As esquinas da capital mineira inspiraram o surgimento de uma musicalidade que impressionou o mundo com novas formas de canção popular. A exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG, Canção Amiga – Clube da Esquina, é composta por esses ângulos, que evidenciam temas caros ao movimento. Na atividade Desvendando Esquinas, uma mediação especial transforma a visita pela mostra.
Reunidos por Milton Nascimento, músicos como Fernando Brant, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e Tavinho Moura compuseram e cantaram sobre utopia e realidade, cidade e natureza, infância e transcendência. Os temas formam as esquinas da exposição, onde os visitantes podem conversar com os mediadores sobre as possibilidades de encontro na cidade.
Desvendando Esquinas acontece no próximo sábado, 5 de agosto, às 19h. A atividade tem classificação indicativa de a partir de cinco anos. A participação é gratuita.
Exposição
A exposição Canção Amiga é resultado das pesquisas do Centro de Referência da Música de Minas UFMG, um trabalho de pesquisa interdisciplinar que investiga as sonoridades produzidas e em circulação no estado. A exposição ocupa o segundo e o quinto andares do Espaço. No Planetário, há a exibição do filme Entre Discos e Esquinas. A mostra fica em cartaz até setembro.
Desvendando Esquinas Quando: Sábado, 5 de agosto, às 19h Participação: gratuita mediante retirada de senha na recepção Classificação: a partir de 5 anos Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH. |
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários