Sistemático: Edição 1237 – 03/03/2005


Notícias



PARA DDD E DDI USE "31"

O CECOM executou recente processo licitatório para a contratação de serviços de ligações interurbanas de telefonia fixa, tanto de DDD, como de DDI, para a utilização da comunidade universitária nos próximos dois anos. Foi vencedora a empresa Telemar (código de operadora —> 31) que passará a prestar estes serviços à UFMG.

Calcular a economia que a universidade terá não é trivial, pois o objeto licitado é dividido em dez partes, que representam a destinação das ligações e se elas estão sendo feitas com destino a aparelhos fixos ou celulares.

Comparando os custos esperados, com os valores pagos em 2004, a economia oscila de 11 a 35% em cada um destes itens. Cada unidade irá apurar estes valores de forma diferente, já que a economia gerada depende do perfil de consumo de cada local.

Em função do contrato assinado com a empresa o CECOM programou as centrais
telefônicas, a partir da sexta-feira passada, para que estas se comportem conforme o contratado. Na prática, os usuários dos serviços de telefonia passaram a fazer suas discagens conforme já as faziam habitualmente, sem nenhuma modificação considerável.

Entretanto, como há diferenças tecnológicas entre as centrais, cabe divulgar aos usuários as seguintes orientações:

– usuários do Campus Pampulha, Campus Saúde, Conservatório e Engenharia (Centro): as centrais telefônicas atuam de forma transparente para o usuário. Caso o usuário tecle o código da operadora errada, o sistema muda a discagem de forma automática para a operadora correta;

– Há algum tempo, usuários da Arquitetura, Direito, FACE e NCA: as centrais telefônicas bloqueiam ligações feitas de forma incorreta. Caso o usuário tecle o código da operadora errada, o sistema emitirá sinal de ocupado. Para que esse desconforto seja evitado, deve ser divulgado a todos a necessidade de uso do código 31.

CECOM FAZ REUNIÃO SOBRE ENQUADRAMENTO NA NOVA CARREIRA

Nesta quarta-feira, 2 de março, o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca conduziu reunião para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao processo de enquadramento dos funcionários técnicos e administrativos na nova carreira.

A reunião foi realizada às 10:00, na sala de aulas 1, no subsolo da Reitoria e contou com um grande número de interessados das equipes do Centro de Computação e do LCC – Laboratório de Computação Científica.

Foram tratados aspectos relacionados ao processo de enquadramento em si, a análise dos títulos de capacitação, as tabelas salariais propostas, as situações de vantagens individuais fixas e calculadas com base no vencimento básico, dentre outras informações.

Hoje, os funcionários do CECOM e do LCC estarão recebendo as simulações do enquadramento, geradas pela equipe do DAP – Departamento de Administração de Pessoal.

Até o dia 11 de março, todos devem providenciar o preenchimento de seus termos de opção de enquadramento, para que seja possível ao DAP recebê-los dentro do prazo previsto em lei, que é o dia 14 de março.

CECOM BUSCA SOLUÇÃO PARA MICROS ADA

No final de 2002, órgãos administrativos da Universidade receberam equipamentos adquiridos da empresa ADA, os quais, com o uso, apresentaram limitações de funcionamento causadas por aquecimento interno de seus componentes. Na época, a empresa foi acionada para resolver estes problemas, mas faliu antes que alguma medida pudesse ser tomada.

Para sanar os problemas que têm ocorrido, o CECOM, com o apoio da Proplan, está estruturando Plano de Ação para viabilizar a manutenção nos mais de 100 equipamentos ADA que podem estar apresentando este tipo de defeito. Para isso, será selecionado um primeiro conjunto de 10 (dez) equipamentos de determinados órgãos, no caso, a Proplan, a PRA, a PJ, a SODS, a PRPQ e a COPI. Nesta etapa, serão checados e instalados os itens de ventilação necessários, modificada a posição da fonte de alimentação interna ao gabinete e medido o tempo gasto entre o recolhimento do equipamento dos usuários e sua liberação para uso normal. Encerrada esta fase, será programada a manutenção dos demais equipamentos, sempre em lotes de dez. Estas atividades serão programadas e agendadas pela DAC com cada órgão.

