15 de julho de 2022
De 18 a 23 de julho, a Pró-Reitoria de Cultura da UFMG promove o 54º Festival de Inverno UFMG. Nesta edição, o tema-manifesto “Por uma política de cultura na universidade” faz coro em defesa da universidade pública, da ciência e do papel central da cultura na missão das instituições. O festival, que terá a duração de seis dias, acontece de forma gratuita e aberta à população, a partir de apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições e muito mais. A programação ocorre nos seguintes espaços de cultura da Universidade Federal de Minas Gerais: o Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro), o Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro) e o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários).
Sessões de planetário, observação noturna dos astros, oficina de Libras e concerto do coral Ars Nova farão parte da programação do Espaço do Conhecimento, no dia 23 de julho. Confira:
Oficina Libras para Crianças – 23 de julho, às 14h
Descrição: Durante a oficina, as crianças serão apresentadas aos sinais básicos da Libras por meio de exercícios e jogos. Não sendo necessário o conhecimento prévio de Libras.
Público: crianças a partir de 06 anos e adolescentes (até 15 participantes, senhas retiradas na recepção).
Concerto Ars Nova no Museu – 23 de julho, às 17h
Descrição: A série de concertos “Ars Nova no Museu” traz consigo um repertório preenchido por diversas canções populares brasileiras e internacionais. A proposta foi pensada com a finalidade de aproximar o coro a um público geral, que vai além dos ouvintes e apreciadores da música erudita. O repertório inclui clássicos da MPB, e um medley de Milton Nascimento, arranjado pelo Maestro Lincoln Andrade. O concerto também apresentará canções que foram gravadas exclusivamente pelo Ars Nova, como “Ponto de Oxum Yemanjá” e “Baião Armorial”.
Local: no hall do 5º andar (sujeito à lotação por ordem de chegada)
Observação Noturna – 23 de julho, de 19h às 20h45 – Retirada de 70 senhas a partir das 17h30.
O Terraço Astronômico do Espaço conta com dois telescópios e um teto retrátil, que permitem que o público possa contemplar objetos diferentes no céu de BH. A atividade é gratuita, mediante retirada de bilhete individual na recepção no dia do evento
Público: A cada 15 minutos, um grupo de 10 pessoas terão acesso ao Terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade.
Sessões de Planetário – 23 de julho
11h – O Segredo do Foguete de Papelão
Uma viagem fantástica pelo Sistema Solar imaginada por crianças que constroem um foguete com caixas de papelão.
13h – Arqueoastronomia Maia
Em uma festa de cores e sons, a sessão faz uma viagem por seis templos maias: San Gervasio, Chichén Itzá, Uxmal, Edzná, Palenque e Bonampak, nos quais o espectador mergulha em um mundo de conhecimento maia.
16h – Inconfidências (sessão gratuita)
O “Inconfidências”, que propõe uma reflexão sobre a atividade mineradora no estado de Minas Gerais e seus impactos ao longo dos anos.
18h – Da Terra ao Universo
Nesta sessão, os telespectadores se deleitam com o esplendor dos vários mundos no Sistema Solar e a incrível imensidão de galáxias.
20h – Dois Pedacinhos de Vidro
A partir de uma noite de observação astronômica, o filme conta a história do telescópio, desde a luneta de Galileu até os modernos instrumentos de observação astronômicos.
Foto: Camila Miranda
Serviço:
Espaço do Conhecimento UFMG integra a programação do 54° Festival de Inverno Quando: De 18 a 23 de julho Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários. Site do festival: https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/ Atividades gratuitas |
O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.
Sobre a Cemig
A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.
RESULTADO – Núcleo Educativo | Bolsas PBEXT e PBEXT Ação Afirmativa (Ago/25)
Oficina “Rap nas Raízes: Rimas dos Povos Indígenas no Brasil” (agosto/2025)
Oficina “Contação de Histórias Maxakali” – Acessível em Libras (agosto/2025)
Fósseis em 3D: preservação e divulgação da paleontologia
Filosofia na Praça – Questões filosóficas em textos literários