Ciência na infância: três sites para os pequenos curiosos – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Ciência na infância: três sites para os pequenos curiosos

Ciência na infância: três sites para os pequenos curiosos

 

A curiosidade é inata às crianças. Durante o período de crescimento, os pequenos buscam a todo momento entender sobre o funcionamento do mundo e das coisas, além de também querer partilhar informações.

 

Naturalmente, a simples ideia de criar experimentos, de entender o tamanho dos objetos, e de conhecer mais sobre o nosso país também podem aguçar a curiosidade, e por isso, elencamos uma lista com 3 sites que permitirão um maior contato das crianças com o mundo do aprendizado e da ciência. Confere só!

 

Qual o tamanho do Universo?

O quão pequenos os seres humanos são? Ou, o quão grande os planetas e estrelas podem ser? No site ‘The Size of Space’ (O Tamanho do Espaço), observamos, a partir de comparações, a imensidão e grandiosidade do universo. Na criação de  Neal Agarwal, o visitante inicia sua rota entendendo o tamanho de um astronauta quando colocado lado a lado ao super telescópio Hubble, e assim segue para entendimento do tamanho dos planetas do nosso sistema solar, algumas estrelas famosas e até buracos negros!


A ferramenta funciona de forma simples: ao clicar na seta direita do seu teclado, você passará pelos planetas, asteroides, estrelas, buracos negros e muito mais! Acesse clicando aqui!

Os planetas em escala: Terra, Marte, Vênus e Mercúrio. Créditos: Wikimedia Commons/Lsmpascal

 

Aprender e experimentar!

Experimentos de física, experiências de química, biologia e geologia. No blog ‘Ciência Tube’, temos a possibilidade de acessar um amplo material de vídeos relativos à ciência em geral. Com o site, as crianças, adolescentes e até os adultos podem se aventurar em um mundo de divertidas atividades científicas, além de também terem uma interessante fonte de conteúdo e aprendizado. Confira aqui!

 

Exposição Demasiado Humano (Espaço do Conhecimento UFMG)

 

Vamos conhecer o Brasil?

Sim! O IBGE possui um portal destinado à educação. Com linguagem e formato adequados a cada um dos públicos, crianças, jovens e adultos, o site reúne informações muito interessantes produzidas por uma fonte confiável: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Com uma vasta produção de conteúdo associada a jogos, notícias e também um mural de exposição das artes das crianças, chamamos atenção a seção ‘Vamos Conhecer o Brasil?’. Acessando por aqui, os pequenos podem conhecer e entender mais sobre o nosso povo, o nosso território, estados e cidades, e por fim, atualidades. 

 

Créditos: IBGE Educa

 

Constantemente ouvimos falar que a infância possui um papel fundamental na formação dos nossos pequenos. Essa afirmação é de fato fundamentada cientificamente, tendo em vista que a neurociência caracteriza o período da primeira infância como de uma intensa plasticidade do cérebro, isto é, os primeiros anos de vida representam a fase de maior abertura e absorção para se aprender coisas novas.

 

Viver a infância como ela é, baseando-se nas brincadeiras e nos aprendizados é primordial, pois assim permitiremos um mundo mais justo com os pequenos.

 

[Texto de autoria de Fernando Silva, bolsista do Núcleo de Comunicação e Design]

 

Para saber mais:

O impacto da primeira infância no desenvolvimento da aprendizagem

As crianças e o interesse pela ciência

Neurociência e aprendizagem na Primeira Infância: como educar na fase de maior evolução do cérebro