Parcerias para a Acessibilidade e Inclusão – Espaço do Conhecimento UFMG
 
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Parcerias para a Acessibilidade e Inclusão

Este é mais um texto do “Espaço aberto a Educadores”, coluna do Blog do Espaço especialmente voltada aos professores e educadores! Convidamos vocês a ler os outros textos já publicados, disponíveis aqui.

 

Museus e centros de ciência e cultura, tanto quanto as escolas, devem ser entendidos como instituições promotoras da inclusão social. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.145/2015), no artigo 14, afirma que “[a] pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, sendo-lhe garantido o acesso […] a bens culturais em formato acessível […]“. Contudo, ainda hoje, muitas pessoas com deficiência não frequentam espaços culturais por medo de não serem bem acolhidas. Assim, precisamos ajudar a construir uma conexão de todos os públicos com os museus, baseada na construção do afeto, da fruição efetiva e do desfrute aos bens culturais.

 

O Espaço do Conhecimento UFMG busca tornar-se, cada vez mais, um espaço democrático, aberto aos mais diversos públicos, entre eles as pessoas com deficiência. Temos realizado, por exemplo, atividades inclusivas em Língua Brasileira de Sinais, como a sessão de planetário Astronomia Indígena com Libras, o projeto Sábado com Libras – que também está presente em nossas redes sociais, com contação de histórias no YouTube, e as lives de astronomia da atividade Descobrindo o Céu.

 

Observação solar em Libras

 

Contudo, assim como a inclusão escolar, a acessibilidade em museus é um tema relativamente recente, sobre o qual há muito para avançarmos, tanto nas adaptações físicas e sensoriais quanto no desenvolvimento de ações educativas especializadas.

 

O trabalho de mediação pode ser um facilitador da compreensão e da vivência sensorial dos públicos, considerando suas diversidades. Para tanto, os mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG realizam atividades de formação continuada relacionadas ao atendimento a pessoas com deficiência e contam com alguns recursos de tecnologias assistivas, como mapas táteis dos andares, impressora em braile e o apoio de uma intérprete de Libras.

 

Visita da Escola Estadual Francisco Sales ao Espaço do Conhecimento UFMG no dia 3 de outubro de 2019

 

Este trabalho, contudo, não acontece de forma isolada. No caso das visitas escolares, por exemplo, é fundamental a colaboração entre o museu e a escola, por meio do compartilhamento de informações desde o momento do agendamento da visita. Esse envolvimento permite a flexibilização permanente de objetivos e perspectivas em relação às ações educativas e aos planos de acessibilidade.

 

Visita do Instituto São Rafael ao Espaço do Conhecimento UFMG no dia 23 de outubro de 2019

 

No formulário de inscrição respondido pelos professores, há uma questão referente à presença de alunos com deficiência na turma que visitará o Espaço. A resposta fornecida pelo educador norteará nossa preparação, que envolve a busca por recursos sensoriais, o ritmo da visita, os deslocamentos, a adequação da linguagem e as estratégias de inclusão desses alunos junto aos grupos, no momento da visita. Por tudo isso, é importante que essa questão seja respondida com o máximo de detalhes possível em colaboração com os educadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) ou mesmo com as famílias, uma vez que cada aluno é único e tem suas especificidades e necessidades.

 

Toda e qualquer outra sugestão, crítica e consideração que possa nos ajudar a melhorar o atendimento a pessoas com deficiência e a incluir, da melhor maneira, todos os alunos nas visitas escolares, são sempre muito bem-vindas. Por isso, sempre que quiser, não deixe de entrar em contato conosco pelo e-mail espacoabertoaeducadores@gmail.com.

 

Para ampliar:

ARRUDA, Felipe et al. Mediações Acessíveis. Ciclo de Encontros sobre Acessibilidade em Espaços de Educação e Cultura. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2018.

COHEN, Regina et al. Acessibilidade a Museus. Cadernos Museológicos, v.2. Brasília, DF: MinC/IBRAM, 2012.

PIRES, Diógenes M.; PAGLIOTO, Bárbara F.; MARTINS, Dinalva A. Sessão Astronomia Indígenas com Libras.  Caderno de Resumos. III Encontro da ABCMC – Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências, 10 a 15 set., 2018.

SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade em Espaços Culturais: mediação e comunicação sensorial. São Paulo: EDUC: FAPESP, 205.

TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Políticas Públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus. Tese de doutorado em ciência da informação, Escola de Comunicação, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19032008-183924/pt-br.php>. Acesso em: 08/01/2020.