Sistemático: Edição 1216 – 19/08/2004


Notícias



UFMG PROMOVE WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Pró-Reitoria de Graduação, o Instituto de Ciências Exatas e o Instituto de Ciências Biológicas estarão realizando nos dias 23, 24 e 25 de agosto, um Workshop de Educação a Distância, com a seguinte programação:

Dia 23/08 – segunda-feira:
– 08:00 às 09:00 – Abertura
Palestra: Política e Gestão em EAD na Graduação da UFMG – Profa. Cristina Helena R. Augustin (UFMG). Local: Anfiteatro 2 – ICB
– 09:00 às 12:00 – Palestra: Experiência em EAD na UFMT – Profa. Kátia Morosov Alonso (UFMT) e Prof. Oreste Preti (UFMT). Local: Anfiteatro 2 – ICB
– 12:00 às 14:00 – Almoço
– 14:00 às 15:00 – Palestra: Potencial e Limitação da EAD – Prof. Américo Tristão Bernardes (UFOP). Local: Sala H3 86 – ICB
– 15:00 às 18:00 – Oficina 1 – Material Impresso – Prof. Oreste Preti (UFMT)/Profa. Kátia Morosov Alonso. Local: Sala H3 86 – ICB
Oficina 2 – Produção de Vídeo – Sistema Salesiano de Vídeo. Local: Sala H3 96 – ICB

Dia 24/08 – terça-feira:
– 08:00 às 09:00 – Palestra: Avaliação na Educação a Distância – Profa. Marisa Ribeiro T. Duarte (UFMG). Local: Anfiteatro 1 – ICB
– 09:00 às 12:00 – Oficina 1 – Internet na Educação a Distância. Prof. Ângelo de Moura Guimarães (UFMG). Local: Sala G2 96 – ICB
Oficina 2 – Tutoria na Educação a Distância – Profa. Juliane Corrêa. Local: Sala H2 86 – ICB
– 12:00 às 14:00 – Almoço
– 14:00 às 15 – Palestra: Política de Informática da UFMG: Apoio à EAD – Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho. Local: Anfiteatro 1 – ICB
– 15:00 às 18:00 – Palestra: Experiência em EAD no CEDERJ – Prof. Celso Costa (CEDERJ). Local: Anfiteatro 1 – ICB

Dia 25/08 – quarta-feira:
– 08:00 às 10:00 – Palestra: Experiência em EAD na UFMG – Profa. Ângela I. L. Freitas Dalben (UFMG) e Profa. Glaura Vasques de Miranda (UFMG). Local: Anfiteatro 4 – ICB
– 10:00 às 12:00 – Palestra: Experiência em EAD na UFOP – Profa. Maria do Carmo Vila (UFMG). Local: Anfiteatro 4 – ICB
– 12:00 às 14:00 – Almoço
– 14:00 às 18:00 – Oficina 1 – Produção de Vídeo – Eliane Birman. Local: Sala G2 356 – ICB
Oficina 2 – Material Impresso na EAD – Márcia Stein. Local: Sala G2 357 – ICB.

Inscrições e informações na Pró-Reitoria de Graduação, telefone: (31) 3499-4050 e e-mail: info@prograd.ufmg.br.

CECOM RECEBE SERVIDORES DO LCC PARA AMPLIAR DISPONIBILIDADE DO GRUDE

Na sexta-feira da semana passada, a interrupção não programada de fornecimento de energia para o prédio do Instituto de Ciências Exatas causou a interrupção do funcionamento dos equipamentos do Laboratório de Computação Científica.

Este fato, causou a indisponibilidade de diversos serviços relacionados ao LCC, em especial, o serviço de correio e agenda, que é utilizado diariamente por um grande contingente de usuários.

Para sanar este ponto de fragilidade que existia, em ação conjunta que envolveu o CECOM, foram instalados no subsolo da Reitoria os servidores “Carretel” e “Manivela”. Eles contém réplicas das bases de dados que estão no servidor “Estilao”, que fica no LCC e que é responsável por prover os serviços de correio para os funcionários, professores e caixas institucionais.

Esta providência permitirá que, em caso de falta de energia, ou algum outro problema que interrompa o funcionamento dos servidores localizados no LCC, os usuários possam ser atendidos, sem interrupção e de forma transparente, pelos servidores agora instalados no CECOM.

Participaram desta atividade Daniel Borges de Figueiredo Santos e Fernando Vollu, da equipe do LCC, e Fernando Frota Machado de Morais, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM.

