de mau, segundo ele. E tem o Eugênio, que pega no seu pé. Os dois são irônicos e se alfinetam o tempo todo, no bom sentido.

Clayton nasceu em Belo Horizonte e viveu grande parte de sua vida no bairro Cachoeirinha, com sua mãe e três irmãos. É o filho mais velho. Há alguns anos, resolveu ter o seu canto e, como não tinha dinheiro, foi morar numa república no bairro Aeroporto. Depois, morou no bairro Tupi, no D.Clara e retornou há pouco tempo para a república do Aeroporto. Divide a casa com mais 9 pessoas e acha que morar assim dá uma vivência enorme.

Conhecemos um pouco o Clayton, mas como ele se acha? Disse que é metódico, extremamente tímido, alegre, franco e sincero.

Clayton já recusou boas propostas de trabalho, mas por causa do curso de Artes Cênicas, teve que recusar. Como não está passando fome, pois tem alunos de informática, o dinheiro está sempre pingando. Quando saiu de casa, o medo era ter de retornar com o “rabinho entre as pernas”. Nunca ficou sem trabalho e tem capacidade de fazer tudo.

E o que o Clayton gosta de fazer? Ele disse que gosta de cinema, teatro, cultura, música popular brasileira, de ler e é um devorador de jornais. Lê todos os dias, está a par de tudo sobre política, esporte etc. Além disso tudo, Clayton colabora com o site de futebol FutBrasil. Começou, durante a Copa do Mundo na França, a discutir sobre futebol na Internet. E daí passou a escrever sobre o assunto todas as semanas, sendo o responsável pelo Sul Minas. Modificaram um pouco o site e agora suas atribuições são menores, mas continua escrevendo. Esta semana, vai ser publicado um especial sobre a Culinária nos Estádios. Para isto, ontem à noite, Clayton enviou a formatação final da matéria para o editor e no sábado, dia 07/04, todos podem visitar o site, verificando os lanches que são oferecidos aos torcedores dos estádio no Brasil. No Mineirão, vai ser o feijão tropeiro!

Os sonhos deste estagiário ceconiano multiprogramável é ser um bom profissional, quer fazer concurso para professor (quando houver!) e atuar no teatro. Gostaria de ser um ator integral e este é um sonho com pé no chão. Tem crescido muito no curso de Artes Cênicas e gostaria que todos o vissem em cartaz.Todos viram como ele conversa. É uma matraca. E se deixasse, ele contaria mil histórias. Vamos deixá-las para quando ele for famoso, nosso ator ceconiano.

GUIA DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou esta semana, as seguintes dicas:

– Você sabia que eu estou no site do CECOM? Não? Pois é, se você tiver perdido as últimas dicas, é só visitar o site https://www.ufmg.br/dti/cecom/si_index.shtml e ir no link “Edições Disponíveis”. Escolha uma das quatro datas de públicação do Sistemático e navegue certo. Caso você tenha alguma dica quente ou queira fazer alguma sugestão, escreva para o email: sist@cecom.ufmg.br, ou clique no link Fale Conosco, da própria página.

– Se você nunca viu uma cabeça de bacalhau, não perca a oportunidade de visitar o site http://www.bacalhau.com.br/ e vê-lo por inteiro. São várias receitas deleciosas com o famoso bacalhau. Tem bacalhau norueguês e português. Vale a pena conferir o mundo do bacalhau.

– O website do projeto “Êxodos” inclui fotografias e textos das exposições e livros de Sebastião Salgado, Êxodos e Crianças (Aperture, 2000). Sua primeira publicação online, este site contém uma entrevista de Salgado, informações sobre como ajudar a melhorar o mundo em que vivemos e mais. Para Sebastião Salgado, é importante não só saber o que acontece no mundo, mas também fazer algo a respeito. Os fundos angariados neste site, através de anúncios publicitários ou o patrocínio de empresas, serão doados para o Instituto Terra, seu projeto de reflorestamento e para promover o ensino relacionado ao meio-ambiente. O endereço é: http://www.terra.com.br/sebastiaosalgado/.

