Sistemático: Edição 1068 – 29/03/2001


Notícias



AQUISIÇÃO DO ORACLE

Com objetivo de ampliar o número de acessos simultâneos atendidos pelo CECOM em seus sistemas desenvolvidos para plataforma Cliente/Servidor, com acesso via Web, está sendo adquirida licença do produto Oracle 8i, com acesso ilimitado.

O Oracle é o sistema gerenciador de banco de dados que vem sendo utilizado pelo CECOM em sua plataforma Cliente/Servidor. Atualmente, a versão instalada em uma servidora Netfinity, com sistema operacional Linux, tem capacidade restrita de atendimento. A aquisição de licença de acesso ilimitado, cujas propostas feitas pelas empresas fornecedoras serão abertas hoje, dia 29/03, permitirá a ampliação da capacidade de atendimento aos usuários que utilizam sistemas tais como INA 2000, CONPES, EX-ALUNO, ACDGUIA etc.

Após a instalação desta licença de uso ilimitado, não haverá, por parte da Oracle, nenhuma restrição quanto a acessos simultâneos. Os limitadores passarão a ser o número de acessos aos servidores de aplicativos (Metaframe), hoje restritos a 90 acessos simultâneos, e à capacidade de processamento da servidora na qual o Oracle estará instalado, que será uma IBM Netfinity, com 512 Mb de memória e processador de 650 MHz.

CONTRATO MEC/MICROSOFT

Conforme comunicado na última semana, foi encerrado o contrato existente entre a Microsoft e o MEC. Desta forma, enquanto o MEC não realizar novo processo licitatório, a UFMG estará restrita à opção de compra de produtos Microsoft através do desconto educacional simples, em compras que devem ser feitas diretamente nas revendas (R2V2, A&C Infor, TBA etc.), sem a interveniência do CECOM.

Os CDs distribuídos anteriormente às unidades, com os softwares Microsoft, não precisam ser devolvidos ao CECOM. Entretanto, em função do término do contrato, eles só devem ser utilizados para a reinstalação de produtos, quando a instalação original tiver sido perdida ou danificada, já que não há como serem adquiridas novas licenças pelo antigo contrato.

Estas questões afetam exclusivamente os produtos Microsoft. Outros softwares continuam sendo normalmente distribuídos pelo CECOM. Os esclarecimentos que forem necessários poderão ser obtidos através dos telefones 3499-4534 e 3499-4023, ou ainda, no e-mail cec-dcp@cecom.ufmg.br.

PAGAMENTO DE CONTAS TELEFÔNICAS

Dando prosseguimento ao processo para contratação de serviços de telefonia local da prestadora Telemar, a DAA – Divisão de Apoio Administrativo – já disponibilizou para as unidades responsáveis pelo pagamento, as minutas de empenho.

O cadastramento no SIDEC foi feito de forma centralizada na Unidade Gestora Centro de Computação. Cada unidade deverá apenas, utilizando o SIASG, enviar a sua minuta de empenho para o SIAFI.
Qualquer esclarecimento sobre esse processo poderá ser feito através do telefone 3499-4006.

Outra medida que trará novidades em breve será o pregão a ser realizado pelo CECOM para a contratação de serviços de longa distância regional, nacional e internacional. Espera-se a redução dos custos na contratação desses serviços, sendo que as possíveis implicações e orientações serão repassadas à comunidade universitária tão logo se dê o processo licitatório.


Informativo



Genteware

Ele é calado, tímido, mas é uma pessoa alegre. Ele é José Efigênio de Oliveira, o conhecido “Alemão”, da equipe da telefonia da DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Para conseguir esta entrevista, foi necessária uma ginástica. Como achá-lo na Reitoria, se o trabalho dele é fora do prédio? Com a ajuda do Gildete, do José João e do Geraldo, foi possível cercá-lo e segurá-lo algum tempo para a conversa.