UFMG INICIA INVENTÁRIO ANUAL DE BENS MÓVEIS

Em reunião realizada ontem, dia 18, o DSG orientou os representantes de cada unidade sobre a execução do inventário físico patrimonial e financeiro de 2004 da UFMG.

Os próximos passos do cronograma são os seguintes:
– Levantamento físico realizado pelos responsáveis pela guarda: de 19 de agosto a 30 de outubro/04;
– Ajustes no levantamento e emissão de novos Termos de Tombamento pelas Unidades/Órgãos, realizado pelos responsáveis pelas Unidades/Órgãos: de 01 a 15 de novembro/04;
– Ajustes dos dados no Sistema ATM pela Seção de Patrimônio/DSG: de 15 a 30 de novembro/04.

Em fase posterior, os dados serão transferidos para o novo sistema, que está sendo desenvolvido pelo CECOM, o Sicpat, em substituição ao antigo ATM.

Representando o Centro de Computação, estiveram presentes à reunião Márcia Regina Lemos e Maria Auxiliadora dos Santos, ambas da DAA.

DCP CEDE ESPAÇO PARA EXPOSIÇÃO DE ARTE

A DCP – Divisão de Controle do Processamento cedeu a Sala de Aulas 2, localizada no subsolo do prédio da Reitoria, para a exposição conclusiva do Projeto de Pesquisa desenvolvido no Mestrado em Artes Visuais de Fabíola Tasca, da Escola de Belas Artes da UFMG. Com o título “Sala de Estar”, a Sala de Aulas do CECOM foi sugerida à Fabíola, pelo Prof. Fabrício Fernandino, por ser um lugar completamente escuro, que facilita a exposição do trabalho, que é composta por adesivos que brilham no escuro sobre objetos em determinados espaços. Nestes adesivos são visíveis apenas os nomes das coisas e pessoas que ali estão ou estiveram.

Outros espaços também foram cedidos para a exposição, que teve início no último dia 16 e vai até o dia 16 de setembro.


Informativo



Genteware

Ele está sempre sorrindo, não deixa de cumprimentar ninguém. É muito atencioso, prestativo e não tem tempo ruim para ele. A simpatia é a sua marca. O entrevistado da semana é o estagiário Marcelo Bassoli Campos, da Divisão de Apoio Administrativo, atualmente o fotógrafo de O Sistemático.

SIST: Quando entrou para a UFMG?
MARCELO: É engraçada esta pergunta, porque tenho duas passagens pela UFMG. Sou um “reincidente”. Entrei para o curso de Ciências Biológicas, no ano de 1999, porque sempre tive uma forte relação com a natureza e acho a biologia uma ciência bastante interessante. Entretanto, não consegui me adaptar muito bem ao curso. Os estudos em laboratório e as possibilidades de trabalho me desagradaram um pouco. Foi neste período que pensei em correr atrás de um antigo sonho: trabalhar com o audiovisual. No 5º período de Biologia, decidi abandonar o curso e fazer vestibular para Comunicação Social. Entrei para o curso, em 2002, e estou muito satisfeito, porque o curso veio atender aos meus anseios. Acho tudo muito interessante nesta área, principalmente a parte de comunicação visual.

SIST: Como ficou sabendo do estágio no CECOM? E quando entrou?
MARCELO: Fiquei sabendo do estágio através da Xina, que é minha vizinha e é a mãe da minha grande amiga, Marina. Após isto, fiz uma entrevista com a Lelé e a Márcia. No dia seguinte, fiquei sabendo que havia sido selecionado. Fiquei muito feliz com a minha seleção, porque realmente precisava de trabalhar. Iniciei o meu estágio na DAA, no dia 1º de maio deste ano.

SIST: Como está sendo o estágio? E qual o tipo de trabalho que desenvolve?
MARCELO: Está sendo ótimo! Estou trabalhando com fotos, que são uma das minhas maiores paixões, trabalho também com a manutenção e atualização da página do CECOM na Internet, que é um grande desafio, pois havia trabalhado com a Web apenas no primeiro período do curso. Além do mais, auxilio a Lelé, na medida do possível, com o Sistemático e com um arquivo de fotos que estamos criando.

SIST: Como é trabalhar na DAA? Como é a equipe da divisão?
MARCELO: É muito bom trabalhar na DAA. Todo mundo é super legal comigo. O ambiente de trabalho é muito gostoso, as pessoas daqui são muito bem humoradas, atenciosas e compreensivas. Muito obrigado à Márcia, Alda, Beth, Samuel, Pedro e Rubens, pela paciência e amizade. Não posso deixar de agradecer também ao pessoal da Secretaria e à Lelé, é claro, por me orientar no trabalho, pelo incentivo e pela amizade.