SERVIDOR DE APLICAÇÕES WEB É ATUALIZADO, LIBERANDO RECURSOS PARA A CAC

Desde o final do ano passado, o CECOM vem adotando medidas para atualização dos servidores que sediam os principais serviços disponíveis para seus usuários. Na manhã de ontem, quarta-feira, foi instalado um novo equipamento para responder pelas aplicações cujo acesso se dá via Internet. Este equipamento fornecerá as informações acadêmicas dos alunos de graduação e pós-graduação, bem como a avaliação de cursos e disciplinas da graduação. Trata-se de um servidor IBM com processador Intel Xeon de 3.0 Ghz, memória de 2 Gb e 2 discos SCSI de 36 Gb, com espelhamento, que trará maior rapidez e confiabilidade ao acesso. Nele será implantado o novo sistema de controle acadêmico da pós-graduação, que começará a ser usado por alguns cursos-piloto nesse semestre, conforme noticiado na edição anterior de O Sistemático.

Com a instalação do novo servidor, o atual, um equipamento com processador Pentium IV de 2,0 GHz, memória de 1 Gb e 1 disco de 20 Gb, pertencente à ATI, será repassado à CAC – Coordenadoria de Assuntos Comunitários, para compor a infra-estrutura de transmissão, pela Internet, de eventos realizados no auditório da Reitoria.

As atividades de instalação e configuração do novo servidor de aplicações Web estiveram a cargo de Márcio da Costa Viana e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC, com o apoio do consultor externo Igor Campos Leal. O servidor de transmissão da CAC está sendo montado por Adyr Rodrigues do Nascimento, com o apoio de Fernando Frota Machado de Morais.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:
– Se você é chegado em jogos online, vá até o Yahoo em http://www.yahoo.com.br/games e jogue com vários Internautas do Brasil e do mundo.

– Um Blog muito divertido para dar boas gargalhas é o Eu Hein
(http://www.euhein.com.br/index.php/). Tem uma entrevista com a Cicarelli falando da expulsão de alguns convidados da festa do seu casamento com Ronaldinho e outras goazações.

– Como estou escrevendo sobre alguns Blogs da Internet, aí vai mais um: Meu Lote, de Nei Lopes. Autor de mais de 200 músicas, pesquisador das culturas da Diáspora Africana, é autor de “Senhora Liberdade”, “Goiabada cascão” e outros destaques da MPB. É no seu blog que dá as diretrizes para quem quiser ser seu amigo em 2005:
http://neilopes.blogger.com.br/.

– Em http://www.releituras.com/ você vai encontrar 1077 textos de 363 autores, acervo com os melhores escritores nacionais e estrangeiros. E ainda, pode baixar o livro “O homem que sabia baianês”.

– A página Pew & Internet (http://www.pewinternet.org/PPF/r/144/report_display.asp) tem várias estatíticas e lá você fica sabendo tudo que rola de estatísticas no mundo virtual, como família, tecnologia etc. (Site em Inglês)

– A página Memória Viva tem um conteúdo bem especial. As mais importantes e bem humoradas histórias do jornalismo nacional você vai encontrar em
http://memoriaviva.digi.com.br/.

– Muito legal é a página da Sofake (http://www.sofake.com/). É uma firma de webdesign e a sua página é muito criativa com navegação em que você vai entrando dentro das imagens. Pode clicar em tudo que vê para descobrir tudo sobre a página. Tem um ótimo repertório musical, enquanto navega pela página, e até Tom Jobim está lá com a linda música “Insensatez”.

– Quem vai para Israel não perde a oportunidade de conhecer o muro das lamentações. É uma parede que sobrou do Templo da Colina, com 488 metros, e é um dos principais locais de oração dos judeus. O endereço é http://english.thekotel.org/ e você pode ver ao vivo clicando em Webcam. Utilize o Internet Explorer.

– O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores e trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais (ONG’s). Veja em http://www.cempre.org.br/.

A Agência de Notícias da Infância Matraca (http://www.matraca.org.br/) é uma idéia originária do “I Seminário Mídia, Infância e Adolescência” que se materializaria no II Seminário, no dia 11 de setembro de 2002. A entidade surgiu para ser um espaço permanente de produção, promoção e difusão de informações sobre a realidade social e os direitos de crianças e adolescentes no Maranhão, pretendendo também criar uma consciência crítica, promover a educomunicação, produzir análises temáticas da cobertura de mídia no Maranhão, envolver crianças e adolescentes em projetos de comunicação, entre tantos outros motivos urgentes dentro da realidade infanto-juvenil do nosso país.

– O blaz*. Networks (http://www.blaz.com.br/) é um website para quem pensa web: desenvolvimento web, web design, tecnologia, sociedade, web semântica, movimento open-source, usabilidade, programação, comunicação, informação, conhecimento, colaboração, enfim, tudo aquilo que passa pela cabeça de quem trabalha seriamente com web e internet.