– A tecnologia WAP é muito cara e o acesso à Internet via celular exige um modelo especial de telefone, mais caro do que os modelos básicos convencionais. Mais se você quer saber como funciona, dê um download de graça do Deck-It. O programa, disponível para Windows e Linux, simula, em seu computador, um celular WAP e permite que você visite qualquer página que utilize essa tecnologia. O endereço é: http://www.pyweb.com/php/test_adapt.php3?lg=en. (Site em Inglês)

– A Lost Art é uma empresa de comunicação visual que produz imagens para publicidade e editorias. O site da empresa é inteiramente voltado para a arte da fotografia. Escolha uma das quatro opções (life, outdoor, style e travel), escolha uma das subseções. Para quem gosta de fotografia, é só admirar o acervo. Na seção Espaço Aberto, são mostradas outras formas de arte. O endereço é: http://www.lost.art.br/lfstpgw.htm. Vale a pena conferir. (Site em Inglês)

– O site http://www.musica.ufmg.br da Escola de Música da UFMG, é uma verdadeira apresentação. À meia luz, a página parece um concerto, com muita harmonia e som. Não deixe de visitar e fique por dentro de: cursos, acontece, pós-graduação, extensão, pesquisa etc. Sinta a harmonia de sua página. Vale a pena conferir.

– Os males dos olhos vêm atacando a todos e na maioria das vezes não sabemos a causa. No site http://www.olhos.com.br/, na opção “Olhos”, com ilustrações, poderemos ler sobre: Glaucoma, Pupila, Diabetes visual etc. Vale a pena conferir, para que possamos cuidar bem dos nossos olhos. Previna-se.

– Imagens raras com sabor de nostalgia e misturando Internet e fotografia, você pode ver no site http://www.nara.gov/exhall/picturing_the_century/home.html, da Picturing the Century. Cenas como as do homem na Lua, das duas guerras mundiais, da Grande Depressão, entre tantas outras imagens, podem ser vistas ou revistas. (Site em Inglês)

– Páscoa, momento de paz! Se alguém muito especial estiver longe e tenha acesso a Web, mande um cartão. Cartões bem desenhados, que indicam a felicidade de lembrar de alguém neste momento. O site http://cf5.uol.com.br/postais/escolheimg.cfm?tema=41 tem vários temas e você pode escolher o idioma de aviso de recebimento do cartão.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica as seguintes definições de termos de informática:

BCN – Conector usado em cabos de rede coaxiais.

BNC – Um padrão de cabos e conectores usado em monitores. O cabo é composto por apenas 5 fios, três para as cores (verde, azul e vermelho) e dois para os sinais de sincronismo vertical e horizontal.

LCD – Os monitores de cristal líquido que estão aparecendo no mercado. Trazem como vantagem o fato de serem mais finos e leves, consumirem menos eletricidade, terem tela 100% plana e não emitirem radiação nociva. As desvantagens são o preço bem mais alto e uma menor versatilidade em termos de resoluções de tela permitidas.

CRT – Catodic Ray Tube, os monitores de raios catódicos, ou seja, que utilizam tubo de imagem, que ainda são os mais comuns atualmente.

Hot Swap – Troca a quente. Encontrado sobretudo em servidores, este recurso permite substituir HDs ou até mesmo placas PCI com o equipamento ligado. Nos micros domésticos, representantes do Hot Swap são as portas USB e PCMCIA, que também permitem instalar o desinstalar periféricos com o micro ligado.

Microdrive – Uma tecnologia desenvolvida pela IBM que consiste em HDs minúsculos, que utilizam discos magnéticos de apenas uma polegada de diâmetro. Estes HDs são vendidos na forma de cartões PCMCIA, e são destinados a notebooks, câmeras digitais e portáteis em geral. Os primeiros modelos armazenavam apenas 35 MB, os atuais armazenam até 1 GB de dados.

MiniDisc (MD) – Um padrão desenvolvido pela Sony, que armazena áudio digital em pequenos discos ópticos, semelhantes a um CD, mas com apenas 2.5 polegadas de diâmetro. Cada MD armazena apenas 140 MB de dados, contra 650 MB de um CD, mas, como nos MDs o áudio é gravado de forma compactada, num formato semelhante ao MP3, é possível armazenar os mesmos 74 minutos de música. Os MDs são bastante populares no Japão, onde é possível encontrar tanto MDs somente leitura, quanto disquinhos graváveis.

