Descubra quais são os idiomas (no plural!) falados no Brasil – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Descubra quais são os idiomas (no plural!) falados no Brasil

Achou que era só a Língua Portuguesa? Descubra quais são os idiomas (no plural!) falados no Brasil

 

O Brasil é o único país da América que tem a Língua Portuguesa – herança dos nossos colonizadores lusitanos – como idioma oficial. Isso significa que, por aqui, o Português é usado para estabelecer todas as relações entre os cidadãos e o Estado. Mas, a língua vai muito além disso: ela é também a identidade de um povo! Por isso, é importante que você descubra quais são os idiomas falados no Brasil. No plural mesmo, viu?

 

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Não é dialeto nem linguagem! A Libras é, assim como o Português, um idioma oficial brasileiro. Ela conta com estruturas e regras próprias e é resultado de um longo processo de luta pela educação dos surdos.

 

Aqui no Espaço, quem é fluente na língua pode participar do Sábado com Libras, projeto que, semanalmente, traz oficinas diversas sobre arte, cultura e ciência. Para saber mais sobre a programação, basta clicar aqui.

 

 

Línguas Indígenas

Você sabia que a UNESCO determinou que 2019 foi o Ano Internacional das Línguas Indígenas? A ação é resultado de um fato preocupante: elas estão desaparecendo em um ritmo acelerado! Cerca de 190 idiomas estão ameaçados em nosso país.

 

No Brasil, são mais de 400 mil falantes dessas línguas, concentradas principalmente em terras indígenas e áreas demarcadas. Muitos deles, no entanto, abandonam suas línguas por conta do preconceito histórico que os atinge. Há ainda outro agravante: esses idiomas são transmitidos oralmente, o que dificulta seu registro e preservação.

 

Curtiu o conteúdo do Espaço? Cadastre seu e-mail aqui para receber a nossa Newsletter, um informativo mensal com toda a programação do museu, e fique por dentro de tudo o que rola por aqui! #VEMPROESPAÇO