– Aponte seu navegador para o Portal do WebMaster. São diversos scripts, PHP, HTML, Java, ASp e aprenda os rcursos como CCS, DHTML, Dreamweaver, Corel Draw e Photoshop, baixando gratuitamente os codigos prontos. Vá até http://www.wmonline.com.br/.


MANUTENÇÃO DA CEMIG NO FIM-DE-SEMANA

A CEMIG efetuará desligamentos nos dias 05 e 06 de março/2005 para manutenção nos disjuntores PVO e transformadores 13,8 KV nas subestações das seguintes unidades:

Dia 05/03:
– Engenharia Mecânica – desligamento às 8:00 e religamento às 10:30
– Fafich e Escola de Ciência da Informação – desligamento às 8:00 e religamento às 11:00

Dia 06/03:
– ICEx e Departamento de Física – desligamento às 8:00 e religamento às 12:30
– Centro de Pesquisas Hidráulicas (CPH) – desligamento às 12:30 e religamento às 14:30.

Se ocorrerem problemas com o nobreak dos equipamentos de rede, instalados no ICEx, toda a rede da UFMG ficará sem comunicação com a Internet. O desligamento da Fafich fará com que ECI, FALE, FaE e Centro Pedagógico fiquem sem rede. O desligamento do DEMEC e CPH não afetarão a rede.

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, nas últimas semanas, as seguintes notícias:

Motorola também vai levar Skype aos celulares (17 de fevereiro/2005) – Além da praticamente desconhecida Carrier Devices, outra fabricante de celulares se dispôs a oferecer uma opção extra de comunicação para seus usuários através do Skype. A Motorola já avisou que vai embutir o programa em alguns aparelhos “selecionados”.
Os produtos da Motorola com o selo “Skype Ready” (Prontos para o Skype) saem ainda no primeiro semestre de 2005, promete a empresa. A lista inclui fones de ouvido Bluetooth, kits viva-voz e outros acessórios “plugáveis”. Mas a parceria pretende explorar o maior número de oportunidades possíveis para as duas companhias em termos de mobilidade e ferramentas avançadas de comunicação por voz. As empresas não deram mais informações.

Pais do TCP/IP ganham “Nobel” da computação (17 de fevereiro/2005) – Vinton G. Cerf e Robert E. Kahn, os criadores do protocolo de comunicação na internet TCP/IP, levaram na quarta-feira (dia 16) o A.M. Turing Award de 2004, prêmio concedido pela Association for Computing Machinery que é considerado o “Nobel” da computação.
O prêmio foi concedido pelo “trabalho pioneiro na criação e implementação do protocolo básico de comunicação da internet”, diz a associação, acrescentando que isso tornou a rede mundial de computadores possível. Cerf e Kahn (que hoje estão com 61 e 66 anos, respectivamente) receberão uma gratificação de 100 mil dólares. O fundo financeiro do prêmio vem da Intel.
Esse é a 40ª edição do Turing Award, que leva esse nome em homenagem ao matemático britânico Alan M. Turing.

GSM ultrapassa TDMA nos celulares brasileiros (21 de fevereiro/2005) – Em janeiro, chegamos a exatos 66 601 929 celulares habilitados no Serviço Móvel Pessoal no Brasil. E o GSM, enfim, alcançou o posto de tecnologia mais usada no país.
Fechamos 2004 com 65 605 577 telefones móveis em operação, o que significa que em janeiro tínhamos quase um milhão de linhas a mais do que em dezembro.
O relatório da Anatel mostra que, hoje, em média, 36,16 em cada 100 brasileiros têm um celular. Do total, um pouco mais de 13 milhões (19,57%) são pós-pagos, enquanto a maioria – 53 568 690 milhões de linhas (80,43%) – continua sendo de pré-pagos.
O GSM é a tecnologia mais usada: está em 35,60% dos celulares ativados no país, um total de 23 710 819 celulares habilitados, ultrapassando o TDMA (22,87 milhões de linhas; 34,34% do total). O CDMA só não fica na lanterninha (com 19,71 milhões de telefones e 29,60% do total) porque ainda temos aparelhos na tecnologia AMPS em uso no país. Mas são apenas pouco mais que 307 mil deles, o que não dá nem 0,5% do total.
Chineses afirmam ter quebrado algoritmo SHA-1 (21 de fevereiro/2005) – O algoritmo SHA-1, sistema de criptografia bastante popular, foi quebrado. É o que alegam três pesquisadores chineses, os supostos autores da façanha, em um estudo liberado na web em formato PDF.
O SHA-1 é encontrado em muitos protocolos de comunicação ou de acesso remoto, como o SSL, o PGP e o SSH. É usado também na assinatura de certificados digitais. Segundo o TheInquirer.com, é o algoritmo mais usado nos últimos nove anos.
A divulgação da quebra do SHA-1 foi feita pelo especialista em criptografia Bruce Schneier. Em seu blog, Schneier conta que os cientistas pertencem à universidade chinesa Shandong. O ataque foi baseado em ataques anteriores ao SHA-0 e ao próprio SHA-1.