A história do Alemão na UFMG começou no ano de 1975. Ele havia saído do DER – Depto. de Estradas e Rodagens, onde trabalhava com manutenção de máquinas, e ficou sabendo de vagas para pessoal de obra na antiga Prefeitura da UFMG. Resolveu tentar e conseguiu um lugar, por um período de experiência, de servente. Tinha conhecimentos de eletricidade e, em pouco tempo, passou para a função de eletricista, trabalhando na Escola de Educação Física, no Depto. de Física e em outros prédios. Algum tempo depois, o Waldir, da telefonia, pediu para que ele passasse uns cabos ligando a Reitoria à Unidade Administrativa II. Com esse serviço, surgiu o convite para trabalhar na equipe de telefonia. Tão logo entrou, foi fazer um curso na Sistel, para aprender a parte técnica dos KS. E, desde então, ficou nesta equipe, que já fez parte do DPFO, do DM e, agora, do CECOM. No início. faziam parte da equipe, além do Waldir, o Orocídio, o Eli e depois é que o José João e o Geraldo entraram. Alemão disse que não gosta de reclamar, que não tem nada a falar sobre os departamentos a que a telefonia esteve vinculada. Disse que “quem gosta de trabalhar, trabalha em qualquer lugar”. Nem precisa perguntar se ele gosta do trabalho que faz. Gosta e muito! E não gosta de enrolar. Aliás, enrolar é só fio ou cabo.

Alemão disse que, nesses anos todos, os trabalhos foram todos iguais, não existindo nenhum que sobressaísse ao outro. As chefias também foram iguais. Aprendeu muito sobre reparos dos KS, instalação de aparelhos, distribuição de redes. As andanças pelo campus da Pampulha, juntamente com José João, num cooper meio forçado, fizeram com que ficasse muito conhecido. E não tem onde reclamar! Quando o serviço aumenta para a dupla, outros, como Geraldo e Wilton, são deslocados para ajudá-los. Às vezes, trabalham também nas unidades do centro. Mas o grande trabalho é aqui no campus da Pampulha, nas centrais da Reitoria, Fafich, ICB, Veterinária e ICEx.

Alemão contou que o serviço da telefonia melhorou 100%. Se fossem ainda aqueles equipamentos antigos, não haveria esta tranqüilidade que existe agora. Antigamente era muito difícil, pois até tirar barro de caixas, tiravam. Gostaria de dar uma sugestão para melhoria do trabalho: que cada central telefônica tivesse uma escada de alumínio para não precisarem ficar pedindo emprestado nas unidades. A equipe tem facilidade para conseguir, mas dependem muito da boa vontade das pessoas.

No ano passado, a equipe passou para a Divisão de Redes de Comunicação do CECOM. A vinda para o CECOM se deu bem e Alemão acha que tudo mudou para melhor, se encaixou bem no novo ambiente. Ao entrarem, toda a equipe passou por um treinamento com o curso de Informática Instrumental. Ele acha que, como não tem muito tempo, não sabe se vai fazer outros cursos. Os outros membros da equipe de técnicos são Gildete, José João, Geraldo e Wilton, formando uma turma muito unida, como se fosse uma família. Brincadeiras existem, mas sem apelação. Falando em brincadeiras, ele gostou de contar que o José João é o melhor jogador de futebol que ele conhece. Se jogar o dia inteiro e se a bola bater nele umas duas vezes, é muito. José João é o melhor craque da telefonia e só de vez em quando a bola bate nele.

O local em que a telefonia se encontra hoje é um bom local, bem espaçoso. Alemão sempre chega à Reitoria por volta de 7:20, aguarda o Antônio Carlos chegar para passar as ordens do dia. Relata o que foi feito no dia anterior e sai a campo. Dependendo do andamento do serviço, sai às 16:30. Se não terminar até esta hora, às vezes fica mais um tempo ou deixa para encerrar o serviço no dia seguinte.

E de onde veio o apelido de Alemão? Ele contou que desde os 13 anos joga futebol e foi nessa época que ganhou o apelido.