SIST: Você gosta do trabalho que faz?
MARCELO: Sim. É muito legal trabalhar com algo dentro da minha área. Deste modo, posso aplicar os conhecimentos que adquiri no curso. Também aprendo muito com os colegas do CECOM, que me ensinam muito além do que poderia aprender em um curso universitário.

SIST: Como é o seu relacionamento com o pessoal do CECOM? Conhece todos os funcionários e estagiários?
MARCELO: Gosto muito do pessoal do CECOM. Desde que entrei, todos foram muito atenciosos, gentis e colaboram com o meu aprendizado. Apesar de ter pouco tempo de casa, acho que conheço bastante pessoas, porque quem eu não conheço pessoalmente, normalmente conheço através das fotos ou das entrevistas no Sistemático. Esta é uma das grandes vantagens de se trabalhar com Comunicação, o Sistemático faz com eu conheça, cada vez mais, os companheiros do CECOM e acho isto muito importante.

SIST: Conta como é a sala dos “meninos” encravada na sala das “meninas”.
MARCELO: Hoje mesmo estava brincando com a Márcia: “Temos que abrir uma janela nesta divisória que separa a sala”. Esta separação é muito estranha. Quando estamos concentrados no nosso trabalho, nem conseguimos perceber quem entra ou sai da sala. O mais engraçado de tudo é que coincidentemente as mulheres ficam em uma porção da sala e nós ficamos separados delas através de uma divisória. Sempre fazemos brincadeiras com relação a isto: Clube do Bolinha e da Luluzinha, assim podemos falar delas sem que elas nos escutem…

SIST: Quando você vai se formar? O que pretende fazer?
MARCELO: Devo me formar dentro de um ano e meio. Pretendo trabalhar com comunicação, de preferência audiovisual ou fotografia. Entretanto, não sei se vou trabalhar em alguma empresa ou seguir uma carreira acadêmica, porque acho que pesquisar e dar aulas deve ser algo bem interessante.

SIST: Saindo um pouco das coisas do CECOM, vamos falar sobre a vida lá fora. Fala sobre a sua família.
MARCELO: Meu pai se chama João, minha mãe Mercedes e, também, tenho um irmão mais velho que se chama Daniel. Amo a minha família, são os meus maiores amigos, meu exemplo de vida e eternos incentivadores. Eu devo muito a eles e reconheço o sacrifício imenso que eles sempre têm feito para que eu consiga me realizar.

SIST: Coisas que gosta de fazer.
MARCELO: Gosto de viajar, aprender coisas novas, ler livros. Sou apaixonado por teatro, cinema e música. Inclusive, sempre quando posso, faço cursos nestas áreas. Adoro sair com os amigos para bares, o que não tenho feito muito ultimamente. Gosto de festas, churrascos, comemorações especiais e em família. Além disso, curto práticas esportivas e também sou apaixonado pela natureza.

SIST: Planos para o futuro.
MARCELO: Busco me realizar profissionalmente e continuar vivendo com muita saúde, alegria e ao lado dos meus amigos.

SIST: Quer dizer alguma coisa para todos do CECOM?
MARCELO: Gostaria de agradecer por toda força que vocês têm me dado. Especialmente aos colegas de trabalho da DAA, à Xina, ao Alfeu, aos meninos da DAC, que me auxiliam sempre que tenho problemas com o computador, à Rosa, ao Gerson, Eustáquio, Leão e a todos os outros companheiros do CECOM que sempre me ajudaram. Gosto muito de trabalhar com vocês e, por essa razão, vocês terão que me aguentar por mais um tempo.

A Redação espera que o Marcelo fique um bom tempo no estágio. Agradecemos pela entrevista, pelo apoio, pela boa vontade em ajudar em todos os momentos e pela alegria com que chega todos os dias ao CECOM. Esperamos realmente retribuir tudo isso oferecendo um trabalho que o ajude no futuro profissional. E que ele nunca se esqueça do CECOM.

ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JULHO

Desde o mês de abril/04, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contém vírus.