RJ-45 – Conector de 8 pinos usado em cabos de rede de par trançado.

RAM Disk – Alguns utilitários, entre eles o próprio “ramdisk” do DOS, permitem reservar parte da memória RAM, que passa a ser acessada como se fosse um disco rígido. Naturalmente, o acesso a este disco “fantasma” é extremamente rápido, mas todos os dados são perdidos ao desligar o micro. Este recurso era muito usado na época do XT, onde eram comuns PCs sem HD e com apenas um drive de disquetes. Os RAM Disks eram usados para copiar disquetes. O disquetes de boot do Windows 98 também cria um RAM Disk, de 2 MB, onde são armazenados alguns utilitários de sistema usados durante o boot.

RAID – Redundant Array of Inexpensive Disks, ou disposição redundante de discos baratos. A idéia é um sistema “unidos venceremos”, onde vários HDs são combinados para aumentar a performance. Num nível mais complexo, o RAID pode ser usado também para melhorar a confiabilidade do equipamento, através de espelhamento ou paridade. Num sistema RAID 1, onde temos dois HDs, sendo que o segundo armazena uma cópia fiel dos dados do primeiro, mesmo que um dos HDs pife de uma hora pra outra, o sistema continua intacto, funcionando como se nada tivesse acontecido.

Read After Write – “Leia depois de escrever”. Este é um recurso suportado por algumas controladoras de HDs, que ao ser ativado, faz com que o HD leia os dados logo depois de escrevê-los. Qualquer erro será então automaticamente detectado, evitando que isto aconteça apenas ao ser tarde demais.

Removable Disk – Disco removível, como por exemplo disquetes, discos Zip, Jazz, LS-120, etc. Outro exemplos são as gavetas de HD, que permitem remover, instalar e transportar HDs facilmente.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, na última semana de março, as seguintes notícias:

Espanha será primeiro país a fazer censo pela Internet – Os cidadãos espanhóis poderão utilizar a Internet para participar este ano do censo nacional de população, anunciou na segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) da Espanha.
Com isso, a Espanha vai se converter no primeiro país do mundo a permitir a atualização de dados do censo populacional por meio da rede mundial de computadores, de acordo com comunicado do INE.
Cingapura, Estados Unidos e Suíça ofereceram a possibilidade de atualização de dados online, mas somente para uma parte da população, informou o instituto.
O censo anterior na Espanha foi realizado em 1991 e está previsto que o de 2001 comece em novembro, disse à Reuters uma fonte do INE.
Os cidadãos receberão em suas casas os questionários e poderão optar por enviá-los através da Internet, com segurança total garantida pelo INE.

Receita já recebeu 1 milhão de declarações pela web – Até a última quarta-feira, a Receita Federal já havia recebido um milhão de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2001 via Internet – um índice 132 por cento maior do que o obtido no mesmo período do ano passado, que foi de 430 mil declarações.
A Receita espera que que até o final do mês mais de dois milhões de pessoas já tenham enviado suas declarações – o prazo de entrega termina no dia 30 de abril, e quem não prestar contas estará sujeito à multa mínima de 165,74 reais e, no máximo, de 20% do valor do imposto devido.
Hoje, a Receita declarou que quem já enviou a declaração, mas não informou seus dados bancários para o caso de restituição, não precisa fazer uma declaração retificadora.
Nesses casos, se houver uma restituição, ela será enviada para o Banco do Brasil. Segundo a Receita, a medida foi adotada para evitar fraudes – nos anos anteriores, foram identificados casos onde quadrilhas criavam falsas declarações e depois sacavam as restituições com procurações falsas.