Banda larga cresceu 20,5% em 2004 (24 de fevereiro/2005) – O acesso em banda larga no país cresceu 20,5% em 2004. Terminamos o ano com 5,3 milhões de usuários de internet veloz, diz o Ibope/NetRatings.
Fabia Juliasz, diretora do instituto, conta que os usuários de banda larga já respondem por mais de 70% do total de tempo de navegação dos internautas brasileiros que acessam a web de casa. “É um público de alto poder aquisitivo e, em alguns segmentos profissionais como os dos executivos, gerentes e profissionais liberais já supera o número de usuários em linha discada”, acrescenta a executiva. São 730 mil profissionais liberais conectados em banda larga, por exemplo, contra 560 mil que têm em casa acesso discado.
Passamos em média 14h35m conectados em janeiro, ou mais de uma hora a mais do tempo médio de navegação de dezembro (que foi de 13h23m), diz o Ibope. No total, 10,65 milhões de brasileiros se conectaram à rede mundial no mês passado a partir de suas casas – um pouco menos que os 10,8 milhões de dezembro.

400 mil usaram Skype em janeiro, diz Ibope (24 de fevereiro/2005) – Mais de 400 mil brasileiros usaram o programa de comunicação via internet Skype em janeiro, diz o Ibope/NetRatings.
É bastante gente, mas ainda é pouco em comparação com o número total de internautas domésticos, que gira em torno de 10,6 milhões de pessoas.
Segundo o instituto, o uso do Skype teve um aumento de 65,8% no últimos 6 meses. O tempo médio de utilização do programa, por usuário, foi de 23 minutos em janeiro.
No mês passado, segue o Ibope, também cresceu o uso de sistemas de mensagens instantâneas e aplicativos multimídia: 5h34m, praticamente o dobro do tempo que os americanos gastam com os mesmos programas, que é de 2h48m. Mas os espanhóis passam muito mais tempo (6h16m) que nós conectados em mensageiros instantâneos e programas de áudio e vídeo, conta o instituto.

CLASSIFICADOS

Vende-se:
– Memória DIMM 512 Mb PC-133, rara no mercado, nota fiscal, na garantia.
– Vídeo Game Mega Drive II com 2 manetes, 3 cartuchos.
Tratar no 3499-4017, após 17:00, com Ronaldo.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano IX, n.º 8, de 07/03/1985, publicou notícias sobre a saída da programadora Maria Manuela Martins Tavares Reyes, abono de faltas por motivo de prova escolar, curso de Musicalização Infantil da Escola de Música, cursos de extensão da Escola de Educação Física, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO B07: OPERAÇÃO DO SISTEMA
O curso B07: Operação do Sistema, que vinha sendo oferecido para a equipe de operadores do Centro de Computação, vai ser reiniciado no próximo dia 18 de março após 2 meses de interrupção.
O curso, que tem como instrutor o analista William Andalécio, terá suas aulas às segundas e quartas-feiras, nos horários de 07:00 às 09:00 e de 17:00 às 19:00.
Na primeira fase do curso foram abordados os seguintes tópicos: Software do B6700, Características Especiais do Sistema Operacional do B6700, Sistemas Numéricos, Manipulação de Informações, Noções sobre arquivos, Fitas Magnéticas, Discos Magnéticos, Library/Maintenance, Principais Utilitários Burroughs, Principais Utilitários UFMG, Sistema MATAM, WFLs Catalogadas. A segunda fase vai abordar Comandos de Operação.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para o único aniversariante da semana, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, no dia 04. Os parabéns para os ex-ceconianos: Erliene Duque Loubaque, no dia 04; prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05; Paulo José dos Santos e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; e Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica, nesta edição, mais um lote das fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM de 2004, ocorrida no dia 17 de dezembro. Está sendo montado um álbum com todas as fotos tiradas com as máquinas do CECOM, da Lelé, do Frota e do Leão, que logo estará à disposição de todos os ceconianos.

 


O vôlei com Josemar e Carlos Alfeu, tendo Nilson
como expectador


Nilson


Beth, Thaís e Márcia França


Leão, Emerson, Carolina, Diego e Eustáquio


Joãozinho


Emerson, Diego, Eustáquio, Nilson e Samuel