No mês de julho, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.626.927
82.626
1.067.816
2.777.369
4.404.829
7.182.198

 

As médias diárias durante o mês de julho foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
52.482
2.665
34.446
89.593
142.091
231.684

 

 

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você gosta de algumas coisas do passado como: roupas, brinquedos, programas de televisão, músicas, filmes etc, vá até http://web.archive.org/web/20020802153538/http://www.yesterdayland.com/. São informações das décadas de 40, 50, 60, 70, 80 e até 90 que fizeram parte da nossa vida em cada período. Apesar de ser em Inglês, muitas coisas que rolaram lá, rolaram aqui também.

– Fique por dentro de tudo que rola nos Jogos Olímpicos e saiba os últimos resultados, acompanhando o desempenho dos brasileiros, em http://odia.ig.com.br/sites/olimpiadas2004/.

– Você já imaginou a Angelina Jolie ou Britney Spear carecas? É uma idéia legal e que você vai ver diversas personalidades carecas. Mesmo carecas, eles continuam lindíssimas e charmosas como no cinema ou nas passarelas do mundo. Veja em http://baldstars.fineststars.com/baldstar/index.htm. (Site em Inglês)

– A história do jazz é riquissíma e você pode ficar sabendo de tudo através de uma única foto. Em http://www.harlem.org é só clicar e pronto. Você vai ver feras como Thelonious Monk, Count Basie, Charles Mingus e Dizzy Gillespie. (Site em Inglês)

– Eu não poderia deixar de publicar a página do maior guitarrista de todos os tempos (http://www.jimihendrix.com). Jimi hendrix é sem sobra de dúvidas o mais respeitado músico do mundo. Uma pena que teve uma morte brutal pelos excessos de drogas,mas deixou um trabalho muito bonito. Ouça as composições, entrevista e outros assuntos na página oficial. É só clicar em “Listen Now”. (Site em Inglês)

– Enfeite o seu micro com os papéis de parede dos filmes de sua preferência,além de ouvir as trilhas sonoras, trailler, postcard etc. É muito legal e você pode enviar para a pessoa que você mais gosta. Visite o endereço http://www.ifilmes.com.br/wallpaper/.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação semanal TI & GOVERNO, da Plano Editorial, divulgou notícias no dia 17/08/04, sobre correio eletrônico e política do governo, transcritas a seguir:

A Procergs quer dar continuidade ao Direto e a Celepar oferece solução alternativa: A Procergs poderá dar continuidade ao desenvolvimento do Direto, caso não consiga fechar com o Serpro o modelo de negócios que desenhou para o software. O Direto é uma solução de correio eletrônico, que era oferecida como software livre, mas que teve sua distribuição interrompida pela atual direção da empresa. A Procergs propôs um modelo de parceria, segundo o qual o Serpro investiria na evolução da solução e teria uma participação equivalente ao valor investido. O produto teria acesso livre de empresas e órgãos públicos, que pagariam apenas pelos custos de manutenção e consultoria, e seria comercializado como produto para o setor privado. O Serpro, porém, fez uma contraproposta, sugerindo a inclusão de outras empresas, inclusive privadas, o que foi recusado pela Procergs. “Estamos à disposição do Serpro mas a decisão está demorando. Se a negociação não avançar, vamos continuar o desenvolvimento sozinhos”, diz Carlos Pacheco, presidente da Procergs.
Com a indefinição, grandes usuários como a Celepar, a companhia de processamento do Paraná e a Itaipu Binacional desistiram do produto, e estão migrando para o Expresso, desenvolvido pela Celepar, “O Expresso é uma ferramenta de integração corporativa para correio eletrônico, catálogo e agenda em software livre, e está à disposição dos Estados e órgãos do governo federal que queiram usar a solução, até como alternativa ao Direto”, informa Marcos Mazoni, presidente da Celepar. No governo do Paraná, a ferramenta, desenvolvida na linguagem PHP, já está implantada em 5 mil contas e a meta é que atenda a todos os órgãos da administração, substituindo o Lotus Notes e o Direto, segundo Mazoni. “Só queremos colocar no mercado uma alternativa tecnológica”, diz Mazoni.