AMD lança processador Athlon de 1,33 Gigahertz – A Advanced Micro Devices, segunda maior fabricante de chips do mundo, apresentou na quinta-feira duas novas versões de seus processadores Athlon, com velocidades de 1,3 e 1,33 Gigahertz.
A empresa de Sunnyvale, na Califórnia, disse que sistemas baseados no processador Athlon 1,33 GHz têm performance superior aos equipados com o Pentium 4 da rival Intel.
O novo lançamento da AMD é o último esforço em uma batalha entre os fabricantes de chips para conquistar usuários de computadores que precisam de tarefas como áudio, vídeo, edição de imagens e aplicativos em 3D.

Cresce inadimplência na telefonia celular – No período de 1998 a 1999, as principais operadoras de telefonia celular no Brasil – com exceção da Telemig e da Tele Celular Sul – apresentaram um crescimento no nível de inadimplência, que só é comparável com o das empresas dos setores de saneamento e distribuição de energia.
A Tele Leste, por exemplo, registrou um aumento de inadimplência de 2% para 13% em seu balanço de 99. Na Tele Nordeste, o índice dobrou de 5% para 10%. Já a Tele Centro Oeste, Tele Sudeste Celular e a Telesp Celular tiveram um aumento menos expressivo, que variou de 0,1% a 2%.
A Telemig reduziu a inadimplência de 21% para 3% e a Tele Celular Sul, passou de 8% para 7%.
De 1999 para 2000, duas operadoras já analisaram os balanços. A Tele Leste baixou o índice de 13% para 6,8% e a Telesp Celular teve um aumento de 1,3% na taxa de inadimplência.
As principais causas para o atraso no pagamento das contas de celular estão quase sempre ligadas ao desemprego e à renda do usuário. Entre os inadimplentes, 19% estão desempregados. Os outros maiores grupos de inadimplentes são o daqueles que compraram ou transferiram alguma linha já usada (com o barateamento das linhas, essa modalidade caiu de 22% para 10% em seis meses e a tendência é de que ela desapareça em pouco tempo) e o dos que compraram linhas para terceiros.
A Value Partners dá algumas dicas que poderiam ajudar as empresas a baixar os níveis de inadimplência. “Se as operadoras trabalhassem como as financeiras, ou seja, administrando assinaturas de celulares como cartões de crédito, por exemplo, a partir do perfil do usuário e estabelecendo limites de gastos, fazendo uma análise profunda do futuro cliente, as operadoras teriam mais condições de controlar o uso das linhas”, diz Emilio Voli, presidente da Value.

Metade dos japoneses estão insatisfeitos com web móvel – Metade dos japoneses que possuem celulares com acesso à web não estão satisfeitos com o serviço. Esta é a conclusão de uma pesquisa feita pelo Japan Gartner Group, divulgada nesta sexta-feira.
As duas principais causas de insatisfação apontadas pelo Gartner são a falta de um conteúdo melhor e a dificuldade de uso.
A indústria acredita que a terceira geração de celulares (3G) deve resolver esses problemas, pois a tecnologia permitirá acesso veloz à web e, com isso, um melhor conteúdo, com vídeos e música com qualidade de CD.
Apesar da insatisfação acusada pela pesquisa, o Japão já tem 30 milhões de usuários que navegam na internet com seus telefones celulares. É o país líder mundial nessa área.
Outro dado importante colhido pela pesquisa: 35,7 por cento dos usuários de organizadores pessoais (PDAs) disseram que trocariam seus aparelhos caso haja uma alternativa eficiente de acesso remoto à Internet.
Vários PDAs com acesso à web devem ser lançados no país nos próximos meses. Esses aparelhos serão fortes concorrentes dos celulares, já que eles possuem telas maiores e maior facilidade de uso.

EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

O Sistemático não vai circular na próxima semana, devido a Semana Santa, com os feriados de Quinta-feira Santa e Sexta-feira, Dia da Paixão de Cristo, retornando no dia 19 de abril de 2001.

SEMANA SANTA

UM BOM DESCANSO PARA TODOS NA SEMANA SANTA.

APROVEITEM OS DIAS 12 e 13/04 E BOA PÁSCOA!