Ele nasceu na cidade de Ferros e disse que aqui na UFMG tem um “punhado” de conterrâneos seus. Com 14 anos veio para Belo Horizonte, com um tio que morava no Ribeiro de Abreu. Começou a estudar e parou aos 18, quando começou a trabalhar. Aos 22 anos, se casou com Joaquina e formou uma família com quatro filhos: Sidney, Edesley, Odiley e a caçula Gesiley. Mora na região de Venda Nova, no bairro Nova York. Tem um ranchinho em São José de Almeida, para onde vai todos os fins-de-semana. Já formou um time de futebol com a turma de lá, o Ferro Velho Futebol Clube, com jogadores de até 60 anos! No sábado retrasado, o time jogou com um de Pedro Leopoldo e ganhou um troféu pela vitória. Já deu para perceber o quanto o Alemão gosta de futebol. Mas, também, gosta de pescar lá em Felixlândia, onde vai uma vez por ano.

Alemão disse que não é tão calado como achamos que é e disse que é uma pessoa alegre. É tímido às vezes e não é de freqüentar festas.

Os sonhos estão direcionados para quando se aposentar e se tiver com muita saúde, ter um sítio para mexer com a terra.

Assim, ficamos sabendo que o Alemão se chama José Efigênio e que a entrevista não foi tão difícil assim!

DECLARAÇÕES DE RENDIMENTOS DE PRECATÓRIOS

O Depto. de Contabilidade e Finanças comunica que encontram-se disponíveis as declarações de rendimentos relativas a precatórios pagos pela UFMG no ano de 2000, que deverão ser procuradas nos seguintes locais:
– processos através do SINDIFES – procurar na sede do sindicato no campus Pampulha;
– processos particulares ou através da APUBH – procurar na Secretaria Administrativa do Departamento de Contabilidade e Finanças, 5o andar da Reitoria, sala 5005.

Os referidos precatórios deverão constar na Declaração do IR de cada um do ano de 2000, já que o fato gerador para a UFMG foi no referido ano.

O preparo do material para impressão e geração da DIRF para a Receita Federal, a partir das planilhas pagas pela UFMG, foi um trabalho conjunto entre o DCF e o CECOM, tendo como responsável o analista Ronaldo Araújo Costa, da DAS.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Esta semana, Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você quer conhecer a culinária mexicana, não perca a oportunidade de visitar http://www.cocinamexicana.com.mx/. Veja o cardápio desse site, dividido de acordo com o ingrediente principal de cada prato, ou pelas comidas típicas de cada região. Quer conhecer todos os produtos utilizados na receita? Tem um glossário onde você pode ter uma ajuda e descobrir com detalhes o que os mexicanos usam para fazer aqueles pratos deliciosos. (Site em Espanhol)

– Se você é um daqueles que costumam pagar mico, uma boa pedida é o site http://www. pagueimico.com.br/ie.htm. Mas não se preocupe se você pagou mico. Tem muita gente que paga um mico diário. Visite o site e divirta-se com as histórias. Vale a pena conferir.

– Nada melhor do que fazer um download de algum programa ou jogo para encrementar o micro. O site http://www.baixaki.com.br/ tem algumas coisinhas interessantes que servirão para o nosso dia a dia: curso de violão interativo, criação de gifs animadas, MP3 e outros. Vale a pena conferir e ver as novidades.

– As emissoras de rádios estão envadindo a Web. Existem várias, onde você pode escolher a música ou tipo de música e ainda ouvir jogo, jornalismo etc. No site http://radioclick.globo.com/ você pode ouvir jogos, escutar música, enviar cartão virtual, entre outras tantas opções. Dê uma passadinha lá e confira.

– Um assunto sério, do qual todos têm de tomar conhecimento é o aborto. A página http://www.aborto.com.br/ trata deste assunto com a maior seriedade. Visite o site e leia o depoimento de uma jovem de 16 anos, o quê é o aborto, textos e outros assuntos correlatos.

– Se você é daqueles que gosta de tomar uma cachaça e não sabe sua procedência, visite o site http://www.cachaca.com.br/ e fique sabendo tudo sobre a cachaça que você bebe. Uma outra pedida do site é a história da branquinha ou amarelinha. Mas se você ainda não ficou chapado, leia as receitas de como fazer aquele drinque. Tenho um amigo, Geovanne, que vai adorar visitar este site.

