A nova exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG, Mundos Indígenas, estará em cartaz durante as #FériasNoMuseu, que acontece de 02 de janeiro a 02 de fevereiro. A exposição é voltada para públicos de todas as idades e foi concebida por cinco curadores indígenas, que mostram um pouco da vida, dos costumes e das crenças dos povos brasileiros Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn.
No dia 04 de janeiro, às 18h, os visitantes mergulham nas narrativas dos Maxakali, em Experimentando histórias Yãmîs, a partir de um rito sobre animais e transformação. No dia seguinte, 05 de janeiro, às 15h, a oficina (Des)Encaixando desmistifica alguns estereótipos indígenas por meio de um jogo de quebra-cabeça.
Já em 11 de janeiro, às 18h, a contação de histórias Në ropë vai e vem explora a parte da exposição dedicada ao povo Yanomami. No dia 18 de janeiro, às 18h, Weichö – modos de viver revela curiosidade do povo Ye’kwana em uma experiência com pinturas corporais.
Quem quer saber mais sobre os Xakriabá pode participar da atividade História na Esteira, em 25 de janeiro, às 18h, que terá cenário e personagens criados com argila. Já os Pataxoop da aldeia de Muã Mimatxi serão apresentados na Caça ao tesouro no Grande Tempo das Águas, em 1º de fevereiro, às 18h, em um divertido jogo pelo museu em busca de desenhos e pinturas indígenas que refletem cenas cotidianas da comunidade.
Conhecendo outros povos!
Nem todo mundo já ouviu falar dos Sorielisarb. Eles estão entre os que vivem no braço direito do Amazonas e no tronco tupi do Rio da Prata e se encontram majoritariamente dentro daquilo que se convencionou chamar de círculo tupi-guarani. Os Sorielisarb – quem são os outros? conta quem compõe essa comunidade, quais são seus costumes e tradições no dia 23 de janeiro, às 15h.
A participação em todas as ações educativas é gratuita mediante a retirada de uma senha na recepção.
#FériasNoMuseu
A programação especial das férias de janeiro do Espaço do Conhecimento UFMG acontece de 02 de janeiro a 02 de fevereiro e conta com oficinas, brincadeiras, contação de histórias e atividades na exposição Mundos Indígenas.
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.
Serviço:
#FériasNoMuseu do Espaço do Conhecimento UFMG
Experimentando histórias Yãmîs
(Des)Encaixando
Në ropë vai e vem
Weichö – modos de viver
Os Sorielisarb: quem são os outros?
História na Esteira
Caça ao tesouro no Grande Tempo das Águas |