Noite Internacional de Observação da Lua – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Noite Internacional de Observação da Lua

Espaço do Conhecimento UFMG comemora Noite Internacional de Observação da Lua com sessão especial de Astronomia

Atividade “Descobrindo o céu” terá uma edição temática, dedicada ao nosso satélite natural, em 24 de setembro

Você sabia que existe uma data especial para celebrarmos a Lua ao redor do mundo? A Noite Internacional de Observação da Lua ocorre, anualmente, em setembro ou outubro, quando ela está próxima do quarto crescente – uma ótima fase para sua observação, no início da noite. A Lua crescente oferece excelentes oportunidades de visualização ao longo do terminador, que é o limite entre as partes iluminada e escura, onde as sombras realçam a bela paisagem das crateras lunares. Todos na Terra são convidados a observar e aprender sobre nosso satélite natural, bem como festejar suas conexões pessoais e culturais com nosso vizinho celeste mais próximo!

Neste ano, a data escolhida pela NASA para a celebração é o dia 26 de setembro, mas acontecerão diversos eventos entre os dias 19 de setembro e 3 de outubro, em todo o mundo (confira a página dedicada à celebração:  https://moon.nasa.gov/observe-the-moon-night).

Créditos: NASA

Todo ano, o Espaço do Conhecimento UFMG organiza atividades que integram essa celebração, e em 2020 não poderia ser diferente. No dia 24 de setembro, às 17h, será realizada uma sessão especial do projeto Descobrindo o Céu sobre a nossa fascinante Lua. Por meio de uma live em nosso canal de Youtube, os espectadores vão descobrir várias curiosidades sobre o nosso satélite natural. A atividade é interativa e os interessados poderão tirar dúvidas em tempo real com o Núcleo de Astronomia.

No projeto Descobrindo o Céu, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza, semanalmente, sessões online de astronomia pelo Youtube. As apresentações são ao vivo, sempre às quintas-feiras, às 17h, e contam com interpretação simultânea em Libras.

Vamos observar a Lua juntos? #ObserveTheMoon #ObserveALua

____________________________________________

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Noite Internacional de Observação da Lua – sessão especial da “Descobrindo o Céu”

Quando: 24 de setembro, quinta-feira, às 17h

Onde: Canal de YouTube Espaço UFMG youtube.com/espacoufmg