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 11, de 02/04/1981, publicou notícias sobre funcionamento do Sistema Burroughs 6700, 1o. Seminário de Uso de Computador na Engenharia e na Gerência de Implantação de Empreendimentos Industriais, seleção de bolsistas para ocupação de 10 vagas no CECOM, novas aquisições da Biblioteca do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram:

REUNIÃO EM BRASÍLIA
O prof. João Carlos Pires Bauer estará em Brasília nos dias 7, 8 e 9 de abril participando de reuniões da Comissão Permanente de Assessoramento da SEI – Secretaria Especial de Informática.

VERSÃO III.2
Romildo Monte e William Andalécio estarão no próximo dia 9, no Rio de Janeiro, participando do Seminário de Liberação da Versão III.2 do Software da Série B600, promovido pela Burroughs.

CECOM COM NOVO FUNCIONÁRIO
A UFMG contratou para o Centro de Computação, a partir de hoje, o funcionário Eduardo José Tostes Barbosa, no cargo de datilógrafo. Ele já assumiu suas atividades no Setor de Datilografia do CECOM.



Eventos



INFORUSO SUCESU 2001

Teve início na terça-feira, dia 03/04, o Inforuso SUCESU 2001, numa promoção e realização da SUCESU – MG. A DAA tem cinco crachás para acesso à área “corporate” do Inforuso, bem como a programação para o evento, que irá até sexta-feira, dia 06, sempre realizando as palestras no período da tarde/noite.

Estes crachás devem ser utilizados em sistema de rodízio. Os interessados devem pegá-lo na sala 825 e devolvê-lo no dia seguinte pela manhã.

TREINAMENTO NOTES

Dando continuidade ao treinamento para implantação do Projeto Grude na Reitoria, em que a ferramenta de correio e agenda passa a ser o Lotus Notes, o CECOM estará oferecendo mais uma turma de treinamento enfocando este programa para os usuários da Reitoria.

Esta turma, com 18 vagas, será realizada na quarta-feira da próxima semana, dia 11/4, de 8:00 às 12:00, na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria.

As inscrições devem ser feitas até o dia 9/4, segunda-feira, através de e-mail para o endereço xina@cecom.ufmg.br, informando o nome completo e o e-mail do indicado.

APRESENTAÇÃO DO TIVOLI

No próximo dia 11 de abril, quinta-feira, às 9:00, o LCC estará promovendo uma apresentação técnica a respeito do software Tivoli, de propriedade da IBM.

Esta apresentação, que será feita por técnicos da IBM, visa apresentar a profissionais do LCC e do CECOM, as funcionalidades do software que permitem facilidades na administração de recursos de rede.

Além do diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, estarão presentes à apresentação analistas da DAC e DRC.

CURSO DE INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

O CECOM, juntamente com a ProRH, está aplicando um curso de Informática Instrumental, desde o dia 02/04, para funcionários da UFMG. Os alunos, participantes do curso, são os seguintes: Antônio Agostinho Daniel, Elizabete de Oliveira Freitas, Ivone Carmo de Oliveira, Lidiane Miranda de Souza, Márcia Cristina Moranda Sydney Reis, Maria Stela Souza Reis, Mônica dos Santos Vasconcelos, Patrícia Lúcia Pereira Ferri Véo, Sirlande Werneck Caetano, William Xavier D Alcântara e Zila Pinheiro.

A instrutora está sendo Elza Maria Guedes Rozinholi e o curso, que será encerrado no dia 20/04, está sendo realizado no horário de 8:30 às 12:00, na Sala do DRH, na Imprensa Universitária.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os próximos aniversariantes: Eugênio Pacelli Pereira de Souza, hoje, dia 05; Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08; Nilson José Marinho Vale, no dia 10 e Rubens Crispim da Silva, no dia 18. E envia os parabéns para os ex-ceconianos: prof. Wilson de Pádua Paula Filho DCC), hoje, dia 05; Eduardo Jaime Quirós Batres (Dojai), no dia 07; Nair Vieira Sales, no dia 10 e André de Paula Dias Couto, no dia 12.

NENÉM PARA BREVE: E não é que o Papai Noel do CECOM vai ser papai de verdade? Pois é, Gardênia e Rubens Crispim da Silva estão à espera do primeiro filho. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações e um abração.