– Toda vez que vamos começar a escolher uma cor para pintar a nossa casa é aquele drama. Qual a cor? Vai ficar bonita? Que tipo de tinta vou usar? Estas e outras perguntas poderão ser respondidas no site http://www.tintascoral. com.br/ com dicas de pinturas, uso da cor e técnicas especiais. Uma informação muito interessante é o link “Conheça a linguagem das cores”. Visite a página e tire todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir.

– Ganhar na loteria é o sonho de todo o brasileiro, não é? A página https://www.coliseu.com.br/index.php3 tem o resultado de todos os jogos da Mega-sena, Quina, futebol etc. Além disso, você pode jogar Xadrez, Dama, Gamão e outros. Fique por dentro dos resultados.

DEFINIÇÃO DE TERMOS DE INFORMÁTICA

Esta semana, O Sistemático publica as seguintes definições de termos de informática:

Clean Room – Sala limpa, um local com temperatura controlada e completamente livre de partículas de poeira, onde discos rígidos são fabricados, ou onde podem ser abertos para manutenção. Abrir um HD fora de uma sala limpa condenará o equipamento, pois como os discos giram a velocidades muito altas, qualquer partícula de poeira que entre em contato com uma das cabeças de leitura é suficiente para causar um bom estrago nos discos magnéticos. O HD continuará funcionando mas, poucos minutos depois, começarão a surgir inúmeros setores defeituosos.

Cluster – Um conjunto de setores do HD que são endereçados pelo sistema operacional como uma única unidade lógica. Em outras palavras, um cluster é a menor parcela do HD que pode ser acessada pelo sistema operacional. Cada cluster tem um endereço único, um arquivo grande é dividido em vários clusters, mas um cluster não pode conter mais de um arquivo, por menor que seja. O tamanho de cada cluster varia de acordo com o sistema de arquivos escolhido na formatação do HD. Usando FAT 16 cada cluster tem até 32 KB, usando FAT 32 cada cluster possui apenas 4 KB. Usando NTFS (o sistema de arquivos utilizado pelo Windows NT e 2000) cada cluster possui entre 512 bytes e 4 KB, dependendo do tamanho da partição. Quanto menores forem os clusters, menor será a quantidade de espaço desperdiçada no HD, sobretudo ao gravar vários arquivos pequenos, já que mesmo com apenas 1 byte de tamanho, qualquer arquivo ocupará um cluster inteiro.

Head Crash – Impacto que pode danificar a cabeça de leitura, ou os discos magnéticos de um HD. Ocorre quando a cabeça de leitura acidentalmente entra em contato com os discos magnéticos, ou quando uma partícula de poeira choca-se com ambos. Para evitar este problema, os HDs são lacrados para evitar qualquer contaminação externa.
Ferrite – Material composto basicamente de óxido de ferro, usado na camada magnética de fitas K-7, fitas de vídeo, disquetes e HDs muito antigos.

Hard Error – Usado em relação a discos rígidos. Um Hard Error ocorre sempre que não é possível ler dados armazenados num setor qualquer do HD, mesmo depois de várias releituras. O setor é marcado com defeituoso (bad cluster) por programas como o scandisk para que não seja mais usado. Mas de qualquer forma não é possível recuperar os dados anteriormente gravados. Este tipo de erro é causado por danos na superfície magnética do HD e não tem conserto.

HDA – Head Disk Assembly, todos os componentes mecânicos do HD, incluindo cabeças e braço de leitura, actuator, discos magnéticos e outros mecanismos, que ficam protegidos dentro de uma caixa lacrada.

Boot Sector – Também chamado de trilha MB, ou trilha zero, o setor de boot do HD armazena informações sobre o sistema operacional instalado, qual arquivos devem ser carregados para inicializar o sistema etc. Caso o setor de boot seja danificado por qualquer motivo, não será mais possível dar boot pelo HD. Ao instalar qualquer sistema operacional, este irá reescrever o setor de boot, deixando as instruções que permitirão ao BIOS carregá-lo.

