Sistemático: Edição 1545 – 08/03/2012


Notícias


CECOM ORGANIZA ENCONTRO SOBRE A REDE SEM FIO DA UFMG

A equipe da Divisão de Redes de Comunicação está organizando um encontro com os administradores de rede envolvidos com a instalação da rede sem fio.
O evento acontecerá no dia 15 de março, quinta-feira, às 14h, na Faculdade de Ciências Econômicas. Na ocasião, será feito um balanço da instalação da rede sem fio nas unidades acadêmicas, com a apresentação da situação atual e novidades, como a adesão ao Eduroam e a liberação de aplicação para registro de usuários visitantes. Também serão discutidos a instalação da rede nos prédios administrativos e os problemas encontrados e soluções utilizadas para proteção física dos equipamentos.

DIRETOR DA DRC VISITA NOVO PRÉDIO DO ICA

O Diretor da DRC (Divisão de Redes de Comunicação), Fernando Frota Machado de Morais, esteve em Montes Claros, de 06 a 08 de março, para conhecer o novo espaço incorporado à UFMG e verificar as necessidades imediatas e definitivas relacionadas à infraestrutura de rede e telefonia do Campus Montes Claros, que agora ocupa duas áreas próximas mas não contíguas.
Na terça-feira foi realizada uma visita aos prédios recém-incorporados: um principal denominado CAAD – Centro de Atividades Administrativas e Didáticas, e outro que deve ser utilizado para abrigar gabinetes de professores.
Ontem, foi realizada uma reunião com a equipe de TI do ICA, onde foram apresentadas as medidas de implementação consideradas imediatas para prover as instalações com rede e telefonia. Também foram discutidas as ações necessárias para melhoria da infraestrutura de comunicação do Campus e do Bloco Principal.
O crescimento do Campus de Montes Claros exige a substituição da central telefônica e dos roteadores atualmente em uso por equipamentos semelhantes aos que estão sendo utilizados na Rede UFMG em Belo Horizonte, o que forçará a substituição da rede de fibra ótica existente.
Após a implementação das ações propostas, o Campus de Montes Claros deverá ter uma infraestrutura de comunicações semelhante à existente nos campi Pampulha e Saúde.


Fernando Frota

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS TEM NOVOS TITULARES

O professor Roberto do Nascimento Rodrigues, da Faculdade de Ciências Econômicas, é o novo pró-reitor de Recursos Humanos da UFMG, e o servidor Gilmar Lima Guimarães, o novo pró-reitor adjunto. Eles substituem, respectivamente, Lucas José Brêtas dos Santos e Carmen Regina Maia.
Segundo nota divulgada pela reitoria, a mudança visa à “readequação da estrutura de funcionamento” da ProRH, à “agilização da contratação de servidores” e à preparação das discussões para “adaptações das carreiras docente e de técnicos e administrativos em Educação”.
O novo Pró-Reitor Adjunto de RH, Gilmar Guimarães, entrou para a UFMG em janeiro de 1981, contratado para o Centro de Computação como Analista de Sistemas. Ocupou várias chefias na área de desenvolvimento de sistemas e, em maio de 1994, assumiu a Vice-Diretoria do CECOM.Em 1998, pediu licença da função para terminar o Mestrado em Ciência da Informação, retornando em setembro de 1999, após defender a dissertação. Ocupou o cargo de Vice-Diretor até aceitar o convite da Administração Central para assumir o DAP (Departamento de Administração de Pessoal) em 18/05/2009. Esta semana, ele assumiu o novo cargo na ProRH.


Gilmar Guimarães

PUBLICADO RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

A Coordenação do Curso Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (GIFES) divulgou o resultado final do processo de seleção de candidatos, convocando os cem primeiros classificados para efetuar, exclusivamente pela internet, de 05 a 08/03/2012, o seu cadastro prévio.
Entre os classificados estão os funcionários Mário Magalhães Lara, do CECOM, Felipe Moreira de Assunção, Karina Flaviana Ribeiro e Lucas T. P. Soares Gomes, do LCC.
O curso de pós-graduação lato sensu Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (GIFES) é dirigido aos servidores técnico-administrativos da UFMG. Sua organização curricular está fundamentada em uma abordagem contextual, estruturada em eixos temáticos que articulam as disciplinas. Os temas que integram cada eixo propiciam o desenvolvimento da capacidade reflexiva dos alunos, bem como a compreensão dos processos de trabalho e seu aprimoramento institucional. Desta forma, a proposta visa oferecer um instrumental teórico vinculado diretamente à prática e aos contextos de trabalho. O curso, oferecido na modalidade a distância, é resultado de uma ação conjunta da PRORH, da PROGRAD (GIZ e CAED) e da FAE, com o apoio do SINDIFES. Sua criação foi aprovada pela PRPG em 16 de dezembro de 2011 e a FAE será a Unidade de ensino ofertante.
O início do curso está marcado para 19/03/2012, com término em agosto de 2013.

