15 ANOS DE CONHECIMENTO: Atividades especiais e sessões gratuitas de Planetário! – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | 15 ANOS DE CONHECIMENTO: Atividades especiais e sessões gratuitas de Planetário!

15 ANOS DE CONHECIMENTO: Espaço UFMG celebra sua história com 15 sessões gratuitas de Planetário ao longo de três dias

Observação solar na Praça da Liberdade, uma sessão especial que resgata o céu da noite de inauguração do museu e um ateliê também integram a programação nos dias 21, 22 e 23 de março

 

17 de março de 2025

 

Quinze anos se passaram desde a chegada dos primeiros visitantes ao Espaço do Conhecimento UFMG, que percorreram cinco andares desbravando um universo de saberes. Ao longo desse tempo, o museu se tornou um ponto de encontro entre ciência, arte e cultura, conectando a Universidade à cidade, sendo o primeiro equipamento do Circuito Liberdade, que também completa 15 anos em 2025. Inaugurado em 2010, o Espaço do Conhecimento recebeu mais de 875 mil visitações ao longo dos anos em suas exposições, sessões de planetário e observações astronômicas. Mais de 164 mil pessoas participaram de visitas educativas, abrangendo principalmente escolas, mas também ONGs e outras instituições. O Planetário, o primeiro de Minas Gerais, apresentou mais de 15 mil sessões, enquanto o Terraço Astronômico recebeu cerca de 45 mil pessoas em 450 observações dos astros. O compromisso com a divulgação científica também se reflete no Blog do Espaço, com 268 textos publicados, e no podcast Pílulas do Conhecimento, que alcançou reconhecimento nacional ao ser eleito o 4º melhor podcast de Ciências do Brasil pelo Prêmio MPB 2024.

 

Para celebrar essa trajetória, o Espaço do Conhecimento preparou um fim de semana especial, repleto de atividades interativas e totalmente gratuitas. Durante os três dias do evento que comemora os 15 anos de conhecimento, os visitantes poderão embarcar em uma viagem ao passado na sessão de planetário comemorativa “A noite em que tudo começou”, que recriará o céu noturno do dia da inauguração do museu. Ao todo, serão realizadas 15 sessões gratuitas no Planetário, totalizando 975 vagas (65 por sessão), sobre temas variados para toda a família. Haverá também um ateliê educativo, onde os participantes poderão escrever mensagens para o futuro do museu e personalizar chapéus de aniversário. No domingo, a celebração se estende à Praça da Liberdade, com uma observação solar especial, permitindo que o público contemple o Sol de forma segura. Confira os detalhes:

 

PROGRAMAÇÃO DE SESSÕES GRATUITAS DE PLANETÁRIO

SEXTA

11h – A Lua e o Zodíaco

13h – Era Uma Vez no Céu

14h – O Céu da Região Metropolitana de BH

15h – Perdendo o Céu Escuro

16h – A Noite em que Tudo Começou

SÁBADO

11h – Perdendo o Céu Escuro

13h – A Lua e o Zodíaco

14h – Era Uma Vez no Céu

16h – O Céu da Região Metropolitana de BH

18h – A Noite em que Tudo Começou

19h – Ao Cair da Noite, Eu Me Guiarei pelo Brilho dos Seus Olhos

20h – Perdendo o Céu Escuro

DOMINGO

13h – A Lua e o Zodíaco

14h – A Noite em que Tudo Começou

16h – Ao Cair da Noite, Eu Me Guiarei pelo Brilho dos Seus Olhos

Ingressos: Gratuitos, emitidos 1h antes de cada exibição (65 vagas por sessão)

Sinopses das sessões disponíveis no site: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/acontece/sinopsesplanetario/ 

No Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, o público tem uma ampla visão de uma simulação do céu noturno: todo o ambiente se torna imersivo, com sensação de profundidade e total envolvimento. A experiência contém estímulos visuais, sonoros e é recomendado o uso de agasalho.

 


 

A NOITE EM QUE TUDO COMEÇOU

Sessão de Planetário

Quando: 21/03 (sexta), às 16h, 22/03 (sábado), às 18h, e 23/03 (domingo), às 14h

Descrição: Esta sessão especial levará os visitantes a uma viagem no tempo para o dia 21 de março de 2010. Descubra as constelações, estrelas e planetas que abrilhantaram o céu de BH na noite de inauguração do museu!
Público: Crianças, jovens, adultos e idosos
Ingressos: Os ingressos gratuitos são retirados na recepção do museu, 1h antes do início da sessão

 


 

OBSERVAÇÃO SOLAR NA PRAÇA: 15 ANOS DO ESPAÇO!

Quando: 23 de março (domingo), das 11h às 12h

Descrição: Ao longo da atividade, se propícias as condições climáticas, o público terá a oportunidade de observar o Sol diretamente da Praça da Liberdade, em frente ao prédio do Espaço do Conhecimento UFMG. De forma segura, a atividade utilizará um telescópio que possui um filtro especial para a visualização da fotosfera solar, sem riscos à visão. A observação será realizada como parte das comemorações de 15 anos do Espaço do Conhecimento.
Público: Todos os públicos. A participação é livre e gratuita
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

 


 

DADOS HISTÓRICOS SOBRE O MUSEU

875 mil visitações aos ambientes do museu (Exposições, Planetário e Terraço Astronômico)

 

Educativo

  • Recepção de 164.380 pessoas em visitas educativas, de mais de 4.520 escolas públicas e privadas, ONGs, fundações e outras instituições.
  • Mais de 15.030 Sessões de Planetário.
  • Mais de 450 sessões de observação do céu com telescópios no Terraço Astronômico, com 45 mil pessoas.
  • Cerca de 30 exposições pensadas, organizadas e realizadas pela equipe multidisciplinar do museu.

 

Comunicação 

  • Mais de 5.500 matérias em veículos de comunicação digital, impressa, radiofônica e televisiva.
  • 9.850.000 acessos ao site com a produção de 268 textos de divulgação científica, cultural e artística no Blog do Espaço, e 258 episódios do Pílulas do Conhecimento, reconhecido como o 4° melhor podcast de Ciências do Brasil pelo prêmio MPB 2024.

 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, sessões de planetário, debates, oficinas e ações educativas diversas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a Universidade e o governo do estado de Minas Gerais. As ações do Espaço do Conhecimento UFMG são viabilizadas por Leis de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Cemig e da CYMI.

 


 

Serviço:

15 ANOS DE CONHECIMENTO – Espaço UFMG celebra sua história com sessões gratuitas de Planetário, observação solar na Praça da Liberdade e um ateliê de aniversário

Quando: 21, 22 e 23 de março

Classificação: Livre

Visitação: Terça a domingo, das 10h às 17h. Aos sábados, das 10h às 21h.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

 


 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.  

 

Sobre a Cemig

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.  Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.