O comitê do software livre endurece o jogo: O Comitê Técnico de Implementação do Software Livre na administração pública federal quer tornar obrigatório o direito de acesso ao código-fonte em qualquer programa de computador que for comprado pelo governo. Proposta de decreto nesse sentido deve entrar na pauta da próxima reunião, ainda sem data marcada e, se aprovada, será submetida ao presidente Lula. Segundo fontes do governo, há necessidade de uma medida impositiva para que o setor público massifique o uso do software livre: até agora, a opção pelo sistema aberto era apenas uma recomendação, embora faça parte da política de governo. Com isso, muitos órgãos públicos continuam contratando licenças de software. Pela medida proposta, a compra de licença só poderá ser feita quando for de “relevante interesse coletivo ou de imperativos da segurança nacional”. Assim mesmo, depois de aprovação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou as seguintes notícias:

Novo pagamento seguro da Visa estréia no Submarino (23 de julho/2004) – O novo sistema seguro da Visa para pagamento com cartão na web, que confirma a identidade do comprador, estreou na internet pelas páginas do Submarino – mas, inicialmente, apenas para os correntistas do Bradesco.
Além de aumentar a segurança das compras virtuais, principalmente para os lojistas (o pagamento não-presencial é hoje o maior problema dos sites de comércio eletrônico), o sistema Verified by Visa ainda introduz na web o pagamento por débito automático Visanet – e o melhor dessa novidade é que ela dispensa o cadastramento prévio junto ao banco, que era exigido até agora para se descontar a compra virtual diretamente na conta-corrente.
O Verified by Visa funciona assim: quando o internauta vai fechar a compra e opta pelo pagamento com cartão de crédito ou de débito Visa, o sistema abre uma janela onde deve digitar os seis primeiros números de seu cartão. Com isso, o sistema consegue determinar de que banco o comprador é cliente e direcioná-lo para o ambiente do internet banking, onde a compra é finalizada com o fornecimento de informações que, segundo a Visa, comprovam que o cliente realmente é quem diz ser. Entre os dados que podem ser pedidos (o sistema é randômico e varia de banco para banco) estão senha do cartão do banco, data de nascimento e número do RG ou do CPF. O importante é que não se pede nenhuma informação ou dado sigiloso que o cliente já não saiba e já não use regularmente.
Com a estratégia, a Visa quer convencer os usuários que já usam o internet banking de que fazer compras na web também é seguro – e, na maioria das vezes, é mesmo. Já se provou que é muito mais fácil um cartão ser clonado no mundo físico do que no mundo virtual. Segundo Walter Hannemann, dono da empresa especializada no combate a golpes virtuais, CiaShop, apenas 3% de todas as transações feitas na web são fraudes. E, mesmo assim, a maioria delas são por má-fé, quando o internauta se arrepende do que fez ou não assume a compra.
Segundo Cleber Ferraz, da Visa, 100 lojas virtuais brasileiras já usam o Verified by Visa, além de estabelecimentos virtuais de outros países – como a Amazon e o Wall-Mart. No Magazine Luiza, o sistema entra no ar em uma semana; na Americanas.com, em duas semanas.

Lula elogia uso do software livre no país (27 de julho/2004) – Em seu discurso na 5ª Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o uso do software livre no Brasil e defendeu que os países em desenvolvimento precisam participar mais do mundo digital.
Para o presidente brasileiro, a velocidade das transformações tecnológicas pode fazer com que os países em desenvolvimento percam oportunidades, conta a Agência Brasil. “Vamos fazer da inclusão digital uma poderosa arma de inclusão social”, propôs Lula aos sete chefes de Estado e de Governo que participaram da reunião. “Os recursos da moderna tecnologia de comunicações contribuem para a transparência na administração pública. Estamos discutindo maneiras de fortalecer a cidadania e aperfeiçoar as instituições democráticas”, disse.
O tema da conferência foi “A Sociedade da Informação como Contribuição para a Boa Governança e a Transparência”. Segundo a Agência, ao elogiar o uso dos programas de código aberto o presidente declarou que a transparência dos atos governamentais está diretamente ligada ao processo de informatização do Estado. Como exemplos de sucesso, citou o Governo Eletrônico, desenvolvido “para aprimorar a qualidade dos serviços públicos, em especial aqueles voltados aos setores marginalizados”, e o sucesso do uso da internet nas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 21, de 16/08/1984, publicou notícias a apuração do Concurso Residência Médica do Hospital das Clínicas da UFMG, programa de treinamento para os funcionários do Setor de Controle de Produção, curso Cobol do Facom, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL
A UFMG está contratando para o Centro de Computação os seguintes programadores: Antônio Roberto Lana Chaves, Cantídio Lelis Pereira, Jane Marie Teichmann e Wang Kui Ying. …



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos José Bernardino Reis, no dia 20; Eduardo Henrique Lima e Zélia Miranda Kiliminik, no dia 21; Tarcísio Antônio Lopes, no dia 22; Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23; Luciano de Errico e Carlos Alberto Barbosa França, no dia 24.