Boot Manager – Um pequeno programa, instalado no setor de boot do HD, que permite instalar vários sistemas operacionais no mesmo micro. Toda vez que o micro for ligado, o Boot manager será carregado e perguntará qual dos sistemas operacionais deve ser carregado. Exemplos de Boot Managers são o lilo do Linux, o NTBoot do Windows NT e 2000 e o Boot Magic do Partition Magic.

Motor de passo (Stepper Motor) – O mecanismo que movimenta as cabeças de leitura em drives de disquete e HDs muito antigos. É um sistema extremamente lento, impreciso e problemático. Uma tecnologia que já estava ultrapassada há 20 anos. Os HDs modernos utilizam outro componente, chamado actuator, um sistema muito mais preciso, para esta função.

Xeon – Linha de processadores Intel destinada à servidores. Existem tanto o Pentium II Xeon, quanto o Pentium III Xeon, estas versões diferenciam-se dos processadores para micros de mesa por trazerem até 2 MB de cache, sempre operando na mesma freqüência do processador. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar até 8 processadores na mesma placa mãe. Entretanto o Xeon é extremamente caro, já sendo uma opção discutível para servidores, quanto mais para um micro doméstico. Um Xeon com 2 MB de cache pode custar mais de 4.000 dólares. Pronuncia-se “Zion”.

Bezel – Termo em Inglês, usado para descrever o painel de plástico frontal, encontrado em drives de disquetes, CD-ROMs e outros drives que são encaixados nas baias do gabinete.

Actuator – Num HD, é o mecanismo de movimenta as cabeças de leitura. Basicamente é composto por um braço móvel em forma de triângulo. Na ponta do triângulo encontra-se as cabeças de leitura do HD, enquanto na base temos um eixo e dois eletroímãs, que controlados pela placa lógica do HD movimentam o mecanismo com uma velocidade e precisão espantosas. Em HDs muito antigos e em drives de disquete, é utilizado um motor de passo no lugar do actuator, por isso esses dispositivos são extremamente lentos.
Dúvidas sobre outros termos de informática? Consulte: http://www.guiadohardware.net/dicionario/index.asp.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:

Oki cria laser para transmitir dados em alta velocidade – A empresa japonesa Oki Electric Industry Co Ltd disse na quinta-feira que desenvolveu um laser semicondutor para suprir uma demanda por comunicações de alta velocidade.
O novo laser tem um modulador integrado de absorção de eletricidade, que permite o envio de 40 gigabits de informação por segundo, disse o fabricante de sistemas de telecomunicação.
As atuais redes de fibra ótica têm uma capacidade de 10 gigabits por segundo, mas redes com 40 gigabits por segundo devem ser introduzidas em um ou dois anos, disse a companhia.
“O crescimento rápido do setor de tecnologia de informação estimula a demanda por comunicações por fibra ótica de alta capacidade, que possam transmitir informações como som, dados e imagens”, disse a Oki em nota à imprensa.
O novo produto começará a ser comercializado em outubro.

Telemar paga R$ 10 mi pelo acesso gratuito do iG – Acionistas da Telemar aprovaram hoje o contrato de exclusividade para que a tele opere toda a infra-estrutura de acesso para o iG, durante cinco anos.
Para o usuário, na prática, nada muda. A Telemar afirmou que em hipótese alguma suspenderá o acesso gratuito, no qual o iG tem hoje 4 milhões de usuários cadastrados em todo o país. A operadora disse também que em breve poderá surgir um plano de acesso gratuito para empresas e uma outra opção de acesso pago para os usuários.
Entre a operadora e o portal, o acordo significa que, na área de concessão da Telemar e, a partir de 2002, em todo o território nacional, o usuário ligará para um número da operadora sempre que acessar a Internet. Pelas regras atuais, nas chamadas realizadas entre operadoras de uma mesma área de concessão, a empresa que origina a ligação paga o custo de interconexão para a que termina o processo, quando o tráfego é superior a 22% do total. Como a Telemar será a proprietária de todo o tráfego do iG, ela não precisará transferir receita para outras empresas de telecomunicações.
Entre as operadoras de diferentes áreas de cobertura, a Telemar receberá a tarifa de interconexão dos usuários que acessarem o portal fora de sua área de concessão. Antes de fechar o negócio, a Telemar contratou os serviços de três consultorias para avaliar a rentabilidade de prover acesso para o iG. O resultado, segundo o levantamento das consultorias Goldman Sachs e Bain & Co., é a estimativa de receita de tráfego de 212 milhões de reais até 2002.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano V, no. 10, de 26/03/1981, publicou notícias sobre reunião da SEI, visita de representantes da Açominas ao CECOM, índices de funcionamento do Burroughs e aquisições da Biblioteca do CECOM, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PROBLEMAS COM A REDE DE TELEPROCESSAMENTO
Algumas vezes, durante esta semana, os usuários do RJE e do CANDE encontraram problemas causados pela desativação da rede de teleprocessamento.
Este fato ocorreu devido a problemas de paridade na memória do DCP (Data Communication Processor) e a Divisão de Produção do CECOM espera que estes problemas sejam sanados ainda esta semana
.