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 29 de fevereiro/2012, foram registrados 13.259 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.
A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE FEVEREIRO/2012

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de fevereiro/2012, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.181.622
419
556.419
1.738.460
10.439.011
12.177.471

As médias diárias durante o mês de janeiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
40.746
14
19.187
59.947
359.966
419.913


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Simulador de aeromodelo gratuito. Não precisa instalar! Basta clicar sobre o executável e pronto. Divirta-se! Download.

– O AntiProteção é uma ferramenta para auxiliar a todos os internautas a baixarem na Internet, caso os downloads estiverem protegidos por protetores de link. Clique em.

– Se você optou por Software Livre, o Diretório App Portátil e Mercado de Aplicativos Portáteis tem uma lista de software livre e “software open source”. Como sempre, a Plataforma PortableApps.com tem utilitários de backup, editor de texto, desenvolvimento, jogos, gráfico, Internet etc. Saiba mais.

– O Google anunciou que está acrescentando a linguagem Esperanto para o seu produto Google Translate. A linguagem foi criada por Ludovic Lazarus Zamenhof e publicada em seu livro em 1887. Ela foi projetada como uma linguagem comum para que todas as pessoas pudessem compartilhar e, 125 anos depois, existem centenas de milhares de usuários ativos, algumas centenas dos quais aprendeu desde o nascimento através de seus pais. Leia mais. (Site em Inglês)

– Criado em 2006, o Papelpop é hoje o maior e mais importante veículo online independente de cultura pop no Brasil. Com mais de 6 milhões de visitas a cada mês, o Papelpop ganhou notoriedade ao antecipar as novidades do mundo do entretenimento através de uma cobertura jornalística bem-humorada dos acontecimentos. Clique aqui.

– “Aumente suas imagens sem perder qualidade.” Reduzir o tamanho de uma imagem é uma tarefa bastante fácil, mas se você desejar torná-la maior? Você provavelmente vai ter como resultado uma mistura de pixels coloridos que mais parecem um mosaico e mal lembram a imagem original. O ideal seria aumentar o tamanho de uma foto ou imagem como se fosse com uma lupa, para salvá-la sem perda de resolução. Download.

CONSUMIDORES ESTÃO MENOS FIÉIS ÀS OPERADORAS, DIZ ESTUDO DA IBM

Foi publicado em http://computerworld.uol.com.br/telecom/2012/03/05/consumidores-estao-menos-fieis-as-operadoras-diz-ibm/, no dia 05/03/2012, o artigo de Antony Savvas, da Computerworld (UK), “Consumidores estão menos fieis às operadoras, diz estudo da IBM”. A colaboração é de Eugênio Pacceli Pereira de Souza, da DAC (Divisão de Atendimento e Consultoria).

Pesquisa realizada em 24 países, com 13 mil pessoas, revelou que os clientes “amam seus smartphones mas odeiam suas operadoras”.

As empresas provedoras de serviços de telecom estão sofrendo com a alta do índice de descrédito junto aos seus clientes. A falta de confiança dos usuários nos provedores, segundo pesquisa global realizada pela IBM, está diminuindo a lealdade dos consumidores.
A pesquisa da IBM, chamada “Global Telecommunications Consumer Survey”, entrevistou mais de 13 mil consumidores em 24 países para identificar opiniões, prioridades de gastos, reclamações, fontes de informação preferenciais para produtos e serviços, e os valores de compra em geral.
“Há uma distância na forma como os consumidores avaliam seu provedor de serviços e seu aparelho celular”, diz Bob Fox, diretor de Comunicação Industrial da IBM Global Business Services. Para ganhar vantagem competitiva, as operadoras devem se aprofundar na compreensão de seus consumidores, incentivar interações e criar uma conexão emocional com seus clientes, como acontece em outros segmentos, declarou Fox. A melhor forma de criar essa conexão, segundo o estudo, seria as empresas usarem mais as redes sociais para esse intento.
A pesquisa revelou que, mundialmente, 54% dos consumidores não reclamam para suas operadoras quando são desconectados durante uma chamada de voz ou uma sessão de internet. Nos EUA, 71% dos descontentes não fazem reclamações direto para o provedor. É sabido, no entanto, que a internet e as redes sociais facilitam que o descontentamento circule rapidamente de consumidor para consumidor.
A maioria dos entrevistados diz que não reclama para a operadora porque é muito difícil falar com alguém do call-center ou porque não acredita que isso resultaria em melhoria do serviço.

