Re-exibição Missão: Gandarela – Espaço do Conhecimento UFMG
 
descubra | FACHADA DIGITAL | Re-exibição Missão: Gandarela

Fachada Digital re-exibe mostra sobre preservação de reserva da Mata Atlântica

 

 

A atividade mineradora é a principal fonte de exploração e poluição de recursos hídricos, da fauna e da flora, causando grandes impactos ao meio ambiente. Na área central de Minas Gerais, riquezas naturais estão em risco, o que é abordado pela mostra Missão: Gandarela, que propõe a preservação por meio das imagens. A exposição de fotografias, vídeos e pinturas está de volta à Fachada do Espaço do Conhecimento UFMG. Até 19 de fevereiro, das 19h às 23h, o público poderá rever as belezas dessa reserva ambiental.

A Serra do Gandarela é responsável pelo abastecimento de água da capital mineira e sua região metropolitana. Apesar da construção do Parque Nacional da Serra do Gandarela, em 2014, as atividades mineradoras permaneceram, representando uma ameaça à qualidade de vida da população. Diante desse cenário, em 2011, surgiu o coletivo Missão: Gandarela, que propõe a mobilização das pessoas sobre a importância da preservação através da fotografia, do cinema e das artes visuais. Sob a coordenação de Paulo Baptista, professor da Escola de Belas Artes da UFMG, o grupo é composto por pesquisadores e alunos da instituição.

A projeção fez parte da programação da chamada Ativismos Contemporâneos, lançada em julho de 2016 com o objetivo de exibir produções audiovisuais que abordassem de forma crítica temas de interesse da coletividade na Fachada Digital.