CURSO INTERNO DE ALGOL BÁSICO
Termina amanhã, dia 27, o curso de Algol Básico promovido pala DU para o pessoal lotado na Divisão de Sistemas de Processamento de Dados do CECOM.
O curso está sendo aplicado por Luiz Henrique Loureiro dos Santos e está contando com a participação de 12 analistas e 5 programadores que estão desenvolvendo exercícios e programas utilizando a linguagem Algol.
A divisão de Usuários pretende, no próximo mês, aplicar para o mesmo pessoal um curso de WFL
.



Eventos



TREINAMENTO NOTES

A DAC estará ministrando amanhã, dia 30/03, mais um treinamento de Lotus Notes, que contará com a participação dos seguintes funcionários: Bruno da Silva Wilke (Auditoria), Daniele Zarate (PROGRAD), Edson de Morais (PRA), Eliane José Araujo (DRCA), Jefferson Jader Mateus (PRA), Jorge Luiz Domingues Dias (CEDECOM), Kenia Mara Silva (PRA), Lidiene Pereira Martins (PRORH), Ludmila Moraes Prado (DRCA), Luís Antônio Almeida de Oliveira (DRCA), Marcos Eustáquio de Oliveira Murta (Auditoria), Maria do Socorro Alves (PROGRAD), Marília Palmira Dionísio Rubinger (PRORH), Mirian Marlene Rezende Bergo (SODS), Paulo Fernando da Silva (Auditoria), Pitágoras Pereira da Silva Junior (Gabinete), Regina Soares Teixeira (CPPD) e Robson Miranda (CEDECOM).

O treinamento será realizado na sala de aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 8:00 às 12:00. O instrutor será Eugênio Pacelli Pereira de Souza e o monitor, Adyr Rodrigues Nascimento.

CURSO ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

Com o objetivo de dar início ao processo de implementação de um Sistema de Gerenciamento de Arquivos na Instituição, a ProRH estará oferecendo um treinamento básico em técnicas arquivísticas, com o curso Organizaçao de Arquivos.

O curso será realizado no DRH-SAT, nos dias 29 e 30/03 e 02, 05 e 06/04, no horário de 13:00 às 17:00, com carga horária de 20 horas.

Do Centro de Computação, estarão participando do treinamento as funcionárias Elizabeth Gomes Oliveira Clementino e Maria José Cortezzi.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os aniversariantes da semana: Alda Batista, no sábado, dia 31; Hélio Teixeira da Costa, no dia 1o. de abril; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, no dia 03 e Eugênio Pacelli Pereira de Souza, no dia 05. Aproveita para enviar os parabéns, também para os ex-ceconianos: Célio Casemiro de Souza, amanhã, dia 30; César de Almeida Correia, no dia 1o de abril; e prof. Wilson de Pádua Paula Filho (DCC), no dia 05.

FORMATURA: O ex-ceconiano Eduardo Jaime Quirós Batres, analista de sistemas da Universidade Federal de Viçosa, enviou seu convite de formatura do curso de Direito daquela Universidade para os amigos do CECOM. A colação de grau será hoje, dia 29, às 17:00, no campus da UFV. O Sistemático envia os parabéns!