UFMG DIVULGA EDITAL PARA PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR 2013

Está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), da UFMG (www.ufmg.br/copeve) o edital do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular (PITV) UFMG 2013. O período de inscrição ao programa será de 2 a 20 de abril de 2012 e os candidatos poderão ser beneficiados com isenção integral ou de 50% do valor da taxa.
Segundo o edital do programa, somente poderá requerer o benefício da isenção da taxa o candidato que já tenha concluído o Ensino Médio ou esteja cursando a última série desse nível; esteja inscrito no Ensino Médio por Exame Supletivo e possa comprovar aprovação em, no mínimo, quatro matérias desse curso; esteja cursando o Ensino Médio por Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e possa comprovar a conclusão do primeiro ano desse curso.
A inscrição será feita no site www.ufmg.br/copeve e toda a documentação necessária e critérios para a seleção estão descritos no edital.
Para o candidato que não dispuser de computador e/ou de acesso à Internet, durante o período de inscrição previsto – ou seja, de 02 a 20 de abril de 2012, haverá um posto de atendimento disponibilizado para esse fim, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na sede da Copeve/UFMG (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, – Unidade Administrativa III, 2º andar, Campus Pampulha, em Belo Horizonte).
O resultado geral do Programa será divulgado, a partir do dia 13 de julho de 2012, pela Internet, no endereço www.ufmg.br/copeve ou pelos telefones (31) 3409-6700 ou (31) 3409-4408, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 29/02/2012)


EM ABRIL MUDA A FORMA DE ACESSO AOS RESTAURANTES DA UFMG

A partir do dia 9 de abril, entra em vigor a nova forma de acesso aos restaurantes universitários (RUs) de Belo Horizonte e Montes Claros, administrados pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).
Os usuários da comunidade acadêmica deverão apresentar a carteirinha do Sistema de Bibliotecas da UFMG e um documento oficial de identificação com foto. A carteirinha da Fump, utilizada até então pelos estudantes assistidos, não será mais aceita a partir de 9/04.
A carteirinha da biblioteca facilitará a identificação nos caixas dos restaurantes universitários e inibirá possíveis falsificações no acesso aos RUs. Além disso, a carteira contém um código de barras que permite a identificação automática do preço da refeição do usuário, de acordo com sua categoria.
Deverão apresentar a carteirinha do Sistema de Bibliotecas da UFMG os seguintes usuários: estudantes assistidos pela Fump, demais estudantes da UFMG, professores, servidores técnicos e administrativos em educação e menores da Cruz Vermelha.
A documentação necessária e os locais para solicitar o cadastramento e a confecção da carteira podem ser obtidos no site www.bu.ufmg.br.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Fump)


EXECUÇÃO DE OBRA ENTRE PRÉDIO DA UAIII E POSTO DE COMBUSTÍVEIS

A COPASA irá executar uma nova rede coletora de esgoto sanitário entre os prédios da UAIII (Unidade Administrativa III) e Posto de Combustíveis. A rede será iniciada sob o pavimento da rua Prof. Francisco de Assis M. Gomes, próximo ao Posto de Combustíveis e terminará próximo ao Galpão do Almoxarifado da COPEVE.
Dessa forma, a intervenção impactará temporariamente as vias próximas aos prédios durante 20 dias corridos e será iniciada no dia 08/03/2012.

 

 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 08, de 27/02/1992, publicou notícias sobre reunião da Comissão de Administração de Dados, reunião geral do CECOM, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

INSTALAÇÃO DO ET-SADS NO 486

A DST instalou, esta semana, a versão ET-SADS 2.0, com integrador de ambientes (micro mainframe) no 486.
O software instalado está disponível para testes a todos os analistas e programadores do CECOM. Entretanto, a DSF já recebeu atribuição de realizar um projeto de uso e avaliação do ET-SADS. O objetivo é que, até o mês de abril, já tenha a definição da forma de utilização do produto no CECOM.


 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Fábio Luiz de Morais, no dia 04; e os ex-ceconianos: Erliene Duque Loubaque, no dia 04; prof. Antônio Mendes Ribeiro (DCC), no dia 05; Paulo José dos Santos e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06. Os parabéns em dia para: Marcos Antônio Silvestre, no dia 09; e para os ex-ceconianos: Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08; José Efigênio de Oliveira, no dia 11; Daniela Maria Miranda e Jane Pires Camargos Lemos, no dia 13; e Gláucia Maria Fantoni, no dia 14.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Os parabéns para todas as mulheres ceconianas e leitoras assíduas do Sistemático pelo seu dia, hoje, 08 de março.